A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faleiro, Tatiana Parra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48947
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_30be99b6321bfa29d2341305540a3391
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educaçãoArte - séc. 20PerformanceExpressividadeEnsino à distânciaRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. A Unidade Didática à qual diz respeito foi desenvolvida na Escola de Castro Marim, no Algarve, no ano letivo de 2019/2020, para a disciplina de Educação Visual numa turma do 9.ºano. A unidade de trabalho, pretendeu aliar os conteúdos programáticos da Arte Contemporânea e suas formas de Expressão, nomeadamente na temática do discurso, abordando as artes performativas. Numa perspetiva de estudar o seu desenvolvimento e as transformações ao longo do século XX, elaborámos uma planificação, mas que por motivos de Pandemia, causada pelo vírus Covid-19, sofreu algumas modificações. Desta forma, a Unidade Didática foi implementada em duas fases, sendo a primeira no ensino presencial e a segunda através do ensino à distância. Na primeira fase fez-se uma abordagem teórica à arte contemporânea, evidenciando a importância da Arte da Performance como meio de expressão. A essa proposta e numa tentativa de colmatar a lacuna cultural dos alunos, foi-lhes solicitado a concretização de uma performance em grupo, cuja temática foi a Tolerância. Realizou-se também um workshop, no qual os alunos aliaram alguns exercícios de expressão dramática e corporal, de forma a melhorar as relações estabelecidas entre pares e expressarem-se segundo os traços das artes performativas. Na segunda fase, procurámos dar continuidade a todo o trabalho anteriormente desenvolvido, mas atendendo às questões do confinamento, a performance passou a ser individual, levando os alunos a refletir sobre a temática em questão. Para finalizar este projeto, foi solicitado aos alunos que submetessem a sua Performance, através da plataforma de partilha Padlet, tendo o trabalho ficado disponível para toda a comunidade escolar.This research was carried out during the Master´s degree in Teaching of Visual Arts in the secondary and high school. It focus on a didactic intervention developed at Castro Marim School, in the Algarve, in the school year 2019/2020, for the subject of Visual Education and had the participation of 9th grade class. The work unit intended to combine the programmatic contents of Contemporary Art and its forms of Expression, particularly approaching a discourse theme, addressing the performing arts. In a perspective of studying its development and transformations throughout the 20th century, we elaborated a plan, but for reasons of the current pandemic, caused by the Covid-19 virus, it suffered some modifications. Thus, the work unit was implemented in two phases, the first being in face-to-face teaching and the second through distance teaching. In the first phase, the theoretical approach to contemporary art was focused, highlighting the importance of Performance as an artist to transmit experiences and knowledge. To this proposal and in an attempt to fill the cultural gap of these students, they were asked to perform in a group, whose theme was Tolerance. A workshop was also held, in which the students combined some exercises of dramatic and corporal expression, in order to improve the relationships established between peers and express themselves according to the traits of the performing arts. In the second phase, we tried to give continuity to all the work previously developed, but given the issues of confinement, the performance became individual, leading the students to reflect on the theme in question. To finish this project, the students were asked to submit their performance, in a digital Padlet, and the work became available to the entire school community.Carvalho, Jorge, 1956-Repositório da Universidade de LisboaFaleiro, Tatiana Parra2021-07-15T10:36:11Z20202020-12-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:40.736694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
title A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
spellingShingle A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
Faleiro, Tatiana Parra
Arte - séc. 20
Performance
Expressividade
Ensino à distância
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
title_full A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
title_fullStr A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
title_full_unstemmed A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
title_sort A performance como experiência artística : criação de uma linguagem visual própria como objeto de educação
author Faleiro, Tatiana Parra
author_facet Faleiro, Tatiana Parra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Jorge, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faleiro, Tatiana Parra
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - séc. 20
Performance
Expressividade
Ensino à distância
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Arte - séc. 20
Performance
Expressividade
Ensino à distância
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-09
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-15T10:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48947
url http://hdl.handle.net/10451/48947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134555552088064