A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Pedro Pepe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/59225
Resumo: Fazem parte deste Relatório mais 4 filmes que podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
id RCAP_31a8b8880a8738a2a0075c71335c4156
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/59225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de HistóriaEscola IndígenaAprendizagem cooperativaEducaçãoEnsino da HistóriaDesenvolvimento SocialSucesso EscolarSchoolEducationHistory TeachingCooperative LearningSocial DevelopmentSchool SuccessDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaFazem parte deste Relatório mais 4 filmes que podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaA Escola sempre foi uma instituição social com extrema importância, repleta de responsabilidade no seio de uma comunidade. Criada com o objetivo de formar jovens para uma vida em sociedade, e com a missão de lhes dar ferramentas que possam utilizar na procura da estabilidade, segurança e felicidade ao longo da vida, a Escola deve servir, acima de tudo e todos, os seus alunos. Numa altura em que o mercado de trabalho se afigura cada vez mais competitivo, é importante utilizar outras metodologias de ensino/aprendizagem com o objetivo de preparar os jovens para uma vida social e profissional exigente onde aptidões como o trabalho de equipa e a entreajuda são cada vez mais valorizadas. Assim, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária da Cidadela, em Cascais, foi aplicada a metodologia da aprendizagem cooperativa na disciplina de História, através da realização de trabalhos de grupo com objetivos específicos. Uma secção do relatório é dedicada a um breve enquadramento teórico sobre esta ferramenta metodológica. Ao longo da realização dos projetos pude observar a relação de trabalho que os elementos das turmas iam estabelecendo uns com os outros, o seu desempenho escolar e se houve, efetivamente, aprendizagens significativas em relação às temáticas exploradas durante as atividades de cariz cooperativo. Após a análise dos dados que recolhi durante o ano letivo, tento esclarecer se existiram, de facto, vantagens na aplicação da aprendizagem cooperativa às turmas que me foram atribuídas e qual deve ser o papel do professor neste tipo de aulas.The School has always been an extremly important social institution, filled with responsability in the midst of a community. Created with the porpuse of educating younger generations to live in society, and instilled with the mission of providing them tools wich they can use in the pursuit of stability, security e hapiness throughout their lifes, the School must serve, above all else, their students. At a time when the work market is showing itself to be more and more competitive, its important to use diferent teaching/learning strategies with the objective of preparing young students for a demanding social and professional life where skills like teamwork and mutual aid are increasingly valued. Therefore, during my Supervised Teaching Practice at the Cidadela Secondary School in Cascais, the methodology of cooperative learning in the discipline of History was applied through group work with specific objectives. A section of this report is devoted to a brief theoretical framework on this methodological tool. Throughout the production of the projects I was able to observe the work relationship that the elements of the class were establishing with each other, their school performance and if there were, effectively, significant learnings in relation to the themes explored during the activities of cooperative nature. After analyzing the data that I collected during the school year, I try to clarify if there were indeed advantages in the application of cooperative learning to the classes assigned to me and what should be the role of the teacher in this type of classes.Henriques, Raquel PereiraRUNPereira, João Pedro Pepe2021-12-19T01:30:30Z2018-12-192018-10-152018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/59225TID:202138127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:28:28Zoai:run.unl.pt:10362/59225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:21.875558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
title A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
spellingShingle A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
Pereira, João Pedro Pepe
Escola Indígena
Aprendizagem cooperativa
Educação
Ensino da História
Desenvolvimento Social
Sucesso Escolar
School
Education
History Teaching
Cooperative Learning
Social Development
School Success
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
title_full A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
title_fullStr A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
title_sort A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História
author Pereira, João Pedro Pepe
author_facet Pereira, João Pedro Pepe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Raquel Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Pedro Pepe
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Indígena
Aprendizagem cooperativa
Educação
Ensino da História
Desenvolvimento Social
Sucesso Escolar
School
Education
History Teaching
Cooperative Learning
Social Development
School Success
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Escola Indígena
Aprendizagem cooperativa
Educação
Ensino da História
Desenvolvimento Social
Sucesso Escolar
School
Education
History Teaching
Cooperative Learning
Social Development
School Success
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Fazem parte deste Relatório mais 4 filmes que podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2018-10-15
2018-12-19T00:00:00Z
2021-12-19T01:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/59225
TID:202138127
url http://hdl.handle.net/10362/59225
identifier_str_mv TID:202138127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137955206397952