A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48947 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_30be99b6321bfa29d2341305540a3391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/48947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educaçãoArte - séc. 20PerformanceExpressividadeEnsino à distânciaRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. A Unidade Didática à qual diz respeito foi desenvolvida na Escola de Castro Marim, no Algarve, no ano letivo de 2019/2020, para a disciplina de Educação Visual numa turma do 9.ºano. A unidade de trabalho, pretendeu aliar os conteúdos programáticos da Arte Contemporânea e suas formas de Expressão, nomeadamente na temática do discurso, abordando as artes performativas. Numa perspetiva de estudar o seu desenvolvimento e as transformações ao longo do século XX, elaborámos uma planificação, mas que por motivos de Pandemia, causada pelo vírus Covid-19, sofreu algumas modificações. Desta forma, a Unidade Didática foi implementada em duas fases, sendo a primeira no ensino presencial e a segunda através do ensino à distância. Na primeira fase fez-se uma abordagem teórica à arte contemporânea, evidenciando a importância da Arte da Performance como meio de expressão. A essa proposta e numa tentativa de colmatar a lacuna cultural dos alunos, foi-lhes solicitado a concretização de uma performance em grupo, cuja temática foi a Tolerância. Realizou-se também um workshop, no qual os alunos aliaram alguns exercícios de expressão dramática e corporal, de forma a melhorar as relações estabelecidas entre pares e expressarem-se segundo os traços das artes performativas. Na segunda fase, procurámos dar continuidade a todo o trabalho anteriormente desenvolvido, mas atendendo às questões do confinamento, a performance passou a ser individual, levando os alunos a refletir sobre a temática em questão. Para finalizar este projeto, foi solicitado aos alunos que submetessem a sua Performance, através da plataforma de partilha Padlet, tendo o trabalho ficado disponível para toda a comunidade escolar.This research was carried out during the Master´s degree in Teaching of Visual Arts in the secondary and high school. It focus on a didactic intervention developed at Castro Marim School, in the Algarve, in the school year 2019/2020, for the subject of Visual Education and had the participation of 9th grade class. The work unit intended to combine the programmatic contents of Contemporary Art and its forms of Expression, particularly approaching a discourse theme, addressing the performing arts. In a perspective of studying its development and transformations throughout the 20th century, we elaborated a plan, but for reasons of the current pandemic, caused by the Covid-19 virus, it suffered some modifications. Thus, the work unit was implemented in two phases, the first being in face-to-face teaching and the second through distance teaching. In the first phase, the theoretical approach to contemporary art was focused, highlighting the importance of Performance as an artist to transmit experiences and knowledge. To this proposal and in an attempt to fill the cultural gap of these students, they were asked to perform in a group, whose theme was Tolerance. A workshop was also held, in which the students combined some exercises of dramatic and corporal expression, in order to improve the relationships established between peers and express themselves according to the traits of the performing arts. In the second phase, we tried to give continuity to all the work previously developed, but given the issues of confinement, the performance became individual, leading the students to reflect on the theme in question. To finish this project, the students were asked to submit their performance, in a digital Padlet, and the work became available to the entire school community.Carvalho, Jorge, 1956-Repositório da Universidade de LisboaFaleiro, Tatiana Parra2021-07-15T10:36:11Z20202020-12-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:40.736694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
title |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
spellingShingle |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação Faleiro, Tatiana Parra Arte - séc. 20 Performance Expressividade Ensino à distância Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
title_full |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
title_fullStr |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
title_full_unstemmed |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
title_sort |
A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação |
author |
Faleiro, Tatiana Parra |
author_facet |
Faleiro, Tatiana Parra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Jorge, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faleiro, Tatiana Parra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - séc. 20 Performance Expressividade Ensino à distância Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Arte - séc. 20 Performance Expressividade Ensino à distância Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-09 2020-01-01T00:00:00Z 2021-07-15T10:36:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/48947 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/48947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134555552088064 |