A arte de ensinar à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Catarina Andreia Matos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17929
Resumo: A Prática Profissional e seu Relatório de Estágio (RE) enquadra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, com exposição dos pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática profissional, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, mobilizados na planificação, na implementação e na reflexão sobre a ação. O RE é a representação de toda a prática pedagógica e de formação, sustentado no perfil do docente e numa metodologia de cariz investigativo e meditativo, guiado pela observação, planificação, reflexão e avaliação. Esta caminhada de formação pautou-se pela multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas durante o desenvolvimento das práticas educativas e fundamentadas por métodos e estratégias dinâmicos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório, desenvolveu-se uma componente de investigação focada no 2º Ciclo do Ensino Básico, focada no estudo sobre o impacto da “aplicação de estratégias de ensino em aprendizagens matemáticas em contexto de Ensino a Distância”, tendo por base concetual a Diferenciação Pedagógica. A prática educativa assim como a elaboração deste RE constituíram-se como o corolário lógico da evolução da mestranda, relativamente ao seu crescimento pessoal e profissional, assumindo-se numa postura reflexiva e crítica sobre as suas ações e aprendizagens.
id RCAP_30f059934fbf1b82b5dd987f1d6a8a62
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte de ensinar à distânciaEnsino a distânciaEstratégias de ensinoDiferenciação pedagógicaPrática de ensino supervisionadaDistance learningTeaching strategiesSupervised practice of teachingPedagogical differentiationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Prática Profissional e seu Relatório de Estágio (RE) enquadra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, com exposição dos pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática profissional, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, mobilizados na planificação, na implementação e na reflexão sobre a ação. O RE é a representação de toda a prática pedagógica e de formação, sustentado no perfil do docente e numa metodologia de cariz investigativo e meditativo, guiado pela observação, planificação, reflexão e avaliação. Esta caminhada de formação pautou-se pela multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas durante o desenvolvimento das práticas educativas e fundamentadas por métodos e estratégias dinâmicos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório, desenvolveu-se uma componente de investigação focada no 2º Ciclo do Ensino Básico, focada no estudo sobre o impacto da “aplicação de estratégias de ensino em aprendizagens matemáticas em contexto de Ensino a Distância”, tendo por base concetual a Diferenciação Pedagógica. A prática educativa assim como a elaboração deste RE constituíram-se como o corolário lógico da evolução da mestranda, relativamente ao seu crescimento pessoal e profissional, assumindo-se numa postura reflexiva e crítica sobre as suas ações e aprendizagens.The Professional Practice and its Internship Report fit in the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice of the master’s in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document reflects the work developed during the educational practice, with an explanation of the theoretical and legal assumptions that supported the professional practice, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge, mobilized in the planning, implementation and reflection on the action. The Internship Report is the representation of all pedagogical and formation practice, based on the teacher's profile and on an investigative and meditative methodology, guided by observation, planning, reflection and evaluation. The journey of this formation is based in the multiplicity of experiences and learning accomplished during the development of educational practices and reasoned on dynamic methods and strategies during the teaching and learning process. In this report, a research component was developed focused on the 2nd Cycle of Basic Education, focused on the study about the impact of the “application of teaching strategies in mathematical learning in the context of Distance Learning”, based conceptually on the Pedagogical Differentiation. The educational practice as well as the elaboration of this Internship Report are constituted as the logical corollary of the evolution of the master's student, regarding her personal and professional growth, assuming a reflexive and critical posture in matter of her actions and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Catarina Andreia Matos2021-05-13T14:07:53Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17929TID:202730050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:31.326087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte de ensinar à distância
title A arte de ensinar à distância
spellingShingle A arte de ensinar à distância
Moreira, Catarina Andreia Matos
Ensino a distância
Estratégias de ensino
Diferenciação pedagógica
Prática de ensino supervisionada
Distance learning
Teaching strategies
Supervised practice of teaching
Pedagogical differentiation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A arte de ensinar à distância
title_full A arte de ensinar à distância
title_fullStr A arte de ensinar à distância
title_full_unstemmed A arte de ensinar à distância
title_sort A arte de ensinar à distância
author Moreira, Catarina Andreia Matos
author_facet Moreira, Catarina Andreia Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Catarina Andreia Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Estratégias de ensino
Diferenciação pedagógica
Prática de ensino supervisionada
Distance learning
Teaching strategies
Supervised practice of teaching
Pedagogical differentiation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino a distância
Estratégias de ensino
Diferenciação pedagógica
Prática de ensino supervisionada
Distance learning
Teaching strategies
Supervised practice of teaching
Pedagogical differentiation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Prática Profissional e seu Relatório de Estágio (RE) enquadra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, com exposição dos pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática profissional, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, mobilizados na planificação, na implementação e na reflexão sobre a ação. O RE é a representação de toda a prática pedagógica e de formação, sustentado no perfil do docente e numa metodologia de cariz investigativo e meditativo, guiado pela observação, planificação, reflexão e avaliação. Esta caminhada de formação pautou-se pela multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas durante o desenvolvimento das práticas educativas e fundamentadas por métodos e estratégias dinâmicos durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório, desenvolveu-se uma componente de investigação focada no 2º Ciclo do Ensino Básico, focada no estudo sobre o impacto da “aplicação de estratégias de ensino em aprendizagens matemáticas em contexto de Ensino a Distância”, tendo por base concetual a Diferenciação Pedagógica. A prática educativa assim como a elaboração deste RE constituíram-se como o corolário lógico da evolução da mestranda, relativamente ao seu crescimento pessoal e profissional, assumindo-se numa postura reflexiva e crítica sobre as suas ações e aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-13T14:07:53Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17929
TID:202730050
url http://hdl.handle.net/10400.22/17929
identifier_str_mv TID:202730050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131465516056576