Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Filipa Sobrado e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20240
Resumo: Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_31512ad600d6b37c1b17ea897a3a3141
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras UrbanasEducação interculturalEducação comunitáriaEducação popularTransdisciplinaridadeRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014No presente relatório apresenta-se as atividades desenvolvidas no estágio que se realizou no âmbito do segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Intercultural. Relata-se um projeto de estágio, no campo da Educação Comunitária, cuja exposição se apoia na revisão de literatura relevante sobre o tema, com vista a uma dimensão interpretativa das dinâmicas sociais, nas quais participam as comunidades locais. Este trabalho expõe o desenvolvimento de uma escola voluntária, onde o papel do educador e do educando se fundem. Através de uma abordagem etnográfica crítica apresentam-se as etapas e atividades deste projeto, evidenciando aprendizagens e experiências dos participantes, incluindo da autora do presente relatório, apoiando-me num quadro teórico específico. A escola voluntária surgiu no seguimento da tarefa de Alfabetização Crítica, estabelecida pelo Projeto Fronteiras Urbanas, criando impacto no desenvolvimento da comunidade, através da manifestação de saberes populares e científicos, emergindo uma dinâmica de partilha e diálogo entre todos os participantes. Apresento, também, a minha experiência enquanto educadora de Inglês, demonstrando o processo e reflexões destas sessões. A partir das atividades de estágio, reflito sobre emoções, sentimentos e receios vivenciados nesta jornada.The following paper shows the activities developed during the internship made under the second cycle of studies leading to Master’s Degree in Science of Education, specializing in Intercultural Education. It reports a project, in the field of Community Education, based on relevant literature research, aiming for an interpretative point of view of social dynamics, in which the local communities take part. This paper presents a voluntary school’s development, where the educator and students’ role are merged. The steps and activities of this project are presented through a critical ethnographic approach, evidencing experiences and learning progress of the participants, including the author of this paper, based upon a specific theoretical baseline. This voluntary school was created after the task of Critical Alphabetization, established by the Urban Boundaries Project, making an impact in the community’s development, through the manifestation of popular and scientific knowledge, emerging a sharing and dialogue dynamic between all participants. I also present my experience as an English educator, showing the process and reflections about the sessions. Through these internship activities, I reflect about emotions, feelings and fears lived in this journey.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Mesquita, MônicaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Filipa Sobrado e2015-10-08T15:46:26Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20240TID:201236117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:19.255696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
title Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
spellingShingle Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Silva, Ana Filipa Sobrado e
Educação intercultural
Educação comunitária
Educação popular
Transdisciplinaridade
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
title_short Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
title_full Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
title_fullStr Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
title_full_unstemmed Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
title_sort Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
author Silva, Ana Filipa Sobrado e
author_facet Silva, Ana Filipa Sobrado e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Mesquita, Mônica
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Filipa Sobrado e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Educação comunitária
Educação popular
Transdisciplinaridade
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
topic Educação intercultural
Educação comunitária
Educação popular
Transdisciplinaridade
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
description Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-15
2014-01-01T00:00:00Z
2015-10-08T15:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20240
TID:201236117
url http://hdl.handle.net/10451/20240
identifier_str_mv TID:201236117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134282217684992