O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Leonor dos Santos Jorge
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27099
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_303a44b7bc0c4a32197cad9ff6fd2a28
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portuguesesEmployer BrandingCompromisso OrganizacionalSetor PúblicoMuseusOrganisational CommitmentPublic SectorMuseumsMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisAtualmente o mercado de trabalho é bastante competitivo, e por isso a atração, retenção e o Employer Branding surgiram como elementos prioritários para as organizações. Estes três elementos requerem a delineação e implementação de uma estratégia que vise motivar os colaboradores. Para as organizações é fundamental que os colaboradores se sintam envoltos com os ideais, valores e projetos, pois só através deste compromisso conseguem reter o capital humano. As questões fulcrais desta análise estão relacionadas em perceber se as políticas de Employer Branding têm impacto positivo no compromisso dos colaboradores da EGEAC. Através de um estudo quantitativo, tendo por base uma amostra de colaboradores pertencentes aos espaços culturais da EGEAC, foi aplicado um questionário online para recolha de dados. Foram obtidas 83 respostas válidas, tendo posteriormente os dados sido analisados através do IBM SPSS Statistics. Os resultados obtidos demonstram que o o Employer Branding impacta o compromisso dos trabalhadores. O estudo salientou que há uma ligação forte dos trabalhadores aos museus, existindo também um forte compromisso. Em termos académicos, a presente dissertação contribui para entender se as políticas de Employer Branding têm impacto no compromisso dos trabalhadores do setor público, em particular dos museus.Currently the labour market is very competitive, and for this reason attraction, retention and Employer Branding have been suggested as priority elements for organizations. These three elements require the design and implementation of a strategy to motivate employees. For organizations it is essential that employees feel involved with the ideals, values and projects, because only through this commitment they can retain human capital. The central questions of this analysis are related to understand if the Employer Branding policies have a positive impact on the commitment of EGEAC's employees. Through a quantitative study, based on a sample of employees belonging to the cultural spaces of EGEAC, an online questionnaire was applied to collect data. A total of 83 valid answers were obtained and the data was subsequently analyzed using IBM SPSS Statistics. The results obtained show that Employer Branding impacts employee engagement. In academic terms, this dissertation contributes to understanding whether Employer Branding policies have an impact on employee engagement in the public sector, particularly in museums.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaBarroso, Leonor dos Santos Jorge2023-01-30T15:26:28Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27099porBarroso, Leonor dos Santos Jorge (2022). “O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:36.879597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
title O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
spellingShingle O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
Barroso, Leonor dos Santos Jorge
Employer Branding
Compromisso Organizacional
Setor Público
Museus
Organisational Commitment
Public Sector
Museums
title_short O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
title_full O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
title_fullStr O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
title_full_unstemmed O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
title_sort O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses
author Barroso, Leonor dos Santos Jorge
author_facet Barroso, Leonor dos Santos Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, José Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Leonor dos Santos Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Employer Branding
Compromisso Organizacional
Setor Público
Museus
Organisational Commitment
Public Sector
Museums
topic Employer Branding
Compromisso Organizacional
Setor Público
Museus
Organisational Commitment
Public Sector
Museums
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-01-30T15:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27099
url http://hdl.handle.net/10400.5/27099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barroso, Leonor dos Santos Jorge (2022). “O employer branding e o compromisso de colaboradores : um caso em museus portugueses”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131203232595968