Navegação segura na internet - riscos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Novo, Cristina, Gomes, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/426
Resumo: O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de relações pessoais, entre outros aspectos das vidas de crianças, jovens e adultos do século XXI. No âmbito da disciplina Comunicação Educacional e Meios e Materiais de Ensino (CEMME), leccionada no curso de licenciatura em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), surgiu a oportunidade de realização de um projecto que teve como principal objectivo a sensibilização de pais, educadores de infância e alunos do ensino superior, sobre os perigos a que estamos sujeitos na utilização das TIC em geral e da Internet em particular, promovendo momentos de reflexão conjunta relativamente a boas práticas a adoptar. Deste trabalho, fica a convicção de que muito caminho ainda há para percorrer na formação de professores e educadores, no que toca à forma como usam a rede Internet e como cuidam dos computadores de que são utilizadores, já que os jovens que frequentam a formação de nível 1 (1º ciclo de Blonha) são assíduos utilizadores das TIC, mas revelam lacunas no que toca à exposição a que se sujeitam na rede. De igual forma, têm alguma dificuldade em respeitar e cuidar da segurança pessoal e dos seus computadores, muito embora a amostra com que trabalhámos tenha tentado passar uma imagem diferente, mais informada e esclarecida do que aquilo que verificámos na realidade dos workshops e nas reflexões que deles resultaram.Abstract Technological advances and the massive use of Information and Communication Technology (ICT) have transformed the way of living of subjects in contemporary societies, at a speed unmatched in the past. So it isn’t difficult to recognize that the use of ICT brought benefits to the distribution of Information, speed of interpersonal communication, knowledge acquirement, development of personal relationships, among other aspects of lives of children, young people and adults of the twenty-first century. Within the class of Educational Communication and Media Teaching Materials (ECMTM), teaching in the undergraduate program in Childhood Education, at the Higher School of Education of Santarém (HSES), we had the opportunity to develop a project that had the objective of sensitizing parents, kindergarten teachers and higher education students about the dangers of the use of ICT in general and the Internet in particular, promoting joint moments of reflection on good practices to be adopted. This work brings us the conviction that there is still a long way to run in alerting teachers and educators to be concerned about the way they use the Internet and take care of their computers, since young people are frequent users of ICT, but have difficulties when it comes to caution their exposure to network; they have also difficulty in respecting and caring for their personal security and of their computers, although our participants have tried to give a different idea, more informed and clarified than what we saw in the reality in workshop discussions.
id RCAP_319305336732dda30262e49f0aeeee1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Navegação segura na internet - riscos e desafiosFormação de professoresTICInternetTeacher trainingICTInternetO avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de relações pessoais, entre outros aspectos das vidas de crianças, jovens e adultos do século XXI. No âmbito da disciplina Comunicação Educacional e Meios e Materiais de Ensino (CEMME), leccionada no curso de licenciatura em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), surgiu a oportunidade de realização de um projecto que teve como principal objectivo a sensibilização de pais, educadores de infância e alunos do ensino superior, sobre os perigos a que estamos sujeitos na utilização das TIC em geral e da Internet em particular, promovendo momentos de reflexão conjunta relativamente a boas práticas a adoptar. Deste trabalho, fica a convicção de que muito caminho ainda há para percorrer na formação de professores e educadores, no que toca à forma como usam a rede Internet e como cuidam dos computadores de que são utilizadores, já que os jovens que frequentam a formação de nível 1 (1º ciclo de Blonha) são assíduos utilizadores das TIC, mas revelam lacunas no que toca à exposição a que se sujeitam na rede. De igual forma, têm alguma dificuldade em respeitar e cuidar da segurança pessoal e dos seus computadores, muito embora a amostra com que trabalhámos tenha tentado passar uma imagem diferente, mais informada e esclarecida do que aquilo que verificámos na realidade dos workshops e nas reflexões que deles resultaram.Abstract Technological advances and the massive use of Information and Communication Technology (ICT) have transformed the way of living of subjects in contemporary societies, at a speed unmatched in the past. So it isn’t difficult to recognize that the use of ICT brought benefits to the distribution of Information, speed of interpersonal communication, knowledge acquirement, development of personal relationships, among other aspects of lives of children, young people and adults of the twenty-first century. Within the class of Educational Communication and Media Teaching Materials (ECMTM), teaching in the undergraduate program in Childhood Education, at the Higher School of Education of Santarém (HSES), we had the opportunity to develop a project that had the objective of sensitizing parents, kindergarten teachers and higher education students about the dangers of the use of ICT in general and the Internet in particular, promoting joint moments of reflection on good practices to be adopted. This work brings us the conviction that there is still a long way to run in alerting teachers and educators to be concerned about the way they use the Internet and take care of their computers, since young people are frequent users of ICT, but have difficulties when it comes to caution their exposure to network; they have also difficulty in respecting and caring for their personal security and of their computers, although our participants have tried to give a different idea, more informed and clarified than what we saw in the reality in workshop discussions.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPires, CarinaNovo, CristinaGomes, Joana2011-04-18T16:13:30Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/426porPires,C.,Novo,Cristina & Gomes, Joana (2010).Navegação segura na internet - riscos e desafios. IPS.ESE. Revista Interacções,14(6),77-97.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:01.115607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Navegação segura na internet - riscos e desafios
title Navegação segura na internet - riscos e desafios
spellingShingle Navegação segura na internet - riscos e desafios
Pires, Carina
Formação de professores
TIC
Internet
Teacher training
ICT
Internet
title_short Navegação segura na internet - riscos e desafios
title_full Navegação segura na internet - riscos e desafios
title_fullStr Navegação segura na internet - riscos e desafios
title_full_unstemmed Navegação segura na internet - riscos e desafios
title_sort Navegação segura na internet - riscos e desafios
author Pires, Carina
author_facet Pires, Carina
Novo, Cristina
Gomes, Joana
author_role author
author2 Novo, Cristina
Gomes, Joana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Carina
Novo, Cristina
Gomes, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
TIC
Internet
Teacher training
ICT
Internet
topic Formação de professores
TIC
Internet
Teacher training
ICT
Internet
description O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de relações pessoais, entre outros aspectos das vidas de crianças, jovens e adultos do século XXI. No âmbito da disciplina Comunicação Educacional e Meios e Materiais de Ensino (CEMME), leccionada no curso de licenciatura em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), surgiu a oportunidade de realização de um projecto que teve como principal objectivo a sensibilização de pais, educadores de infância e alunos do ensino superior, sobre os perigos a que estamos sujeitos na utilização das TIC em geral e da Internet em particular, promovendo momentos de reflexão conjunta relativamente a boas práticas a adoptar. Deste trabalho, fica a convicção de que muito caminho ainda há para percorrer na formação de professores e educadores, no que toca à forma como usam a rede Internet e como cuidam dos computadores de que são utilizadores, já que os jovens que frequentam a formação de nível 1 (1º ciclo de Blonha) são assíduos utilizadores das TIC, mas revelam lacunas no que toca à exposição a que se sujeitam na rede. De igual forma, têm alguma dificuldade em respeitar e cuidar da segurança pessoal e dos seus computadores, muito embora a amostra com que trabalhámos tenha tentado passar uma imagem diferente, mais informada e esclarecida do que aquilo que verificámos na realidade dos workshops e nas reflexões que deles resultaram.Abstract Technological advances and the massive use of Information and Communication Technology (ICT) have transformed the way of living of subjects in contemporary societies, at a speed unmatched in the past. So it isn’t difficult to recognize that the use of ICT brought benefits to the distribution of Information, speed of interpersonal communication, knowledge acquirement, development of personal relationships, among other aspects of lives of children, young people and adults of the twenty-first century. Within the class of Educational Communication and Media Teaching Materials (ECMTM), teaching in the undergraduate program in Childhood Education, at the Higher School of Education of Santarém (HSES), we had the opportunity to develop a project that had the objective of sensitizing parents, kindergarten teachers and higher education students about the dangers of the use of ICT in general and the Internet in particular, promoting joint moments of reflection on good practices to be adopted. This work brings us the conviction that there is still a long way to run in alerting teachers and educators to be concerned about the way they use the Internet and take care of their computers, since young people are frequent users of ICT, but have difficulties when it comes to caution their exposure to network; they have also difficulty in respecting and caring for their personal security and of their computers, although our participants have tried to give a different idea, more informed and clarified than what we saw in the reality in workshop discussions.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-18T16:13:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/426
url http://hdl.handle.net/10400.15/426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires,C.,Novo,Cristina & Gomes, Joana (2010).Navegação segura na internet - riscos e desafios. IPS.ESE. Revista Interacções,14(6),77-97.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021046816768