Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Rui Alberto Borges
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30180
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_30b5a350671ffce144f1c325e296b17c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação FísicaStudents’ attitudes towards Physical Education class in urban and peripheral region of GuimarãesEducação físicaAtitudes dos alunosEscolaFreguesias centraisFreguesias periféricasPhysical educationStudent's attitudesSchoolUrban and peripheral region796:372.879.6372.879.6:796Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioA construção do presente Relatório de Estágio, referente à Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do ano letivo de 2012/2013, tem por objetivo demonstrar e transcrever, todo o processo de ensino/aprendizagem, aplicado numa Escola Secundária de Guimarães, local onde decorreu o meu estágio profissional. Sendo assim, a realização da PES centrou-se essencialmente sobre três grandes áreas: a área 1, referente à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, onde são discriminados todos os momentos do processo de intervenção pedagógica, ou seja, desde a sua conceção, planeamento, realização até à sua avaliação; a área 2, referente à participação na escola e relação com a comunidade, onde são demonstradas todas as atividades organizadas pelo núcleo de estágio, bem como outras atividades, organizadas pelo departamento de Educação Física da escola e, em que o núcleo de estágio colaborou; a área 3 diz respeito a um trabalho de investigação e desenvolvimento profissional, realizado ao longo do ano letivo, onde se pretendeu com a sua realização, perceber se as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física eram influenciadas, pelo facto dos alunos habitarem nas freguesias centrais ou periféricas da cidade de Guimarães. Participaram no estudo 135 alunos, dos quais 68 (50,4%) eram provenientes de freguesias centrais e 67 (49,6%) de freguesias periféricas, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos . Para o efeito foi aplicado um questionário, desenvolvido e validado por Pereira (2008), denominado “Atitudes dos Alunos face à Educação Física”. O que se constatou pelos resultados encontrados é que ambos os grupos de alunos apresentam atitudes positivas face à disciplina de Educação Física, sendo que os alunos residentes nas freguesias centrais apresentam valores médios superiores no conjunto das atitudes face à disciplina de Educação Física, no entanto essas diferenças não são estatisticamente significativas. Ou seja, em termos gerais (considerando dentro de cada grupo os rapazes e as raparigas, simultaneamente), a proveniência geográfica não é discriminadora das atitudes face à disciplina de Educação Física.This Practicum Report, relative to the Supervised Teaching Practice’s course, of the Master’s in Physical Education Teaching in the Elementary and Secundary School of the year 2012/2013, is to demonstrate the entire process of teaching and learning applied in a secondary school of Guimarães, where my internship took place. The Supervised Teaching Practice’s was centered mainly in 3 main areas: first one regards the organization and management of the teaching and learning. Here are described all the moments of the pedagogic intervention’s process - conception, planning, conducting and evaluation. Second one regards the participation in school and the relationship with the community. Here are shown all the activities organized by the internship group and also other activities organized by the school’s Physical Education department but where the internship group participated. Third one regards an investigation and professional development work, made during the school year, with which was tried to understand if the student’s attitudes towards the Physical Education class were influenced by the fact of the students live in the central or peripheral villages of the county. The sample of this study was 135 students from which 68 (50,4%) come from central villages and 67 (49,6%) from peripheral villages. It was used an questionnaire that was developed and validated by Pereira (2008), named “Students’ attitudes towards Physical Education”. The conclusion taken from the results have confirmed that both groups present a positive attitude towards Physical Education class. However, the students who live in the central villages have higher average values in the set of these attitudes but there is not statistically differences. That means that, in general, (considering simultaneously boys and girls in each group) the geographic origin is not an influence to the attitude towards the Physical Education.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoNovais, Rui Alberto Borges20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30180por201500469info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:16.844565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
Students’ attitudes towards Physical Education class in urban and peripheral region of Guimarães
title Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
spellingShingle Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
Novais, Rui Alberto Borges
Educação física
Atitudes dos alunos
Escola
Freguesias centrais
Freguesias periféricas
Physical education
Student's attitudes
School
Urban and peripheral region
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
title_full Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
title_fullStr Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
title_full_unstemmed Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
title_sort Atitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
author Novais, Rui Alberto Borges
author_facet Novais, Rui Alberto Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Rui Alberto Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atitudes dos alunos
Escola
Freguesias centrais
Freguesias periféricas
Physical education
Student's attitudes
School
Urban and peripheral region
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Atitudes dos alunos
Escola
Freguesias centrais
Freguesias periféricas
Physical education
Student's attitudes
School
Urban and peripheral region
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30180
url http://hdl.handle.net/1822/30180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201500469
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132349417390080