O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22870
Resumo: Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.
id RCAP_31848cd788742a034e2f923efa624233
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º cicloO Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º cicloArtigosNeste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.In this text we present some results pertaining to the contribution of the Program for Continuous Training in Mathematics towards the development of the ability to reflect upon their practice of three teachers. Following a methodological approach of an interpretative nature, with a case study design, semi-structured interviews were conducted with the three case-teachers, work sessions and classes were observed and documental data was gathered, with a specific attention to the portfolios built within the training program. From this study it is possible to determine that for Aida, Dora and Sara, the teachers participating in this study, reflection was envisaged as a particularly important aspect of the program. The showed different preferences for forms of reflection undertaken, and have also diverged in considering the portfolio as promoting reflection, as well as they have diverged in the content and levels of depth of written reflections presented.APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22870por2183-28380872-3915Martins, CristinaSantos, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.070938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
spellingShingle O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
Martins, Cristina
Artigos
title_short O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_full O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_fullStr O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_full_unstemmed O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_sort O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Santos, Leonor
author_role author
author2 Santos, Leonor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Santos, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22870
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478765146112