Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1951
Resumo: Este trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto.
id RCAP_315df0eeb381a8f6dc2db6a99bf64e91
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básicoLiteraciaMediação leitoraEste trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto.Universidade da Beira InterioruBibliorumProença, Júlia Maria Gonçalves Lopes2014-06-30T15:54:41Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:41.820179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
title Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes
Literacia
Mediação leitora
title_short Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
title_full Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
author Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes
author_facet Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia
Mediação leitora
topic Literacia
Mediação leitora
description Este trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-06-30T15:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1951
url http://hdl.handle.net/10400.6/1951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335725854720