Análise de ilustração e avaliação de conteúdos culturais em materiais didáticos de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yaqin, Tao
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/148431
Resumo: O material didático, como um suporte importante para professores e estudantes participarem em atividades de ensino, tem sido sempre o foco da investigação de ensino. Este texto concentra-se nos livros didáticos populares de língua portuguesa utilizados na China, um dos quais foi elaborado por professores chineses e publicado na China, o outro editado por professores portugueses e publicado em Portugal. Foca a disposição e composição de conteúdos culturais visuais e reflete o papel dos elementos visuais no aumento da consciência intercultural dos alunos. Em primeiro lugar, este trabalho analisa dois conjuntos de materiais PL2 de acordo com as características externas e internas do livro didático. Na análise externa, os critérios são estabelecidos em função do contexto-alvo e da informação geral, enquanto a análise interna se centra na função das ajudas visuais e dos conteúdos culturais contidos no mesmo. Através da análise, verifica-se que os livros didáticos PLE publicados na China contêm conteúdos culturais mais ricos, enquanto os publicados em Portugal carecem de conteúdo da cultura de origem. Os resultados mostram também que os editores dos dois conjuntos de materiais não estão muito interessados na função estética das ilustrações, mas prestam mais atenção à função de transferência de conhecimentos das ilustrações. Por outro lado, com base na avaliação dos materiais didáticos, este estudo discute o seu valor como materiais de línguas estrangeiras e ferramentas de ensino para a aprendizagem intercultural. Baseando-se nas opiniões pessoais dos investigadores, este estudo estabelece critérios de avaliação para avaliar o papel das ilustrações no ensino de materiais de aprendizagem de línguas a partir das perspetivas de competência comunicativa, autenticidade, participação e teorias de aprendizagem. Os resultados da avaliação indicam que as ilustrações e tarefas relacionadas com a ilustração nos dois manuais escolares portugueses podem promover a aprendizagem de línguas até certo ponto. Contudo, ambos os conjuntos de materiais carecem do retrato da vida real no país-alvo e do conteúdo do próprio país de aprendentes. O que não é vantajoso para os estudantes compreenderem e respeitarem as diferenças entre diferentes culturas e conduzirá eventualmente a incompreensões na comunicação intercultural.
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Foca a disposição e composição de conteúdos culturais visuais e reflete o papel dos elementos visuais no aumento da consciência intercultural dos alunos. Em primeiro lugar, este trabalho analisa dois conjuntos de materiais PL2 de acordo com as características externas e internas do livro didático. Na análise externa, os critérios são estabelecidos em função do contexto-alvo e da informação geral, enquanto a análise interna se centra na função das ajudas visuais e dos conteúdos culturais contidos no mesmo. Através da análise, verifica-se que os livros didáticos PLE publicados na China contêm conteúdos culturais mais ricos, enquanto os publicados em Portugal carecem de conteúdo da cultura de origem. Os resultados mostram também que os editores dos dois conjuntos de materiais não estão muito interessados na função estética das ilustrações, mas prestam mais atenção à função de transferência de conhecimentos das ilustrações. Por outro lado, com base na avaliação dos materiais didáticos, este estudo discute o seu valor como materiais de línguas estrangeiras e ferramentas de ensino para a aprendizagem intercultural. Baseando-se nas opiniões pessoais dos investigadores, este estudo estabelece critérios de avaliação para avaliar o papel das ilustrações no ensino de materiais de aprendizagem de línguas a partir das perspetivas de competência comunicativa, autenticidade, participação e teorias de aprendizagem. Os resultados da avaliação indicam que as ilustrações e tarefas relacionadas com a ilustração nos dois manuais escolares portugueses podem promover a aprendizagem de línguas até certo ponto. Contudo, ambos os conjuntos de materiais carecem do retrato da vida real no país-alvo e do conteúdo do próprio país de aprendentes. O que não é vantajoso para os estudantes compreenderem e respeitarem as diferenças entre diferentes culturas e conduzirá eventualmente a incompreensões na comunicação intercultural.Textbook, as an important medium for teachers and students to participate in teaching activities, has always been the focus of subject teaching research. This article focuses on popular Portuguese language textbooks used in China, one written by Chinese teachers and published in China, the other written by Portuguese teachers and published in Portugal. It focuses on the layout and composition of visual cultural content and reflects the role of visual elements in enhancing learners' intercultural awareness. Firstly, this paper analyzes two sets of PL2 materials according to the external and internal characteristics of the textbook. In the external analysis, criteria are set against the target context and general information, while the internal analysis focuses on the function of visual aids and the cultural content. Through analysis, it is found that the Portuguese textbooks published locally contain richer cultural content, while those published by Portugal lack the content of source culture. The results also show that the editors of the two sets of materials are not interested in the aesthetic function of illustrations, but pay more attention to the knowledge transfer function of illustrations. Secondly, based on the evaluation of textbooks, this paper discusses their value as foreign language materials and teaching tools for intercultural learning. Based on the researchers' personal beliefs, this study establishes evaluation criteria to evaluate the role of illustrations in teaching materials in language learning from the perspectives of communicative competence, authenticity, participation and learning theories. The evaluation results indicate that the illustrations and illustration-related tasks in the two Portuguese textbooks can promote language learning to a certain extent. However, both sets of materials lack the portrayal of real life in the target country and the content of the learner's own country. This is not good for students to understand and respect the differences between different cultures and will lead to misunderstandings in intercultural communication.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNYaqin, Tao2022-12-022022-05-202025-12-02T00:00:00Z2022-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148431TID:203131550porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:29:50Zoai:run.unl.pt:10362/148431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:21.774208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O material didático, como um suporte importante para professores e estudantes participarem em atividades de ensino, tem sido sempre o foco da investigação de ensino. Este texto concentra-se nos livros didáticos populares de língua portuguesa utilizados na China, um dos quais foi elaborado por professores chineses e publicado na China, o outro editado por professores portugueses e publicado em Portugal. Foca a disposição e composição de conteúdos culturais visuais e reflete o papel dos elementos visuais no aumento da consciência intercultural dos alunos. Em primeiro lugar, este trabalho analisa dois conjuntos de materiais PL2 de acordo com as características externas e internas do livro didático. Na análise externa, os critérios são estabelecidos em função do contexto-alvo e da informação geral, enquanto a análise interna se centra na função das ajudas visuais e dos conteúdos culturais contidos no mesmo. Através da análise, verifica-se que os livros didáticos PLE publicados na China contêm conteúdos culturais mais ricos, enquanto os publicados em Portugal carecem de conteúdo da cultura de origem. Os resultados mostram também que os editores dos dois conjuntos de materiais não estão muito interessados na função estética das ilustrações, mas prestam mais atenção à função de transferência de conhecimentos das ilustrações. Por outro lado, com base na avaliação dos materiais didáticos, este estudo discute o seu valor como materiais de línguas estrangeiras e ferramentas de ensino para a aprendizagem intercultural. Baseando-se nas opiniões pessoais dos investigadores, este estudo estabelece critérios de avaliação para avaliar o papel das ilustrações no ensino de materiais de aprendizagem de línguas a partir das perspetivas de competência comunicativa, autenticidade, participação e teorias de aprendizagem. Os resultados da avaliação indicam que as ilustrações e tarefas relacionadas com a ilustração nos dois manuais escolares portugueses podem promover a aprendizagem de línguas até certo ponto. Contudo, ambos os conjuntos de materiais carecem do retrato da vida real no país-alvo e do conteúdo do próprio país de aprendentes. O que não é vantajoso para os estudantes compreenderem e respeitarem as diferenças entre diferentes culturas e conduzirá eventualmente a incompreensões na comunicação intercultural.
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