A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Celeste
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/770
Resumo: A formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se inte- ressam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena refle- xão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusi- va. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que ar- ticula com os dados encontrados em dois estudos em- píricos recentes.
id RCAP_303c333f99ef8c8f2cd4a17c36d5313b
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.FormaçãoProfessoresSaberesEducação inclusivaDiferenciaçãoTrainingTeachersKnowledgeInclusive educationDifferentiationA formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se inte- ressam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena refle- xão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusi- va. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que ar- ticula com os dados encontrados em dois estudos em- píricos recentes.The training of teachers and inclusive education are issues that are interconnected and should continue to deserve the attention of all who are interested in edu- cational problems. This article thus seeks to do a little reflection on the issues in question and contribute to better training and building an inclusive school. Tries to find some facts and outline some solutions from a literature re- view that articulates with the data found into recent empirical studies.2014-06-11T11:27:23Z2014-06-112013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/770http://hdl.handle.net/11328/770porLopes, M.C.S. (2013). A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. Saber & Educar, n.º 18, 36-45.Lopes, Maria Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:40Zoai:repositorio.upt.pt:11328/770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:32.260133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
title A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
spellingShingle A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
Lopes, Maria Celeste
Formação
Professores
Saberes
Educação inclusiva
Diferenciação
Training
Teachers
Knowledge
Inclusive education
Differentiation
title_short A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
title_full A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
title_fullStr A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
title_full_unstemmed A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
title_sort A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
author Lopes, Maria Celeste
author_facet Lopes, Maria Celeste
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Professores
Saberes
Educação inclusiva
Diferenciação
Training
Teachers
Knowledge
Inclusive education
Differentiation
topic Formação
Professores
Saberes
Educação inclusiva
Diferenciação
Training
Teachers
Knowledge
Inclusive education
Differentiation
description A formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se inte- ressam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena refle- xão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusi- va. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que ar- ticula com os dados encontrados em dois estudos em- píricos recentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-11T11:27:23Z
2014-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/770
http://hdl.handle.net/11328/770
url http://hdl.handle.net/11328/770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, M.C.S. (2013). A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. Saber & Educar, n.º 18, 36-45.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134967475732480