O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Sofia Rodrigues dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38477
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_4c830382f7eb9aca58679d81ef14672b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagemArroio, António, 1856-1934Artes visuaisDesenhoEnsinoFeedbackRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018No presente relatório da prática de ensino supervisionada pretende-se reunir e apresentar todos os elementos necessários à execução e compreensão de um trabalho de intervenção letiva, desenvolvido no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional IV do mestrado em Ensino das Artes Visuais, para o 3º ciclo do ensino básico e secundário. Realizado na disciplina de Desenho A, numa turma de 12º ano de escolaridade na Escola Artística António Arroio. Definindo o Desenho como um processo mental e ato consciente, esta intervenção letiva centrou-se em estratégias gerais e específicas de ensino. Se por um lado para qualquer intervenção que se faça numa escola, enquanto professor ou outro, devemos ter em conta os quatro pilares da educação definidos por Delors, em 1996, por outro, para esta ir de encontro aos mesmos e a uma definição de desenho ampla e contemporânea, é preciso ter por base uma teoria curricular crítica que apresenta os seus fundamentos numa praxis letiva coletiva. Desta forma tentou-se garantir a aquisição de aprendizagens específicas, tendo os critérios de avaliação sido descritos em todos os enunciados dos exercícios, pondo assim os alunos no lugar de agentes das suas aprendizagens apresentando feedback efetivo escrito e oral aos mesmos. Espera-se que este processo se revele um contributo não só para os alunos envolvidos como para a didática das artes plásticas.In this report on the supervised practice of teaching it is intended to present the collected elements necessary to the execution and comprehension of a teaching experience, performed in the class of Drawing A, of 12th year of schooling at the António Arroio Art School. This experience was developed in the Introduction to Professional Practice IV class of the master’s degree in teaching of Visual Arts for the 3rd cycle primary and secondary education. Under the assumption of drawing as a mental process and conscious act, this experience focused on general and specific teaching strategies. While on the one hand for any action in a school, as a teacher or another, we must take into account the four pillars of education defined by Delors in 1996, on the other, in order to meet them and establish a contemporary and broad definition of drawing we need a critical curriculum theory, which presents its foundations in a collective teaching praxis. In this way, we tried to guarantee the acquisition of specific learning, having the assessment criteria been described in all of the exercises, thus putting students in the place of agents of their learning, presenting effective written and oral feedback to them. It is hoped that this process will prove to be a contribution not only for the students involved but also for the education of the plastic arts.Saraiva, Pedro, 1952-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Adriana Sofia Rodrigues dos2019-06-05T14:00:30Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38477TID:202193683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:21.392576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
title O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
spellingShingle O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
Santos, Adriana Sofia Rodrigues dos
Arroio, António, 1856-1934
Artes visuais
Desenho
Ensino
Feedback
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
title_full O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
title_fullStr O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
title_sort O ensino do desenho na escola artística António Arroio : o feedback como ferramenta de aprendizagem
author Santos, Adriana Sofia Rodrigues dos
author_facet Santos, Adriana Sofia Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Pedro, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Sofia Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arroio, António, 1856-1934
Artes visuais
Desenho
Ensino
Feedback
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Arroio, António, 1856-1934
Artes visuais
Desenho
Ensino
Feedback
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-06-05T14:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38477
TID:202193683
url http://hdl.handle.net/10451/38477
identifier_str_mv TID:202193683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134460689514496