Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13417 |
Resumo: | O século XXI é visto como o século da abundância da informação. Uma organização educativa que tente permanecer num estado hermenêutico e isolado está condenada a não se desenvolver, acabando por não sobreviver à mudança. Estas rápidas e profundas transformações trazem consequências em vários pilares da sociedade, entre eles, a escola. Desta forma, é essencial definir e adaptar, se necessário, as funções dos diferentes agentes de uma escola que se preconiza como um espaço aberto, preparado para as influências externas de uma sociedade da informação e comunicação cada vez mais complexa, na qual o audiovisual é a imagem contemporânea. A realidade social dos indivíduos está embebida pelo consumo da comunicação audiovisual. Os jovens pela “…sua curiosidade, a avidez de conhecer, de decifrar os mistérios do desconhecido, fazem deles consumidores atentos e apaixonados das imagens” (Mercado, 1984, p. 53). O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação dos media e das tecnologias na escola, por forma a maximizar a aprendizagem dos alunos. Na componente prática deste trabalho é apresentado um caso de estudo na Região Autónoma da Madeira (caso Programa Educamedia) no qual, se tem a perceção da sua influência na utilização das tecnologias e dos media e, em concreto, o cinema na escola, por parte dos professores e alunos. E isso, verifica-se pela sua participação ativa e, especificamente, no projeto “Aprender com o Cinema”, onde são realizadas várias atividades, utilizando as linguagens mediáticas. Os materiais e recursos disponibilizados pelo programa são uma mais-valia, além de potenciarem o uso dos media e das tecnologias na escola, vão também ao encontro das necessidades educativas escolares a nível de formação para a cidadania. Constata-se que os alunos têm a noção da importância do uso dos media e das tecnologias em sala de aula, na sua aprendizagem, nomeadamente, o vídeo e o filme, verificando-se que a sua utilização, nestes casos, é profícua e motivadora para introduzir, exemplificar e explorar determinados conteúdos. Os mesmos consideram que aprendem bastante mais sobre um tema ou assunto explorado através das atividades propostas pelo Educamedia. |
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Os jovens pela “…sua curiosidade, a avidez de conhecer, de decifrar os mistérios do desconhecido, fazem deles consumidores atentos e apaixonados das imagens” (Mercado, 1984, p. 53). O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação dos media e das tecnologias na escola, por forma a maximizar a aprendizagem dos alunos. Na componente prática deste trabalho é apresentado um caso de estudo na Região Autónoma da Madeira (caso Programa Educamedia) no qual, se tem a perceção da sua influência na utilização das tecnologias e dos media e, em concreto, o cinema na escola, por parte dos professores e alunos. E isso, verifica-se pela sua participação ativa e, especificamente, no projeto “Aprender com o Cinema”, onde são realizadas várias atividades, utilizando as linguagens mediáticas. Os materiais e recursos disponibilizados pelo programa são uma mais-valia, além de potenciarem o uso dos media e das tecnologias na escola, vão também ao encontro das necessidades educativas escolares a nível de formação para a cidadania. Constata-se que os alunos têm a noção da importância do uso dos media e das tecnologias em sala de aula, na sua aprendizagem, nomeadamente, o vídeo e o filme, verificando-se que a sua utilização, nestes casos, é profícua e motivadora para introduzir, exemplificar e explorar determinados conteúdos. Os mesmos consideram que aprendem bastante mais sobre um tema ou assunto explorado através das atividades propostas pelo Educamedia.The XXI century is seen as the century of the abundance of information. An educational organization that try to remain isolated and in a state hermeneutic is not doomed to develop and ultimately not survive the change. These rapid and profound transformations bring consequences on several pillars of society, including the school. Thus, it is essential to develop and adapt, if necessary, the roles of different stakeholders in a school that advocates as an open space, ready to external influences of an information society and increasingly complex communication, in which the audiovisual contemporary image. The social reality of individuals is embedded by the consumption of audiovisual communication. Youngsters by "... their curiosity, eagerness to learn, to decipher the mysteries of the unknown, make them aware and passionate consumers of images" (Mercado, 1984, p. 53). The goal of this dissertation is to contribute to a better understanding of the factors that can enhance the incorporation of media and technology in school in order to maximize student learning. In practical component of this work is presented a case study in the Autonomous Region of Madeira (case Educamedia Program) in which, if you have the perception of its influence on the use of technology and media and, specifically, film school, by teachers and students. And that, it turns out for their active participation and specifically the project "Learning with movies" were various activities are performed using the language media. The materials and resources provided by the program are an asset, and potentiate the use of media and technology in the school, will also meet the educational needs school in training for citizenship. It appears that students are aware of the importance of using media and technology in the classroom, in their learning, namely, video and film, verifying that their use in such cases is fruitful and motivating for introduce, exemplify and explore certain content. They consider that they learn much more about a topic or issue explored through the activities proposed by Educamedia.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Vasco Alexandre Ferreira2013-12-11T14:29:51Z2012-10-2420122012-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:40.145006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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