Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1951 |
Resumo: | Este trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto. |
id |
RCAP_315df0eeb381a8f6dc2db6a99bf64e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1951 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básicoLiteraciaMediação leitoraEste trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto.Universidade da Beira InterioruBibliorumProença, Júlia Maria Gonçalves Lopes2014-06-30T15:54:41Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:41.820179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes Literacia Mediação leitora |
title_short |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Mediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes |
author_facet |
Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Mediação leitora |
topic |
Literacia Mediação leitora |
description |
Este trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2014-06-30T15:54:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1951 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136335725854720 |