O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/10979
Resumo: Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.
id RCAP_2b87de510226f0c18ecd4911455d4da2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º cicloReflexãoFormação de professoresEnsino da Matemática1º Ciclo do Ensino BásicoNeste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaSantos, Leonor2014-10-23T11:00:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10979porMartins, Cristina; Santos, Leonor (2012). O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante: ISSN 0872-3915. XXI:1, p. 95-1190872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:26:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:42.953985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
spellingShingle O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
Martins, Cristina
Reflexão
Formação de professores
Ensino da Matemática
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_full O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_fullStr O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_full_unstemmed O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
title_sort O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Santos, Leonor
author_role author
author2 Santos, Leonor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Santos, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Formação de professores
Ensino da Matemática
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Reflexão
Formação de professores
Ensino da Matemática
1º Ciclo do Ensino Básico
description Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-10-23T11:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/10979
url http://hdl.handle.net/10198/10979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Cristina; Santos, Leonor (2012). O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante: ISSN 0872-3915. XXI:1, p. 95-119
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135251979567104