A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andreia Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8023
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_31cf673e8f089944e1d6b2e977ae2735
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infânciaEducação de infânciaAção interventivaEspaço educativoIdentidade profissional.Childhood educationInterventionEducational spaceProfessional identityRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo explicitar o percurso realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada, em contexto pré-escolar, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa. Nos capítulos que se seguem é possível compreender de que forma a caracterização do contexto e ambiente educativo, foram essenciais para sustentar a operacionalização das intencionalidades da ação interventiva, como da metodologia de investigação, realizada com base nos pressupostos da investigação-ação. Esta investigação incide sobre a forma como as crianças se apropriam do espaço educativo, tendo sido iniciada no contexto de creche e prosseguida no âmbito do jardim de infância, com maior relevância. Este processo foi sustentado não só por um enquadramento teórico adequado e pertinente, como por estratégias de intervenção e discussão dos respetivos resultados. Por fim, é apresentado o enquadramento e construção não só da minha identidade profissional como da própria edificação da profissionalidade inerente ao/à educador(a) de infância.ABSTRACT This report aims to clarify the course carried out during the Supervised Professional Practice, in a pre-school context, within the framework of Master’s Program in Pre-Scholl Education at Escola Superior de Educação de Lisboa . In the chapters that follow, it is possible to understand how the characterization of the context and educational environment were essential to support the interventions of the operational intentions, as well as the research methodology, based on the presupposition of its action. This research focuses on the way children appropriate in the education space, having started in the context of day-care and pursued in kindergarten, with greater relevance. This process was sustained not only by an adequate and relevant theoretical framework, but also by intervention strategies and discussion of the respective results. Finally, it is presented the framework and construction not only of my professional identity but also of the inherent professionalism of the childhood educator.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, ManuelaRCIPLGonçalves, Andreia Alexandra da Silva2018-02-05T10:32:56Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8023TID:201825104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:51.890332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
title A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
spellingShingle A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
Gonçalves, Andreia Alexandra da Silva
Educação de infância
Ação interventiva
Espaço educativo
Identidade profissional.
Childhood education
Intervention
Educational space
Professional identity
title_short A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
title_full A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
title_fullStr A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
title_full_unstemmed A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
title_sort A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
author Gonçalves, Andreia Alexandra da Silva
author_facet Gonçalves, Andreia Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andreia Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Ação interventiva
Espaço educativo
Identidade profissional.
Childhood education
Intervention
Educational space
Professional identity
topic Educação de infância
Ação interventiva
Espaço educativo
Identidade profissional.
Childhood education
Intervention
Educational space
Professional identity
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-02-05T10:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8023
TID:201825104
url http://hdl.handle.net/10400.21/8023
identifier_str_mv TID:201825104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429559721984