A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: São Mamede, Henrique
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Amaral, Luís, Coelho, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1285
Resumo: A tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas.
id RCAP_3092f5fc5ea942f9f43dcbc26647f38f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PMEE-commerceE-businessMetodologiasModelosMethodologiesE-modelsA tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas.The World Wide Web (web) technology, supported on Internet, is transforming all business activities into information-based activities, where one can see a radical change of the traditional theoretical models and organization. The small and medium enterprises (SME) are the type of enterprise that can get more advantages with the usage of Internet for electronic commerce (EC) and business (EB). We found that current methodologies present gaps which make them not enough in order to help the SMEs defining such a strategy. In this paper we analyse the state-of-the-art in the field in order to conclude about the need for a methodology definition able to overcome those gaps and propose alternatives.Universidade AbertaRepositório AbertoSão Mamede, HenriqueAmaral, LuísCoelho, José2009-03-02T11:10:25Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1285porSão Mamede, Henrique; Amaral, Luís; Coelho, J. Dias - A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº 2 (2007), p. 65-841646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.62info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:10.347909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
title A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
spellingShingle A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
São Mamede, Henrique
E-commerce
E-business
Metodologias
Modelos
Methodologies
E-models
title_short A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
title_full A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
title_fullStr A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
title_full_unstemmed A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
title_sort A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
author São Mamede, Henrique
author_facet São Mamede, Henrique
Amaral, Luís
Coelho, José
author_role author
author2 Amaral, Luís
Coelho, José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv São Mamede, Henrique
Amaral, Luís
Coelho, José
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
E-business
Metodologias
Modelos
Methodologies
E-models
topic E-commerce
E-business
Metodologias
Modelos
Methodologies
E-models
description A tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-03-02T11:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1285
url http://hdl.handle.net/10400.2/1285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv São Mamede, Henrique; Amaral, Luís; Coelho, J. Dias - A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº 2 (2007), p. 65-84
1646-6330
https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134998165454848