O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/10979 |
Resumo: | Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas. |
id |
RCAP_2b87de510226f0c18ecd4911455d4da2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º cicloReflexãoFormação de professoresEnsino da Matemática1º Ciclo do Ensino BásicoNeste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaSantos, Leonor2014-10-23T11:00:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10979porMartins, Cristina; Santos, Leonor (2012). O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante: ISSN 0872-3915. XXI:1, p. 95-1190872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:26:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:42.953985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
title |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
spellingShingle |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo Martins, Cristina Reflexão Formação de professores Ensino da Matemática 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
title_full |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
title_fullStr |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
title_full_unstemmed |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
title_sort |
O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo |
author |
Martins, Cristina |
author_facet |
Martins, Cristina Santos, Leonor |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leonor |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristina Santos, Leonor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Formação de professores Ensino da Matemática 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Reflexão Formação de professores Ensino da Matemática 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-10-23T11:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/10979 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/10979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Cristina; Santos, Leonor (2012). O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante: ISSN 0872-3915. XXI:1, p. 95-119 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135251979567104 |