A arte de ensinar à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17929 |
Resumo: | A Prática Profissional e seu Relatório de Estágio (RE) enquadra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, com exposição dos pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática profissional, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, mobilizados na planificação, na implementação e na reflexão sobre a ação. O RE é a representação de toda a prática pedagógica e de formação, sustentado no perfil do docente e numa metodologia de cariz investigativo e meditativo, guiado pela observação, planificação, reflexão e avaliação. Esta caminhada de formação pautou-se pela multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas durante o desenvolvimento das práticas educativas e fundamentadas por métodos e estratégias dinâmicos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório, desenvolveu-se uma componente de investigação focada no 2º Ciclo do Ensino Básico, focada no estudo sobre o impacto da “aplicação de estratégias de ensino em aprendizagens matemáticas em contexto de Ensino a Distância”, tendo por base concetual a Diferenciação Pedagógica. A prática educativa assim como a elaboração deste RE constituíram-se como o corolário lógico da evolução da mestranda, relativamente ao seu crescimento pessoal e profissional, assumindo-se numa postura reflexiva e crítica sobre as suas ações e aprendizagens. |
id |
RCAP_30f059934fbf1b82b5dd987f1d6a8a62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17929 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte de ensinar à distânciaEnsino a distânciaEstratégias de ensinoDiferenciação pedagógicaPrática de ensino supervisionadaDistance learningTeaching strategiesSupervised practice of teachingPedagogical differentiationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Prática Profissional e seu Relatório de Estágio (RE) enquadra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, com exposição dos pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática profissional, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, mobilizados na planificação, na implementação e na reflexão sobre a ação. O RE é a representação de toda a prática pedagógica e de formação, sustentado no perfil do docente e numa metodologia de cariz investigativo e meditativo, guiado pela observação, planificação, reflexão e avaliação. Esta caminhada de formação pautou-se pela multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas durante o desenvolvimento das práticas educativas e fundamentadas por métodos e estratégias dinâmicos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório, desenvolveu-se uma componente de investigação focada no 2º Ciclo do Ensino Básico, focada no estudo sobre o impacto da “aplicação de estratégias de ensino em aprendizagens matemáticas em contexto de Ensino a Distância”, tendo por base concetual a Diferenciação Pedagógica. A prática educativa assim como a elaboração deste RE constituíram-se como o corolário lógico da evolução da mestranda, relativamente ao seu crescimento pessoal e profissional, assumindo-se numa postura reflexiva e crítica sobre as suas ações e aprendizagens.The Professional Practice and its Internship Report fit in the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice of the master’s in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document reflects the work developed during the educational practice, with an explanation of the theoretical and legal assumptions that supported the professional practice, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge, mobilized in the planning, implementation and reflection on the action. The Internship Report is the representation of all pedagogical and formation practice, based on the teacher's profile and on an investigative and meditative methodology, guided by observation, planning, reflection and evaluation. The journey of this formation is based in the multiplicity of experiences and learning accomplished during the development of educational practices and reasoned on dynamic methods and strategies during the teaching and learning process. In this report, a research component was developed focused on the 2nd Cycle of Basic Education, focused on the study about the impact of the “application of teaching strategies in mathematical learning in the context of Distance Learning”, based conceptually on the Pedagogical Differentiation. The educational practice as well as the elaboration of this Internship Report are constituted as the logical corollary of the evolution of the master's student, regarding her personal and professional growth, assuming a reflexive and critical posture in matter of her actions and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Catarina Andreia Matos2021-05-13T14:07:53Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17929TID:202730050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:31.326087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte de ensinar à distância |
title |
A arte de ensinar à distância |
spellingShingle |
A arte de ensinar à distância Moreira, Catarina Andreia Matos Ensino a distância Estratégias de ensino Diferenciação pedagógica Prática de ensino supervisionada Distance learning Teaching strategies Supervised practice of teaching Pedagogical differentiation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A arte de ensinar à distância |
title_full |
A arte de ensinar à distância |
title_fullStr |
A arte de ensinar à distância |
title_full_unstemmed |
A arte de ensinar à distância |
title_sort |
A arte de ensinar à distância |
author |
Moreira, Catarina Andreia Matos |
author_facet |
Moreira, Catarina Andreia Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Dárida Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Catarina Andreia Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Estratégias de ensino Diferenciação pedagógica Prática de ensino supervisionada Distance learning Teaching strategies Supervised practice of teaching Pedagogical differentiation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino a distância Estratégias de ensino Diferenciação pedagógica Prática de ensino supervisionada Distance learning Teaching strategies Supervised practice of teaching Pedagogical differentiation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Prática Profissional e seu Relatório de Estágio (RE) enquadra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, com exposição dos pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática profissional, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, mobilizados na planificação, na implementação e na reflexão sobre a ação. O RE é a representação de toda a prática pedagógica e de formação, sustentado no perfil do docente e numa metodologia de cariz investigativo e meditativo, guiado pela observação, planificação, reflexão e avaliação. Esta caminhada de formação pautou-se pela multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas durante o desenvolvimento das práticas educativas e fundamentadas por métodos e estratégias dinâmicos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório, desenvolveu-se uma componente de investigação focada no 2º Ciclo do Ensino Básico, focada no estudo sobre o impacto da “aplicação de estratégias de ensino em aprendizagens matemáticas em contexto de Ensino a Distância”, tendo por base concetual a Diferenciação Pedagógica. A prática educativa assim como a elaboração deste RE constituíram-se como o corolário lógico da evolução da mestranda, relativamente ao seu crescimento pessoal e profissional, assumindo-se numa postura reflexiva e crítica sobre as suas ações e aprendizagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-13T14:07:53Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17929 TID:202730050 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17929 |
identifier_str_mv |
TID:202730050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131465516056576 |