Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Padilha, Simone de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.482
Resumo: Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores.
id RCAP_e6273a4166f8ef33c43221d9d01bcde8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autoresNúmero 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.482por1646-2335Barros, Cláudia Graziano Paes dePadilha, Simone de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:58Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:40.870772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
title Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
spellingShingle Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
Barros, Cláudia Graziano Paes de
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.
title_short Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
title_full Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
title_fullStr Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
title_full_unstemmed Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
title_sort Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
author Barros, Cláudia Graziano Paes de
author_facet Barros, Cláudia Graziano Paes de
Padilha, Simone de Jesus
author_role author
author2 Padilha, Simone de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Cláudia Graziano Paes de
Padilha, Simone de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.
topic Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.
description Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.482
url https://doi.org/10.25755/int.482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948032266240