Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Jody de Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39889
Resumo: Estudar a escola não é uma tarefa fácil, trata-se de observar e analisar a complexidade de uma infinidade de universos individuais, buscando, assim, compreender as diversidades que influenciam o funcionamento da escola e a realização dos trabalhos de coordenadores e professores. As práticas de gestão empregadas pelas escolas visam dar sentido e proporcionar o direcionamento adequado das ações, dos processos, das iniciativas, dos planos e das interações executados pelos professores, coordenadores e demais colaboradores da escola. O advento das tecnologias da informação elevou o desafio da escola, tendo em vista que tais recursos configuram ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, além de proporcionarem maior autonomia e liberdade. Tal fato exige mudanças na forma de pensar a escola e na forma de ensinar e aprender, propondo a quebra de inúmeros paradigmas ainda profundamente enraizados no agir e no pensar de diversos gestores e educadores. Nesse sentido, a gestão escolar assume papel fundamental de influenciar as mudanças necessárias nos ambientes educativos a fim de proporcionar a adoção de novas práticas inovadoras e de novos instrumentos pedagógicos, dentre eles as tecnologias educacionais para o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios de uma sociedade cada vez mais informatizada. A pesquisa se justifica tendo em vista a utilização cada vez mais significativa das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nos espaços educativos e importância que a gestão escolar possui diante das práticas de gestão empregadas para influenciar a aplicação de práticas pedagógicas que considerem a utilização de tecnologias educacionais nos ambientes de ensino e aprendizagem. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nas práticas educativas em uma escola de ensino médio na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Além disso, deseja-se verificar se a gestão escolar influencia diretamente no resultado da aplicação tecnologias educacionais e se a capacitação do corpo docente, promovida pela influência da gestão escolar, interfere nos resultados da aplicação da aplicação de tecnologias educacionais. Assim, o presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar as concepções teóricas da gestão, dentre elas a gestão burocrática e o pensamento sistémico, que influenciam, até os dias atuais, o funcionamento e a forma como são executados os trabalhos na escola. Em seguida, são apresentadas questões relativas à inovação, à escola inovadora e às tecnologias educacionais, apresentando a importância do movimento de transformação que precisa ser adotado pela escola para oferecer uma educação com significado e alinhada aos novos tempos. Por último, são apresentados temas relacionados à importância dos instrumentos de gestão e formação de docentes como linhas condutoras da influência da gestão escolar para a adoção de tecnologias educacionais nos espaços de ensino e aprendizagem da escola. A pesquisa apresentou resultados que confirmam a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nos espaços educativos e confirmou também a influência da capacitação do corpo docente na aplicação das tecnologias educacionais nesses mesmos espaços. A pesquisa contou com a participação de vinte e cinco professores e cinco gestores da escola pesquisada que responderam a um questionário de pesquisa por meio de formulário eletrónico. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o incremento da investigação acerca da importância que a gestão escolar possui quanto à influência que exerce sobre seus colaboradores para a adoção de tecnologias educacionais e práticas inovadoras nos espaços de ensino e aprendizagem.
id RCAP_7454b056b61267f1b1790d0e37b84551
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEstudar a escola não é uma tarefa fácil, trata-se de observar e analisar a complexidade de uma infinidade de universos individuais, buscando, assim, compreender as diversidades que influenciam o funcionamento da escola e a realização dos trabalhos de coordenadores e professores. As práticas de gestão empregadas pelas escolas visam dar sentido e proporcionar o direcionamento adequado das ações, dos processos, das iniciativas, dos planos e das interações executados pelos professores, coordenadores e demais colaboradores da escola. O advento das tecnologias da informação elevou o desafio da escola, tendo em vista que tais recursos configuram ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, além de proporcionarem maior autonomia e liberdade. Tal fato exige mudanças na forma de pensar a escola e na forma de ensinar e aprender, propondo a quebra de inúmeros paradigmas ainda profundamente enraizados no agir e no pensar de diversos gestores e educadores. Nesse sentido, a gestão escolar assume papel fundamental de influenciar as mudanças necessárias nos ambientes educativos a fim de proporcionar a adoção de novas práticas inovadoras e de novos instrumentos pedagógicos, dentre eles as tecnologias educacionais para o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios de uma sociedade cada vez mais informatizada. A pesquisa se justifica tendo em vista a utilização cada vez mais significativa das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nos espaços educativos e importância que a gestão escolar possui diante das práticas de gestão empregadas para influenciar a aplicação de práticas pedagógicas que considerem a utilização de tecnologias educacionais nos ambientes de ensino e aprendizagem. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nas práticas educativas em uma escola de ensino médio na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Além disso, deseja-se verificar se a gestão escolar influencia diretamente no resultado da aplicação tecnologias educacionais e se a capacitação do corpo docente, promovida pela influência da gestão escolar, interfere nos resultados da aplicação da aplicação de tecnologias educacionais. Assim, o presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar as concepções teóricas da gestão, dentre elas a gestão burocrática e o pensamento sistémico, que influenciam, até os dias atuais, o funcionamento e a forma como são executados os trabalhos na escola. Em seguida, são apresentadas questões relativas à inovação, à escola inovadora e às tecnologias educacionais, apresentando a importância do movimento de transformação que precisa ser adotado pela escola para oferecer uma educação com significado e alinhada aos novos tempos. Por último, são apresentados temas relacionados à importância dos instrumentos de gestão e formação de docentes como linhas condutoras da influência da gestão escolar para a adoção de tecnologias educacionais nos espaços de ensino e aprendizagem da escola. A pesquisa apresentou resultados que confirmam a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nos espaços educativos e confirmou também a influência da capacitação do corpo docente na aplicação das tecnologias educacionais nesses mesmos espaços. A pesquisa contou com a participação de vinte e cinco professores e cinco gestores da escola pesquisada que responderam a um questionário de pesquisa por meio de formulário eletrónico. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o incremento da investigação acerca da importância que a gestão escolar possui quanto à influência que exerce sobre seus colaboradores para a adoção de tecnologias educacionais e práticas inovadoras nos espaços de ensino e aprendizagem.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva Filho, Jody de Andrade2023-01-17T11:24:25Z2022-11-222022-072022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39889TID:203155831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:39.998550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
title Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
spellingShingle Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
Silva Filho, Jody de Andrade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
title_full Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
title_fullStr Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
title_full_unstemmed Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
title_sort Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
author Silva Filho, Jody de Andrade
author_facet Silva Filho, Jody de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Jody de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Estudar a escola não é uma tarefa fácil, trata-se de observar e analisar a complexidade de uma infinidade de universos individuais, buscando, assim, compreender as diversidades que influenciam o funcionamento da escola e a realização dos trabalhos de coordenadores e professores. As práticas de gestão empregadas pelas escolas visam dar sentido e proporcionar o direcionamento adequado das ações, dos processos, das iniciativas, dos planos e das interações executados pelos professores, coordenadores e demais colaboradores da escola. O advento das tecnologias da informação elevou o desafio da escola, tendo em vista que tais recursos configuram ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, além de proporcionarem maior autonomia e liberdade. Tal fato exige mudanças na forma de pensar a escola e na forma de ensinar e aprender, propondo a quebra de inúmeros paradigmas ainda profundamente enraizados no agir e no pensar de diversos gestores e educadores. Nesse sentido, a gestão escolar assume papel fundamental de influenciar as mudanças necessárias nos ambientes educativos a fim de proporcionar a adoção de novas práticas inovadoras e de novos instrumentos pedagógicos, dentre eles as tecnologias educacionais para o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios de uma sociedade cada vez mais informatizada. A pesquisa se justifica tendo em vista a utilização cada vez mais significativa das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nos espaços educativos e importância que a gestão escolar possui diante das práticas de gestão empregadas para influenciar a aplicação de práticas pedagógicas que considerem a utilização de tecnologias educacionais nos ambientes de ensino e aprendizagem. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nas práticas educativas em uma escola de ensino médio na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Além disso, deseja-se verificar se a gestão escolar influencia diretamente no resultado da aplicação tecnologias educacionais e se a capacitação do corpo docente, promovida pela influência da gestão escolar, interfere nos resultados da aplicação da aplicação de tecnologias educacionais. Assim, o presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar as concepções teóricas da gestão, dentre elas a gestão burocrática e o pensamento sistémico, que influenciam, até os dias atuais, o funcionamento e a forma como são executados os trabalhos na escola. Em seguida, são apresentadas questões relativas à inovação, à escola inovadora e às tecnologias educacionais, apresentando a importância do movimento de transformação que precisa ser adotado pela escola para oferecer uma educação com significado e alinhada aos novos tempos. Por último, são apresentados temas relacionados à importância dos instrumentos de gestão e formação de docentes como linhas condutoras da influência da gestão escolar para a adoção de tecnologias educacionais nos espaços de ensino e aprendizagem da escola. A pesquisa apresentou resultados que confirmam a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nos espaços educativos e confirmou também a influência da capacitação do corpo docente na aplicação das tecnologias educacionais nesses mesmos espaços. A pesquisa contou com a participação de vinte e cinco professores e cinco gestores da escola pesquisada que responderam a um questionário de pesquisa por meio de formulário eletrónico. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o incremento da investigação acerca da importância que a gestão escolar possui quanto à influência que exerce sobre seus colaboradores para a adoção de tecnologias educacionais e práticas inovadoras nos espaços de ensino e aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2022-07
2022-11-22T00:00:00Z
2023-01-17T11:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39889
TID:203155831
url http://hdl.handle.net/10400.14/39889
identifier_str_mv TID:203155831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132051592445952