BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, João Pedro Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104887
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_304894edabc94857fd1ae1ce341c8659
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPAWELL-BEING AND PERFORMANCE IN THE PROVISION OF HOSPITAL SERVICES IN SOUTHERN EUROPEServiços clínicos privadosadministradoresenfermeirosbem-estardesempenhoPrivate Clinical ServiceadministratorsnurseswellnessperformanceRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório surge no seguimento do estágio curricular realizado de fevereiro a junho de 2022 nos Departamentos de Recursos Humanos e Marketing numa unidade hospitalar privada, no âmbito da conclusão do Mestrado em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Este relatório tem como objetivo principal descrever e analisar criticamente e de uma forma fundamentada as atividades desenvolvidas ao longo dos quatro meses de uma experiência curricular na organização de acolhimento. As infraestruturas da unidade hospitalar privada encontram-se localizadas numa grande cidade do sul da Europa. Tendo a organização em causa experiência em prestação de serviços de saúde há mais de 70 anos refletindo que é uma das instituições bem conceituadas da cidade tem vindo também a atrair e reter profissionais médicos de elevado reconhecimento. Para que a efetiva atração e retenção de profissionais clínicos, e não só de médicos, reflita vantagens para todas as partes envolvidas, é necessário identificar e compreender o processo de implementação de diferentes práticas de gestão que contribuam para a motivação e bem-estar de todas as pessoas interessadas e que fazem parte da organização. Num modelo eficaz de gestão de pessoas, estas práticas têm impreterivelmente de chegar a todos os colaboradores pertencentes à organização. É pertinente compreender de que forma estas práticas são implementadas pela gestão de topo e percebidas pelos trabalhadores no local de trabalho de uma forma coerente e consistente, e muito em particular no que concerne ao bem-estar e satisfação de todos os que diariamente dão o seu contributo para o bom funcionamento da organização. Ainda que durante muitas décadas se tenha assumido que a Gestão de Recursos Humanos tenha como meta principal o aumento dos dividendos do shareholders das organizações, esta ideia tem-se modificado. Faz quase uma década que tem vindo a ser dado maior foco ao que são relações saudáveis entre trabalhadores e gestão de topo, permitindo, paralelamente, aumentar quer o desempenho dos trabalhadores, quer os incrementos financeiros aos shareholders. Mais do que nunca tem de ser ter em conta a globalidade dos stakeholders e suas necessidades, desde os assistentes operacionais aos principais sócios. Só tendo esta preocupação em mente será possível alcançar a satisfação laboral de todos.Tendo por base a literatura em práticas de gestão de Recursos Humanos, em que quer o bem-estar quer a satisfação dos colaboradores das organizações são preocupação central, argumentamos para que estas condições são necessárias para o elevado desempenho e em retorno ser possível à organização atingir os seus objetivos.This report follows the curricular internship carried out from February to June 2022 in the Departments of Human Resources and Marketing in a private hospital, within the scope of the conclusion of the master’s in management at the Faculty of Economics of the University of Coimbra (FEUC). The main objective of this report is to describe and critically analyze the activities carried out over the four months of a curricular experience in the host organization in a reasoned manner.The infrastructures of the private hospital are in a large city in southern Europe. With the organization in question having experience in providing health services for over 70 years, reflecting that it is one of the most reputable institutions in the city, it has also been attracting and retaining highly recognized medical professionals.For the effective attraction and retention of clinical professionals, and not just doctors, to reflect advantages for all parties involved, it is necessary to identify and understand the process of implementing different management practices that contribute to the motivation and well-being of all interested people who are part of the organization. In an effective people management model, these practices must reach all employees belonging to the organization. It is pertinent to understand how these practices are implemented by top management and perceived by workers in the workplace in a coherent and consistent way, and regarding the well-being and satisfaction of all those who give their daily contribution. contribution to the smooth running of the organization. Although for many decades it has been assumed that Human Resources Management has as its main goal the increase in shareholder dividends of organizations, this idea has changed. For almost a decade now, greater focus has been given to what are healthy relationships between workers and top management, allowing, at the same time, to increase both the performance of workers and financial increases for shareholders. More than ever, it is necessary to consider all stakeholders and their needs, from operational assistants to the main partners. Only with this concern in mind will it be possible to achieve everyone's job satisfaction.Based on the literature on Human Resources management practices, in which both the well-being and the satisfaction of employees in organizations are a central concern, we argue that these conditions are necessary for high performance and in return it is possible for the organization to achieve your goals.2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104887http://hdl.handle.net/10316/104887TID:203190513porPedroso, João Pedro Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-27T22:05:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:31.146155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
WELL-BEING AND PERFORMANCE IN THE PROVISION OF HOSPITAL SERVICES IN SOUTHERN EUROPE
title BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
spellingShingle BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
Pedroso, João Pedro Cruz
Serviços clínicos privados
administradores
enfermeiros
bem-estar
desempenho
Private Clinical Service
administrators
nurses
wellness
performance
title_short BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
title_full BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
title_fullStr BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
title_full_unstemmed BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
title_sort BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
author Pedroso, João Pedro Cruz
author_facet Pedroso, João Pedro Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, João Pedro Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços clínicos privados
administradores
enfermeiros
bem-estar
desempenho
Private Clinical Service
administrators
nurses
wellness
performance
topic Serviços clínicos privados
administradores
enfermeiros
bem-estar
desempenho
Private Clinical Service
administrators
nurses
wellness
performance
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104887
http://hdl.handle.net/10316/104887
TID:203190513
url http://hdl.handle.net/10316/104887
identifier_str_mv TID:203190513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134105698304000