As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, António Carlos Quental Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6151
Resumo: Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 9 de julho de 2021.
id RCAP_31dd7c7bdaff6fc5b390f66fb1285a44
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São MiguelGestão HoteleiraGestão de ReceitaTurismoDynamic PricingHotel ManagementRevenue ManagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 9 de julho de 2021.O presente trabalho de investigação foi realizado com a finalidade de analisar a perceção dos gestores hoteleiros da ilha de São Miguel sobre o revenue management e identificar as práticas de gestão de receitas utilizadas nas unidades hoteleiras. Este tema revela-se pertinente dado a escassez de estudos nesta área na Região Autónoma dos Açores. Desta forma, selecionaram-se unidades hoteleiras de diferentes tipologias e com diferentes características para a recolha de dados qualitativos, através de entrevistas semiestruturadas aos diretores hoteleiros. Com base nas entrevistas pode-se concluir que um dos grandes impulsionadores para esta forte tendência de melhorar e inovar o revenue management foi a liberalização do espaço aéreo, medida política que providenciou ao destino Açores a vinda de mais turistas e, consequentemente, uma maior competitividade no setor turístico. Também foi possível aferir que os responsáveis das unidades hoteleiras estão cada vez mais informados e consciencializados sobre esta temática, embora ainda estejam em fase de aprendizagem e desenvolvimento. Por outro lado, verificou-se a existência de lacunas no que diz respeito a algumas práticas de revenue management, nomeadamente a falta de softwares de forecasting, a pouca utilização do overbooking, o desconhecimento detalhado do cliente que usufrui do serviço devido à inexistência de softwares de customer relationship management (CRM) nas unidades hoteleiras e ainda a necessidade de proporcionar formação especializada a toda a organização.ABSTRACT: This research paper was carried out with the purpose of identifying the revenue management practices of hotel managers in the island of São Miguel and understanding their perceptions of revenue management in the local hotel industry. This study is particularly relevant given the limited secondary research in this field in the region of the Azores. For purposes of fair representation, hotels of different typologies and with different characteristics were selected and qualitative data was collected through semi structured interviews with hotel managers. Based on the interviews conducted, it can be concluded that one of the main drivers of the current trend of innovation in revenue management in the hotel industry was the deregulation of the airline industry, a political decision that positioned the Azores as a more marketed tourist destination. This resulted in a more efficient and competitive marketplace within the tourism industry. We can ascertain that hotel managers have become increasingly aware of this issue but are still predominantly in the learning and development phase. Nevertheless, we identified some gaps in current revenue management practices, namely the lack of forecasting software, the underutilization of the overbooking, a lack of in-depth knowledge of target customer due to the absence of customer relationship management (CRM) software in hotel units, as well as the need for specialized training for the entire organization.Couto, João Pedro AlmeidaRepositório da Universidade dos AçoresCruz, António Carlos Quental Correia2022-01-11T17:04:12Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6151202745929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:32Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:17.509358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
title As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
spellingShingle As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
Cruz, António Carlos Quental Correia
Gestão Hoteleira
Gestão de Receita
Turismo
Dynamic Pricing
Hotel Management
Revenue Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
title_full As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
title_fullStr As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
title_full_unstemmed As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
title_sort As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
author Cruz, António Carlos Quental Correia
author_facet Cruz, António Carlos Quental Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, João Pedro Almeida
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, António Carlos Quental Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Hoteleira
Gestão de Receita
Turismo
Dynamic Pricing
Hotel Management
Revenue Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Gestão Hoteleira
Gestão de Receita
Turismo
Dynamic Pricing
Hotel Management
Revenue Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 9 de julho de 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
2021-07-09T00:00:00Z
2022-01-11T17:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6151
202745929
url http://hdl.handle.net/10400.3/6151
identifier_str_mv 202745929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130740838891520