Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/539 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of students and strongly contribute to the constitution of students as authors. |
id |
RCAP_318e3b13c23f868b6f10dc2389cee426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/539 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autoresEscritaEnsino-AprendizagemAutoriaEste artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of students and strongly contribute to the constitution of students as authors.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBarros, ClaúdiaPadilha, Simone2011-08-25T13:02:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/539porBarros,C. & Padilha,S. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções,19(7),259-2731646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:27Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.764203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
spellingShingle |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores Barros, Claúdia Escrita Ensino-Aprendizagem Autoria |
title_short |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_full |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_fullStr |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_full_unstemmed |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_sort |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
author |
Barros, Claúdia |
author_facet |
Barros, Claúdia Padilha, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Padilha, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Claúdia Padilha, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Ensino-Aprendizagem Autoria |
topic |
Escrita Ensino-Aprendizagem Autoria |
description |
Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of students and strongly contribute to the constitution of students as authors. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-25T13:02:25Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/539 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros,C. & Padilha,S. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções,19(7),259-273 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137021804937216 |