A ilusão e a representação do espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Joana Mourão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46978
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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spelling A ilusão e a representação do espaçoIlusão ópticaExpressividadeRepresentação do espaçoDesenhoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o projeto realizado na Prática de Ensino Supervisionada, com o título “A Ilusão e a Representação do Espaço”, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo e Ensino Secundário. A Unidade Didática proposta foi realizada na Escola Secundária Arco Íris da Portela, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide do concelho de Loures, na disciplina de Desenho A da turma do 10.º ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais. Teve como propósito explorar o tema da expressividade na pintura através da criação de ilusão de ótica e do estudo da perceção do espaço bi e tridimensional. Este tema foi inspirado nas obras da artista Alexa Meade, num trabalho que pretende atingir uma ilusão de ótica através da expressividade. Tratou-se, por isso, de um projeto que funcionou pela tentativa-erro, de forma a mostrar aos alunos que o erro pode ser bem-vindo na Arte, e que devemos trabalhar com ele. Para a concretização desta unidade didática recorreu-se a diversos fundamentos teóricos que justificam o projeto pedagógico proposto: a nível artístico, com o aprofundamento de conceitos como a relação da arte com a perceção visual de Arnheim, a noção de valor tátil, movimento e composição de espaço e a noção de ilusão na arte de Gombrich; e a nível do ensino, a aprendizagem significativa e a sua relação com a motivação, mas também no processo ensino-aprendizagem que coloca o aluno num lugar ativo da sua própria aprendizagem, tendo o professor um papel mediador, bem como através da avaliação formativa e sumativa, evidenciando como as duas se relacionam para criar um método avaliativo eficaz na intervenção e desenvolvimento de aprendizagens. Os resultados obtidos foram ao encontro dos objetivos traçados na planificação do projeto pedagógico, através da utilização de métodos como a diversidade de feedback; a criação de objetivos mais direcionados; uso da avaliação para as aprendizagens; experimentação, tentativa-erro e aprendizagem por descoberta; foco na relação professor aluno e esclarecimento da relação esforço e desempenho, direcionando os alunos para o sucesso.The present study aims to report the project carried out in Supervised Teaching Practice, whose title is "The Illusion and the Representation of Space", within the scope of the Master in Teaching of Visual Arts. The proposed didactic unit was held at Escola Secundária Arco Íris da Portela of Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide in the county of Loures. The field in which it was implemented was Drawing (Desenho A) of the 10th year class of the Scientific-Humanistic Course in Visual Arts. Its purpose was to explore the theme of expressiveness in painting through the creation of optical illusion and the perception of the two- and three-dimensional space. This idea was inspired by the artist Alexa Meade, in a work that aims to achieve an optical illusion through expressiveness. It was, therefore, a project that worked using methods like trial-error, in order to show the students that mistakes can be welcomed in Art, and that we must work with them in our field. For the concretization of this didactic unit, several theoretical foundations were used that justify the proposed pedagogical project: at an artistic level, with the deepening of concepts such as the relationship between art and Arnheim's visual perception, the notion of tactile value, movement and composition of space and the notion of illusion in art by Gombrich; and in terms of teaching, namely significant learning and its relationship with motivation; the teaching-learning process that places the student in an active place of his own learning, with the teacher having a mediating role, as well as through the formative and summative assessment, showing how the two are related to create an effective evaluation method in the intervention and development for learning. The results obtained were in line with the objectives outlined in the planning of the pedagogical project, through the use of methods such as the diversity of feedback; the creation of more targeted objectives; use of assessment for learning; experimentation, trial-error and learning by discovery; focus on the teacher-student relationship and clarification of the effort and success relationship, directing students towards it.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaRosa, Joana Mourão2021-03-23T11:09:15Z20202020-06-162020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46978TID:202679225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:05.254560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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