OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4595 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é identificar os estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia,de um Centro Universitário do Norte do Paraná. Os estilos predominantes serão definidos com base no modelo de estilos de aprendizagem elaborado por Felder e Silverman (1988 apud SILVA, 2012). Os alunos serão classificados, de acordo com seu estilo de aprendizagem, em ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Para tanto, será aplicado o questionário do Índice de Estilos de Aprendizagem (Index of Learning styles-ILS), de Felder e Soloman (1991 apud SILVA, 2012), compostopor 44 questões com duas alternativas cada uma, onde o aluno deverá optar por uma delas. Este instrumento será aplicado por meio do ambiente online do Centro Universitário. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que se adequem às necessidades educacionais dos alunos e para a melhoria da qualidade da aprendizagem. |
id |
UNICESU -1_c4dd7c031b3ae87060dd0bba35e95d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4595 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASOEducação superiorEstilos de aprendizagemPedagogiaO objetivo da pesquisa é identificar os estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia,de um Centro Universitário do Norte do Paraná. Os estilos predominantes serão definidos com base no modelo de estilos de aprendizagem elaborado por Felder e Silverman (1988 apud SILVA, 2012). Os alunos serão classificados, de acordo com seu estilo de aprendizagem, em ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Para tanto, será aplicado o questionário do Índice de Estilos de Aprendizagem (Index of Learning styles-ILS), de Felder e Soloman (1991 apud SILVA, 2012), compostopor 44 questões com duas alternativas cada uma, onde o aluno deverá optar por uma delas. Este instrumento será aplicado por meio do ambiente online do Centro Universitário. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que se adequem às necessidades educacionais dos alunos e para a melhoria da qualidade da aprendizagem.UniCesumar2020-01-23T17:49:17Z2020-01-23T17:49:17Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4595otherLEVORATO, Thalita BeatrizBERTONCELLO, Ludhianareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:01.707Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
title |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO LEVORATO, Thalita Beatriz Educação superior Estilos de aprendizagem Pedagogia |
title_short |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO |
author |
LEVORATO, Thalita Beatriz |
author_facet |
LEVORATO, Thalita Beatriz BERTONCELLO, Ludhiana |
author_role |
author |
author2 |
BERTONCELLO, Ludhiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEVORATO, Thalita Beatriz BERTONCELLO, Ludhiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Estilos de aprendizagem Pedagogia |
topic |
Educação superior Estilos de aprendizagem Pedagogia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo da pesquisa é identificar os estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia,de um Centro Universitário do Norte do Paraná. Os estilos predominantes serão definidos com base no modelo de estilos de aprendizagem elaborado por Felder e Silverman (1988 apud SILVA, 2012). Os alunos serão classificados, de acordo com seu estilo de aprendizagem, em ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Para tanto, será aplicado o questionário do Índice de Estilos de Aprendizagem (Index of Learning styles-ILS), de Felder e Soloman (1991 apud SILVA, 2012), compostopor 44 questões com duas alternativas cada uma, onde o aluno deverá optar por uma delas. Este instrumento será aplicado por meio do ambiente online do Centro Universitário. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que se adequem às necessidades educacionais dos alunos e para a melhoria da qualidade da aprendizagem. |
description |
O objetivo da pesquisa é identificar os estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia,de um Centro Universitário do Norte do Paraná. Os estilos predominantes serão definidos com base no modelo de estilos de aprendizagem elaborado por Felder e Silverman (1988 apud SILVA, 2012). Os alunos serão classificados, de acordo com seu estilo de aprendizagem, em ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Para tanto, será aplicado o questionário do Índice de Estilos de Aprendizagem (Index of Learning styles-ILS), de Felder e Soloman (1991 apud SILVA, 2012), compostopor 44 questões com duas alternativas cada uma, onde o aluno deverá optar por uma delas. Este instrumento será aplicado por meio do ambiente online do Centro Universitário. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que se adequem às necessidades educacionais dos alunos e para a melhoria da qualidade da aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-22 2020-01-23T17:49:17Z 2020-01-23T17:49:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-603-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4595 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-603-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948624559144960 |