Leituras especiais para leitores especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/606 |
Resumo: | Com objetivo de promover a igualdade de acesso a material de leitura, de forma a potenciar a compreensão e motivação leitoras de alunos com dificuldades severas de comunicação, constituiu-se um projeto centrado nas questões da literacia emergente, junto de crianças e jovens com comunicação muito elementar a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos. Com base na metodologia de investigação-ação, procedeu-se à adaptação de materiais (livros; imagens; objetos) de apoio às atividades académicas, disponíveis no Centro do Livro Infantil da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e à adequação das estratégias às características do grupo. Apresentou-se depois o material de leitura inserido numa narrativa construída em “frases eixo” que se repetiam e enquadravam em temas musicais, que serviu de modelo para as docentes responsáveis pelo grupo, recriarem e construírem novos temas. Os dados recolhidos testemunham que a mediação leitora promove competências comunicacionais e cognitivas, mesmo em alunos com comunicação elementar e limitações motoras severas, comprovando que a chave para o sucesso em literacia reside na criação de oportunidades plurais de interação com materiais de leitura, significativos e relevantes para todos (Jane Braunger & Jan Patrícia Lewis, 2006:140). |
id |
RCAP_650d162d6a40efa119ed981cb7a6018f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/606 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leituras especiais para leitores especiaisNecessidades especiaisLiteracia emergenteMediação leitoraIgualdade de oportunidadesCom objetivo de promover a igualdade de acesso a material de leitura, de forma a potenciar a compreensão e motivação leitoras de alunos com dificuldades severas de comunicação, constituiu-se um projeto centrado nas questões da literacia emergente, junto de crianças e jovens com comunicação muito elementar a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos. Com base na metodologia de investigação-ação, procedeu-se à adaptação de materiais (livros; imagens; objetos) de apoio às atividades académicas, disponíveis no Centro do Livro Infantil da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e à adequação das estratégias às características do grupo. Apresentou-se depois o material de leitura inserido numa narrativa construída em “frases eixo” que se repetiam e enquadravam em temas musicais, que serviu de modelo para as docentes responsáveis pelo grupo, recriarem e construírem novos temas. Os dados recolhidos testemunham que a mediação leitora promove competências comunicacionais e cognitivas, mesmo em alunos com comunicação elementar e limitações motoras severas, comprovando que a chave para o sucesso em literacia reside na criação de oportunidades plurais de interação com materiais de leitura, significativos e relevantes para todos (Jane Braunger & Jan Patrícia Lewis, 2006:140).Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2013-11-22T13:53:28Z2013-11-21T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/606porGomes, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:19Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:19.403844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras especiais para leitores especiais |
title |
Leituras especiais para leitores especiais |
spellingShingle |
Leituras especiais para leitores especiais Gomes, Susana Necessidades especiais Literacia emergente Mediação leitora Igualdade de oportunidades |
title_short |
Leituras especiais para leitores especiais |
title_full |
Leituras especiais para leitores especiais |
title_fullStr |
Leituras especiais para leitores especiais |
title_full_unstemmed |
Leituras especiais para leitores especiais |
title_sort |
Leituras especiais para leitores especiais |
author |
Gomes, Susana |
author_facet |
Gomes, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades especiais Literacia emergente Mediação leitora Igualdade de oportunidades |
topic |
Necessidades especiais Literacia emergente Mediação leitora Igualdade de oportunidades |
description |
Com objetivo de promover a igualdade de acesso a material de leitura, de forma a potenciar a compreensão e motivação leitoras de alunos com dificuldades severas de comunicação, constituiu-se um projeto centrado nas questões da literacia emergente, junto de crianças e jovens com comunicação muito elementar a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos. Com base na metodologia de investigação-ação, procedeu-se à adaptação de materiais (livros; imagens; objetos) de apoio às atividades académicas, disponíveis no Centro do Livro Infantil da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e à adequação das estratégias às características do grupo. Apresentou-se depois o material de leitura inserido numa narrativa construída em “frases eixo” que se repetiam e enquadravam em temas musicais, que serviu de modelo para as docentes responsáveis pelo grupo, recriarem e construírem novos temas. Os dados recolhidos testemunham que a mediação leitora promove competências comunicacionais e cognitivas, mesmo em alunos com comunicação elementar e limitações motoras severas, comprovando que a chave para o sucesso em literacia reside na criação de oportunidades plurais de interação com materiais de leitura, significativos e relevantes para todos (Jane Braunger & Jan Patrícia Lewis, 2006:140). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-22T13:53:28Z 2013-11-21T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/606 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129857187119104 |