As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6151 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 9 de julho de 2021. |
id |
RCAP_31dd7c7bdaff6fc5b390f66fb1285a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6151 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São MiguelGestão HoteleiraGestão de ReceitaTurismoDynamic PricingHotel ManagementRevenue ManagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 9 de julho de 2021.O presente trabalho de investigação foi realizado com a finalidade de analisar a perceção dos gestores hoteleiros da ilha de São Miguel sobre o revenue management e identificar as práticas de gestão de receitas utilizadas nas unidades hoteleiras. Este tema revela-se pertinente dado a escassez de estudos nesta área na Região Autónoma dos Açores. Desta forma, selecionaram-se unidades hoteleiras de diferentes tipologias e com diferentes características para a recolha de dados qualitativos, através de entrevistas semiestruturadas aos diretores hoteleiros. Com base nas entrevistas pode-se concluir que um dos grandes impulsionadores para esta forte tendência de melhorar e inovar o revenue management foi a liberalização do espaço aéreo, medida política que providenciou ao destino Açores a vinda de mais turistas e, consequentemente, uma maior competitividade no setor turístico. Também foi possível aferir que os responsáveis das unidades hoteleiras estão cada vez mais informados e consciencializados sobre esta temática, embora ainda estejam em fase de aprendizagem e desenvolvimento. Por outro lado, verificou-se a existência de lacunas no que diz respeito a algumas práticas de revenue management, nomeadamente a falta de softwares de forecasting, a pouca utilização do overbooking, o desconhecimento detalhado do cliente que usufrui do serviço devido à inexistência de softwares de customer relationship management (CRM) nas unidades hoteleiras e ainda a necessidade de proporcionar formação especializada a toda a organização.ABSTRACT: This research paper was carried out with the purpose of identifying the revenue management practices of hotel managers in the island of São Miguel and understanding their perceptions of revenue management in the local hotel industry. This study is particularly relevant given the limited secondary research in this field in the region of the Azores. For purposes of fair representation, hotels of different typologies and with different characteristics were selected and qualitative data was collected through semi structured interviews with hotel managers. Based on the interviews conducted, it can be concluded that one of the main drivers of the current trend of innovation in revenue management in the hotel industry was the deregulation of the airline industry, a political decision that positioned the Azores as a more marketed tourist destination. This resulted in a more efficient and competitive marketplace within the tourism industry. We can ascertain that hotel managers have become increasingly aware of this issue but are still predominantly in the learning and development phase. Nevertheless, we identified some gaps in current revenue management practices, namely the lack of forecasting software, the underutilization of the overbooking, a lack of in-depth knowledge of target customer due to the absence of customer relationship management (CRM) software in hotel units, as well as the need for specialized training for the entire organization.Couto, João Pedro AlmeidaRepositório da Universidade dos AçoresCruz, António Carlos Quental Correia2022-01-11T17:04:12Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6151202745929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:32Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:17.509358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
title |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
spellingShingle |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel Cruz, António Carlos Quental Correia Gestão Hoteleira Gestão de Receita Turismo Dynamic Pricing Hotel Management Revenue Management Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
title_full |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
title_fullStr |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
title_full_unstemmed |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
title_sort |
As práticas de revenue management por parte dos empreendimentos turísticos : análise de casos em São Miguel |
author |
Cruz, António Carlos Quental Correia |
author_facet |
Cruz, António Carlos Quental Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couto, João Pedro Almeida Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, António Carlos Quental Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Hoteleira Gestão de Receita Turismo Dynamic Pricing Hotel Management Revenue Management Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Gestão Hoteleira Gestão de Receita Turismo Dynamic Pricing Hotel Management Revenue Management Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 9 de julho de 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 2021-07-09T00:00:00Z 2022-01-11T17:04:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/6151 202745929 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/6151 |
identifier_str_mv |
202745929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130740838891520 |