Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapinha, Patrícia Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17434
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimentos e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. Sendo este relatório uma meta desejada e fulcral na minha vida, marcando o meu percurso e formação, ele é também um momento de “paragem” que me permite consolidar, e contruir conhecimentos e, por conseguinte permite-me estabelecer uma correspondência com o momento de reflexão. Reforçar a abordagem da ciência em contexto de Pré-escolar e 1.º ciclo numa perspetiva integrada com a língua portuguesa, sobretudo através da poesia foi ponto de partida para a definição dos principais objetivos deste relatório: i) conhecer conceções das crianças sobre ciência e temas de ciências; ii) promover o desenvolvimento das capacidades de observar, pensar e refletir através de atividades práticas/experimentais; iii) desenvolver o gosto pela ciência; iv) potenciar o gosto pela poesia através da ciência; v) desenvolver nos alunos a autonomia no uso da metodologia científica através da criação e dinamização da área das ciências. Neste sentido, a metodologia utilizada foi a investigação-ação como processo de investigação sustentado na reflexão. Para tal foram promovidas atividades e estratégias que salientassem as potencialidades da transversalidade na abordagem das duas áreas: ciência e poesia. Os instrumentos a que se recorreram para obter os dados necessários foram a observação participante, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e também a produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo foram as crianças do jardim de infância de Valverde e a respetiva educadora cooperante e também todos os alunos da turma do 4B da Escola Básica de Canaviais e a professora cooperante; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Teaching of the Primary School: Learning Sciences with Poetry Abstract: This report was made in order to accomplish the requirements for the development and conclusion of the Master’s Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education of University from Évora. Being this report a desired and very important goal in my life, having a mark in my way and academic formation, it is also an “stoppage” moment that allows me to consolidate and build some knowledge and as consequence allows me also to establish a match with the moment of reflection. Reinforce the approach of Science in the context of Pre-school and first cycle, in an integrated perspective with the Portuguese language, especially using poetry were the start to define the main goals of this report: i) know the basic notions, of children, about science and related themes; ii) promote the development of observing, thinking and reflecting capabilities by practical/experimental activities; iii) develop a taste for science; iv) increase the taste for poetry through science; v) develop the autonomy of the students in terms of use scientific methods, by the creation and stimulation of the science area. In this way, the used methodology was a research-action as process of investigation sustained in the reflection. To do this, activities and strategies were promoted, that point the potentialities of a transversal approach of the two areas: science and poetry. The instruments that were used to obtain the necessary data, were the participating observation, field notes, reflections, photographic records and also student's textual reproductions. In this study took part the children of jardim de infância de Valverde, and the cooperative educator, as well as, the students of 4B class of Escola Bávsica de Canaviais and the cooperative teacher.
id RCAP_31e619202d988d001d41ddea13f8bdcb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesiaEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoPrática de ensino supervisionadaEnsino e aprendizagemCiência e poesiaPre-school education1st cycle of primary educationSupervised teaching praticeTeaching and learningScience and poetryO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimentos e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. Sendo este relatório uma meta desejada e fulcral na minha vida, marcando o meu percurso e formação, ele é também um momento de “paragem” que me permite consolidar, e contruir conhecimentos e, por conseguinte permite-me estabelecer uma correspondência com o momento de reflexão. Reforçar a abordagem da ciência em contexto de Pré-escolar e 1.º ciclo numa perspetiva integrada com a língua portuguesa, sobretudo através da poesia foi ponto de partida para a definição dos principais objetivos deste relatório: i) conhecer conceções das crianças sobre ciência e temas de ciências; ii) promover o desenvolvimento das capacidades de observar, pensar e refletir através de atividades práticas/experimentais; iii) desenvolver o gosto pela ciência; iv) potenciar o gosto pela poesia através da ciência; v) desenvolver nos alunos a autonomia no uso da metodologia científica através da criação e dinamização da área das ciências. Neste sentido, a metodologia utilizada foi a investigação-ação como processo de investigação sustentado na reflexão. Para tal foram promovidas atividades e estratégias que salientassem as potencialidades da transversalidade na abordagem das duas áreas: ciência e poesia. Os instrumentos a que se recorreram para obter os dados necessários foram a observação participante, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e também a produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo foram as crianças do jardim de infância de Valverde e a respetiva educadora cooperante e também todos os alunos da turma do 4B da Escola Básica de Canaviais e a professora cooperante; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Teaching of the Primary School: Learning Sciences with Poetry Abstract: This report was made in order to accomplish the requirements for the development and conclusion of the Master’s Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education of University from Évora. Being this report a desired and very important goal in my life, having a mark in my way and academic formation, it is also an “stoppage” moment that allows me to consolidate and build some knowledge and as consequence allows me also to establish a match with the moment of reflection. Reinforce the approach of Science in the context of Pre-school and first cycle, in an integrated perspective with the Portuguese language, especially using poetry were the start to define the main goals of this report: i) know the basic notions, of children, about science and related themes; ii) promote the development of observing, thinking and reflecting capabilities by practical/experimental activities; iii) develop a taste for science; iv) increase the taste for poetry through science; v) develop the autonomy of the students in terms of use scientific methods, by the creation and stimulation of the science area. In this way, the used methodology was a research-action as process of investigation sustained in the reflection. To do this, activities and strategies were promoted, that point the potentialities of a transversal approach of the two areas: science and poetry. The instruments that were used to obtain the necessary data, were the participating observation, field notes, reflections, photographic records and also student's textual reproductions. In this study took part the children of jardim de infância de Valverde, and the cooperative educator, as well as, the students of 4B class of Escola Bávsica de Canaviais and the cooperative teacher.Universidade de Évora2016-02-18T15:31:16Z2016-02-182015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17434http://hdl.handle.net/10174/17434TID:201064359porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopatriciacarapinha@hotmail.com672Carapinha, Patrícia Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:36.997114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
Carapinha, Patrícia Jesus
Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Ensino e aprendizagem
Ciência e poesia
Pre-school education
1st cycle of primary education
Supervised teaching pratice
Teaching and learning
Science and poetry
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia
author Carapinha, Patrícia Jesus
author_facet Carapinha, Patrícia Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carapinha, Patrícia Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Ensino e aprendizagem
Ciência e poesia
Pre-school education
1st cycle of primary education
Supervised teaching pratice
Teaching and learning
Science and poetry
topic Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Ensino e aprendizagem
Ciência e poesia
Pre-school education
1st cycle of primary education
Supervised teaching pratice
Teaching and learning
Science and poetry
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimentos e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. Sendo este relatório uma meta desejada e fulcral na minha vida, marcando o meu percurso e formação, ele é também um momento de “paragem” que me permite consolidar, e contruir conhecimentos e, por conseguinte permite-me estabelecer uma correspondência com o momento de reflexão. Reforçar a abordagem da ciência em contexto de Pré-escolar e 1.º ciclo numa perspetiva integrada com a língua portuguesa, sobretudo através da poesia foi ponto de partida para a definição dos principais objetivos deste relatório: i) conhecer conceções das crianças sobre ciência e temas de ciências; ii) promover o desenvolvimento das capacidades de observar, pensar e refletir através de atividades práticas/experimentais; iii) desenvolver o gosto pela ciência; iv) potenciar o gosto pela poesia através da ciência; v) desenvolver nos alunos a autonomia no uso da metodologia científica através da criação e dinamização da área das ciências. Neste sentido, a metodologia utilizada foi a investigação-ação como processo de investigação sustentado na reflexão. Para tal foram promovidas atividades e estratégias que salientassem as potencialidades da transversalidade na abordagem das duas áreas: ciência e poesia. Os instrumentos a que se recorreram para obter os dados necessários foram a observação participante, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e também a produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo foram as crianças do jardim de infância de Valverde e a respetiva educadora cooperante e também todos os alunos da turma do 4B da Escola Básica de Canaviais e a professora cooperante; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Teaching of the Primary School: Learning Sciences with Poetry Abstract: This report was made in order to accomplish the requirements for the development and conclusion of the Master’s Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education of University from Évora. Being this report a desired and very important goal in my life, having a mark in my way and academic formation, it is also an “stoppage” moment that allows me to consolidate and build some knowledge and as consequence allows me also to establish a match with the moment of reflection. Reinforce the approach of Science in the context of Pre-school and first cycle, in an integrated perspective with the Portuguese language, especially using poetry were the start to define the main goals of this report: i) know the basic notions, of children, about science and related themes; ii) promote the development of observing, thinking and reflecting capabilities by practical/experimental activities; iii) develop a taste for science; iv) increase the taste for poetry through science; v) develop the autonomy of the students in terms of use scientific methods, by the creation and stimulation of the science area. In this way, the used methodology was a research-action as process of investigation sustained in the reflection. To do this, activities and strategies were promoted, that point the potentialities of a transversal approach of the two areas: science and poetry. The instruments that were used to obtain the necessary data, were the participating observation, field notes, reflections, photographic records and also student's textual reproductions. In this study took part the children of jardim de infância de Valverde, and the cooperative educator, as well as, the students of 4B class of Escola Bávsica de Canaviais and the cooperative teacher.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-18T15:31:16Z
2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17434
http://hdl.handle.net/10174/17434
TID:201064359
url http://hdl.handle.net/10174/17434
identifier_str_mv TID:201064359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
patriciacarapinha@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136578755362816