Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/4724 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_310786b800015b1720bf1cf927d9f164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara LeãoEducação artísticaProjetos de educaçãoMétodos pedagógicosDançaDance learningArtistic educationIntegration by dancingRenald Legendre’s model of Pedagogical RelationshipDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade AbertaO projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão (EDCL), assente num ensino-aprendizagem que se pretende envolvente e integrador de participação, responsabilidade, criatividade, descoberta e ligação à comunidade, é o objeto desta investigação. Acreditando que a aprendizagem da dança deva ser uma experiência enriquecedora e conducente ao conhecimento de si, do outro e do mundo, paralelamente à aquisição de competências técnicas, de conhecimentos teóricos e da mestria de habilidades específicas da dança, aqui eleita como instrumento privilegiado de comunicação pela arte, pretendemos com este estudo aferir da real consecução desses pressupostos. O modelo de relação pedagógica de Renald Legendre, tal como interpretado por Martins (2002), terá um papel estruturante na descrição do processo e na avaliação dos resultados que a nossa prática pedagógica pretende atingir. Através de uma narrativa pessoal levaremos a cabo uma investigação sobre diferentes momentos reveladores dessa prática que, através de uma reflexão cuidada no sentido de a avaliar e sobre ela retroagir, procurando-lhe linhas de força e fragilidades, nos permitirá prosseguir de forma auto orientada com um trabalho que vem sendo desenvolvido há já 28 anos e se pretende, em permanência, atualizar e melhorar. Procuraremos demonstrar que a aprendizagem da dança, nos moldes que preconizamos, contribui para uma descoberta e crescimento pessoal, conduz a uma profícua envolvência com os pares e com a comunidade alargada, promove o enriquecimento cultural e a prática da inclusão, e possibilita o desenvolvimento de uma dimensão artística.The object of the present research is Escola de Dança Clara Leão (EDCL)’s pedagogic project, which is based on a teaching-learning approach directed at being both inclusive and a tool meant to promote the integration of participation, responsibility, creativity, discovery and linkage to the community. We assume that learning to dance and about dance, should of itself be a rewarding experiment leading towards an awareness of self, of the other, and of the world as a whole, together with the acquisition of technical skills and knowledge, and the mastering of dance’s specific skills. As such we have chosen dancing as the privileged instrument of communication through art, and we pretend to assess in how far the above assumption is supported by the research. Renald Legendre’s model of Pedagogical Relationship, as explained by Martins (2002), will have a structural role in the process description as well as in the assessment of the results our pedagogic approach hopes to achieve. By means of a Personal Narrative we hope to carry out a research on different revealing moments of this approach which, by means of a careful reflexion designed to evaluate it and, if necessary, by the generation of a feedback process meant to identify both its strengths and weaknesses, will allow the furthering, in a self-oriented manner, of a labour which started 28 years ago and which we mean to consistently improve and bring up to date. We will try to demonstrate that learning dancing in the manner proposed by us will contribute to a personal process of discovery and growth, will lead towards an enriching involvement with one’s peers and with the community as a whole, will further cultural enrichment and actual inclusion, and finally will allow for the development of an artistic dimension.Martins, AmílcarRepositório AbertoSilva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da2015-12-11T09:25:48Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4724TID:201138182porSilva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da - Para que serve a dança? [Em linha] : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão. Lisboa : [s.n.], 2015. 149 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:20:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:38.272108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
title |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
spellingShingle |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da Educação artística Projetos de educação Métodos pedagógicos Dança Dance learning Artistic education Integration by dancing Renald Legendre’s model of Pedagogical Relationship |
title_short |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
title_full |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
title_fullStr |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
title_full_unstemmed |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
title_sort |
Para que serve a dança? : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão |
author |
Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da |
author_facet |
Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Amílcar Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Projetos de educação Métodos pedagógicos Dança Dance learning Artistic education Integration by dancing Renald Legendre’s model of Pedagogical Relationship |
topic |
Educação artística Projetos de educação Métodos pedagógicos Dança Dance learning Artistic education Integration by dancing Renald Legendre’s model of Pedagogical Relationship |
description |
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11T09:25:48Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/4724 TID:201138182 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/4724 |
identifier_str_mv |
TID:201138182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso da - Para que serve a dança? [Em linha] : o projeto pedagógico da Escola de Dança Clara Leão. Lisboa : [s.n.], 2015. 149 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551266710028288 |