O ensino recorrente na Escola Secundária de António Arroio: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Olímpia Henriques de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15093
Resumo: A preocupação de cada geração é transmitir às gerações vindouras conhecimentos que permitam a continuidade e o desenvolvimento de uma determinada sociedade. O Ensino Recorrente é hoje uma das valências do Sistema Educativo, que contribui para a aproximação entre os países europeus e para um ideal de uma paz europeia, assente num mercado único que levou ao repensar dos modelos de formação, por forma a abolir discriminações no trabalho nos países da comunidade. Nesta dissertação, utilizamos as "normas APA" referidas por Mário Azevedo (1994) e na revisão da literatura do primeiro capítulo, abordamos a dimensão macro do objecto de estudo: o Ensino Recorrente. Procuramos dar a conhecer alguns aspectos da evolução das políticas de educação de adultos e ainda analisar a escola segundo a perspectiva institucional. Percorremos a evolução do conceito de Educação de Adultos e Educação Permanente, enfoque doutrinal, à luz das Conferências da Unesco para a Educação Permanente e de Adultos; e ainda a doutrina expressa pela realidade normativa portuguesa, enfoque normativo, com breve incursão histórica a partir da I República, dando uma maior atenção à análise da educação na Constituição Política da República (1976) e de uma forma aprofundada o tratamento dado pela LBSE (Lei 46/86) ao Ensino de Adultos/Ensino Recorrente. No segundo capítulo, ASPECTO CENTRAL DESTE TRABALHO, apresentamos a metodologia que permite assegurar para esta investigação, o rigor técnico-cientifico dos instrumentos de observação utilizados na pesquisa. A metodologia seguida na investigação inclui a formulação dos problemas e dos objectivos; a colocação das hipóteses; o enunciado e definição operacional das variáveis; a definição do campo de investigação; a selecção e caracterização da amostra; a descrição do processo de adaptação e construção dos instrumentos utilizados e, por fim, o procedimento seguido na sua aplicação. No terceiro capitulo para abordar o objecto numa dimensão micro, numa tentativa de aproximação ás dinâmicas geradas localmente, considerou-se, na primeira Parte, a realização do estudo de caso na Escola Secundária de António Arroio através de uma caracterização. Importa realçar que este estudo foi realizado em contexto escolar, segundo uma perspectiva eminentemente pedagógica que procura instrumentalizar os contributos doutras áreas disciplinares para os colocar ao serviço da pedagogia, enquanto ciências da educação. Na segunda Parte deste capítulo, são apresentados e interpretados os resultados. Por último, no quarto capitulo revelam-se as conclusões resultantes da investigação, sendo aí elaboradas considerações de ordem prática e perspectivadas sugestões para trabalhos futuros. Fazem ainda parte deste trabalho, uma introdução, as referências bibliográficas e um caderno de anexos, que se apresenta a seguir ás conclusões.
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