A gestão da qualidade no hospital : impacto da acreditação nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/174 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Serviços de Saúde, orientada por Albino Lopes. |
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A gestão da qualidade no hospital : impacto da acreditação nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalarGestão da qualidadeAcreditaçãoHospitalPerformance hospitalarDissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Serviços de Saúde, orientada por Albino Lopes.A acreditação surge como uma estratégia para a implementação de sistemas de qualidade nos hospitais portugueses, pelo que o objectivo deste estudo correlacional foi avaliar o impacto da acreditação hospitalar nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar, percepcionadas por 224 profissionais de um hospital em acreditação e por 144 de um hospital sem acreditação, que constituíram duas amostras por conveniência e responderam a um questionário elaborado para o efeito. Foi, ainda, feita uma pesquisa documental sobre os indicadores estatísticos dos hospitais, que se revelaram insuficientes para a avaliação da performance hospitalar, mas na análise das práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar, os dados indiciaram uma melhor performance no hospital em acreditação. A acreditação foi identificada como um projecto de qualidade por 97,29% dos participantes do hospital em acreditação e, estes percepcionaram, em média, mais práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar do que os participantes do hospital sem acreditação. As diferenças foram estatisticamente significativas em todas as dimensões: liderança (t=18,576; p<0,001), orientação para o cliente (t=7,359; p<0,001), aprendizagem e inovação (t=6,894; p<0,001), segurança (t=10,750; p<0,001), gestão dos processos e dos recursos (t=11,323; p<0,001) e melhoria contínua (t=11,697; p<0,001). A liderança (M=3,05; DP=0,55) foi a dimensão mais pontuada e a orientação para o pessoal (M=2,49; DP=0,59) a menos pontuada no hospital em acreditação; a segurança (M=2,35; DP=0,53) a mais pontuada e a melhoria contínua (M=1,89; DP=0,62) a menos pontuada no hospital sem acreditação. Conclui-se que a acreditação é importante e necessária, mas insuficiente para o dinamismo da melhoria contínua da qualidade.IC-OnlineLopes, Maria Saudade Oliveira Custódio2010-03-24T11:49:33Z2007-092007-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:40:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:16.758481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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