A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1285 |
Resumo: | A tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas. |
id |
RCAP_3092f5fc5ea942f9f43dcbc26647f38f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PMEE-commerceE-businessMetodologiasModelosMethodologiesE-modelsA tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas.The World Wide Web (web) technology, supported on Internet, is transforming all business activities into information-based activities, where one can see a radical change of the traditional theoretical models and organization. The small and medium enterprises (SME) are the type of enterprise that can get more advantages with the usage of Internet for electronic commerce (EC) and business (EB). We found that current methodologies present gaps which make them not enough in order to help the SMEs defining such a strategy. In this paper we analyse the state-of-the-art in the field in order to conclude about the need for a methodology definition able to overcome those gaps and propose alternatives.Universidade AbertaRepositório AbertoSão Mamede, HenriqueAmaral, LuísCoelho, José2009-03-02T11:10:25Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1285porSão Mamede, Henrique; Amaral, Luís; Coelho, J. Dias - A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº 2 (2007), p. 65-841646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.62info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:10.347909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
title |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
spellingShingle |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME São Mamede, Henrique E-commerce E-business Metodologias Modelos Methodologies E-models |
title_short |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
title_full |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
title_fullStr |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
title_full_unstemmed |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
title_sort |
A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME |
author |
São Mamede, Henrique |
author_facet |
São Mamede, Henrique Amaral, Luís Coelho, José |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Luís Coelho, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
São Mamede, Henrique Amaral, Luís Coelho, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce E-business Metodologias Modelos Methodologies E-models |
topic |
E-commerce E-business Metodologias Modelos Methodologies E-models |
description |
A tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-03-02T11:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1285 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
São Mamede, Henrique; Amaral, Luís; Coelho, J. Dias - A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PME. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº 2 (2007), p. 65-84 1646-6330 https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134998165454848 |