Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vasco Alexandre Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13417
Resumo: O século XXI é visto como o século da abundância da informação. Uma organização educativa que tente permanecer num estado hermenêutico e isolado está condenada a não se desenvolver, acabando por não sobreviver à mudança. Estas rápidas e profundas transformações trazem consequências em vários pilares da sociedade, entre eles, a escola. Desta forma, é essencial definir e adaptar, se necessário, as funções dos diferentes agentes de uma escola que se preconiza como um espaço aberto, preparado para as influências externas de uma sociedade da informação e comunicação cada vez mais complexa, na qual o audiovisual é a imagem contemporânea. A realidade social dos indivíduos está embebida pelo consumo da comunicação audiovisual. Os jovens pela “…sua curiosidade, a avidez de conhecer, de decifrar os mistérios do desconhecido, fazem deles consumidores atentos e apaixonados das imagens” (Mercado, 1984, p. 53). O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação dos media e das tecnologias na escola, por forma a maximizar a aprendizagem dos alunos. Na componente prática deste trabalho é apresentado um caso de estudo na Região Autónoma da Madeira (caso Programa Educamedia) no qual, se tem a perceção da sua influência na utilização das tecnologias e dos media e, em concreto, o cinema na escola, por parte dos professores e alunos. E isso, verifica-se pela sua participação ativa e, especificamente, no projeto “Aprender com o Cinema”, onde são realizadas várias atividades, utilizando as linguagens mediáticas. Os materiais e recursos disponibilizados pelo programa são uma mais-valia, além de potenciarem o uso dos media e das tecnologias na escola, vão também ao encontro das necessidades educativas escolares a nível de formação para a cidadania. Constata-se que os alunos têm a noção da importância do uso dos media e das tecnologias em sala de aula, na sua aprendizagem, nomeadamente, o vídeo e o filme, verificando-se que a sua utilização, nestes casos, é profícua e motivadora para introduzir, exemplificar e explorar determinados conteúdos. Os mesmos consideram que aprendem bastante mais sobre um tema ou assunto explorado através das atividades propostas pelo Educamedia.
id RCAP_3184583aa44272dad7753b65a9541009
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de casoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO século XXI é visto como o século da abundância da informação. Uma organização educativa que tente permanecer num estado hermenêutico e isolado está condenada a não se desenvolver, acabando por não sobreviver à mudança. Estas rápidas e profundas transformações trazem consequências em vários pilares da sociedade, entre eles, a escola. Desta forma, é essencial definir e adaptar, se necessário, as funções dos diferentes agentes de uma escola que se preconiza como um espaço aberto, preparado para as influências externas de uma sociedade da informação e comunicação cada vez mais complexa, na qual o audiovisual é a imagem contemporânea. A realidade social dos indivíduos está embebida pelo consumo da comunicação audiovisual. Os jovens pela “…sua curiosidade, a avidez de conhecer, de decifrar os mistérios do desconhecido, fazem deles consumidores atentos e apaixonados das imagens” (Mercado, 1984, p. 53). O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação dos media e das tecnologias na escola, por forma a maximizar a aprendizagem dos alunos. Na componente prática deste trabalho é apresentado um caso de estudo na Região Autónoma da Madeira (caso Programa Educamedia) no qual, se tem a perceção da sua influência na utilização das tecnologias e dos media e, em concreto, o cinema na escola, por parte dos professores e alunos. E isso, verifica-se pela sua participação ativa e, especificamente, no projeto “Aprender com o Cinema”, onde são realizadas várias atividades, utilizando as linguagens mediáticas. Os materiais e recursos disponibilizados pelo programa são uma mais-valia, além de potenciarem o uso dos media e das tecnologias na escola, vão também ao encontro das necessidades educativas escolares a nível de formação para a cidadania. Constata-se que os alunos têm a noção da importância do uso dos media e das tecnologias em sala de aula, na sua aprendizagem, nomeadamente, o vídeo e o filme, verificando-se que a sua utilização, nestes casos, é profícua e motivadora para introduzir, exemplificar e explorar determinados conteúdos. Os mesmos consideram que aprendem bastante mais sobre um tema ou assunto explorado através das atividades propostas pelo Educamedia.The XXI century is seen as the century of the abundance of information. An educational organization that try to remain isolated and in a state hermeneutic is not doomed to develop and ultimately not survive the change. These rapid and profound transformations bring consequences on several pillars of society, including the school. Thus, it is essential to develop and adapt, if necessary, the roles of different stakeholders in a school that advocates as an open space, ready to external influences of an information society and increasingly complex communication, in which the audiovisual contemporary image. The social reality of individuals is embedded by the consumption of audiovisual communication. Youngsters by "... their curiosity, eagerness to learn, to decipher the mysteries of the unknown, make them aware and passionate consumers of images" (Mercado, 1984, p. 53). The goal of this dissertation is to contribute to a better understanding of the factors that can enhance the incorporation of media and technology in school in order to maximize student learning. In practical component of this work is presented a case study in the Autonomous Region of Madeira (case Educamedia Program) in which, if you have the perception of its influence on the use of technology and media and, specifically, film school, by teachers and students. And that, it turns out for their active participation and specifically the project "Learning with movies" were various activities are performed using the language media. The materials and resources provided by the program are an asset, and potentiate the use of media and technology in the school, will also meet the educational needs school in training for citizenship. It appears that students are aware of the importance of using media and technology in the classroom, in their learning, namely, video and film, verifying that their use in such cases is fruitful and motivating for introduce, exemplify and explore certain content. They consider that they learn much more about a topic or issue explored through the activities proposed by Educamedia.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Vasco Alexandre Ferreira2013-12-11T14:29:51Z2012-10-2420122012-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:40.145006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
title Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
spellingShingle Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
Cunha, Vasco Alexandre Ferreira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
title_full Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
title_fullStr Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
title_full_unstemmed Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
title_sort Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
author Cunha, Vasco Alexandre Ferreira
author_facet Cunha, Vasco Alexandre Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lagarto, José Reis
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Vasco Alexandre Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O século XXI é visto como o século da abundância da informação. Uma organização educativa que tente permanecer num estado hermenêutico e isolado está condenada a não se desenvolver, acabando por não sobreviver à mudança. Estas rápidas e profundas transformações trazem consequências em vários pilares da sociedade, entre eles, a escola. Desta forma, é essencial definir e adaptar, se necessário, as funções dos diferentes agentes de uma escola que se preconiza como um espaço aberto, preparado para as influências externas de uma sociedade da informação e comunicação cada vez mais complexa, na qual o audiovisual é a imagem contemporânea. A realidade social dos indivíduos está embebida pelo consumo da comunicação audiovisual. Os jovens pela “…sua curiosidade, a avidez de conhecer, de decifrar os mistérios do desconhecido, fazem deles consumidores atentos e apaixonados das imagens” (Mercado, 1984, p. 53). O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação dos media e das tecnologias na escola, por forma a maximizar a aprendizagem dos alunos. Na componente prática deste trabalho é apresentado um caso de estudo na Região Autónoma da Madeira (caso Programa Educamedia) no qual, se tem a perceção da sua influência na utilização das tecnologias e dos media e, em concreto, o cinema na escola, por parte dos professores e alunos. E isso, verifica-se pela sua participação ativa e, especificamente, no projeto “Aprender com o Cinema”, onde são realizadas várias atividades, utilizando as linguagens mediáticas. Os materiais e recursos disponibilizados pelo programa são uma mais-valia, além de potenciarem o uso dos media e das tecnologias na escola, vão também ao encontro das necessidades educativas escolares a nível de formação para a cidadania. Constata-se que os alunos têm a noção da importância do uso dos media e das tecnologias em sala de aula, na sua aprendizagem, nomeadamente, o vídeo e o filme, verificando-se que a sua utilização, nestes casos, é profícua e motivadora para introduzir, exemplificar e explorar determinados conteúdos. Os mesmos consideram que aprendem bastante mais sobre um tema ou assunto explorado através das atividades propostas pelo Educamedia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24
2012
2012-10-24T00:00:00Z
2013-12-11T14:29:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13417
url http://hdl.handle.net/10400.14/13417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131781547425792