Leituras especiais para leitores especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Susana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/606
Resumo: Com objetivo de promover a igualdade de acesso a material de leitura, de forma a potenciar a compreensão e motivação leitoras de alunos com dificuldades severas de comunicação, constituiu-se um projeto centrado nas questões da literacia emergente, junto de crianças e jovens com comunicação muito elementar a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos. Com base na metodologia de investigação-ação, procedeu-se à adaptação de materiais (livros; imagens; objetos) de apoio às atividades académicas, disponíveis no Centro do Livro Infantil da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e à adequação das estratégias às características do grupo. Apresentou-se depois o material de leitura inserido numa narrativa construída em “frases eixo” que se repetiam e enquadravam em temas musicais, que serviu de modelo para as docentes responsáveis pelo grupo, recriarem e construírem novos temas. Os dados recolhidos testemunham que a mediação leitora promove competências comunicacionais e cognitivas, mesmo em alunos com comunicação elementar e limitações motoras severas, comprovando que a chave para o sucesso em literacia reside na criação de oportunidades plurais de interação com materiais de leitura, significativos e relevantes para todos (Jane Braunger & Jan Patrícia Lewis, 2006:140).
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