Implementação de um programa de Revenue Management: Hotel Arribas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Henrique José Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2132
Resumo: O turismo tem assistido nos anos mais recentes, a um crescimento significativo em toda a Europa, e particularmente em Portugal. O desenvolvimento de produtos e serviços de baixo custo principalmente na indústria aérea tem permitido democratizar o prazer de viajar. A acompanhar este crescimento está o surgimento de novas unidades hoteleiras, que no caso de Portugal, as aberturas sucedem-se quase na cadência de uma por mês. Esta dinâmica fez com que na última década Portugal visse a sua oferta hoteleira praticamente duplicar. Se as unidades hoteleiras apresentam um crescimento substancial, também outras tipologias de alojamento surgem cada vez mais como forma de satisfazer um novo turista. Este, surge fruto das alterações às condições proporcionadas pelas companhias aéreas e pelo crescente modelo de baixo custo. Hostels, Guest Houses e alojamento turístico independente, o chamado Alojamento Local, têm aumentado a pressão sobre a hotelaria tradicional e criado um novo paradigma para esta indústria. Este trabalho visa acima de tudo aportar uma nova abordagem na gestão hoteleira que possa, por um lado, ajudar a enfrentar os novos desafios consequentes do aumento da oferta, por outro, apresentar uma nova visão para uma filosofia da gestão hoteleira assente em dados, modelos, práticas e procedimentos que permitam suportar as tomadas de decisão, assentes numa cultura de Revenue Management, permitindo dessa forma mitigar os efeitos das alterações sentidas no mercado, principalmente ao nível da rentabilidade de cada quarto disponível. Optimizar a relação taxa de ocupação / preço médio, assente num programa de Revenue Management, apresenta-se como o objectivo principal do caso de estudo aplicado no Hotel Arribas e que se irá abordar ao longo deste trabalho.
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