Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10528 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge como um documento cujo propósito é a apresentação e reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida nos dois níveis educativos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escola e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada foi orientada segundo o processo cíclico da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, enquadrada no paradigma socio construtivista, implementado de forma flexível, com o intuito de articular e inovar a prática docente. Neste sentido as crianças foram o constante foco das práticas desenvolvidas, o que se traduziu no planeamento de atividades adequadas às particularidades de cada grupo. Desta forma, foi possível construir uma prática significativa e contextualizada, baseada nos quadros teóricos e concetuais e numa cooperação de saberes profissionais e reflexivos entre o par pedagógico e as supervisoras institucionais, com o propósito de promover uma formação de qualidade e uma prática inclusiva e equitativa. |
id |
RCAP_3254b0de112e7e5840d785cd0ba81417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioInvestigação-açãoSocio construtivismoCriançaPrática Educativa SupervisionadaInvestigation-actionSocial ConstructivismChildrenSupervised Pedagogical PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge como um documento cujo propósito é a apresentação e reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida nos dois níveis educativos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escola e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada foi orientada segundo o processo cíclico da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, enquadrada no paradigma socio construtivista, implementado de forma flexível, com o intuito de articular e inovar a prática docente. Neste sentido as crianças foram o constante foco das práticas desenvolvidas, o que se traduziu no planeamento de atividades adequadas às particularidades de cada grupo. Desta forma, foi possível construir uma prática significativa e contextualizada, baseada nos quadros teóricos e concetuais e numa cooperação de saberes profissionais e reflexivos entre o par pedagógico e as supervisoras institucionais, com o propósito de promover uma formação de qualidade e uma prática inclusiva e equitativa.The following internship report emerges like a document which purpose is the presentation and reflection on the personal and professional development throughout the Supervised Pedagogical Practice developed on both education levels, during the Master’s degree in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education. The Supervised Pedagogical Practice was supported according the cyclical processes of the investigation-action methology: observation, planning, action, reflection and evaluation, fitted on the socio-constructivist paradigm, implemented in a flexible way, in order to articulate and innovate the teaching practice. In this sense, the children were the constant focus of the developed practices, which is shown through the planning of activities appropriate to the particularities of each group. Thus, was possible to build a significant and contextualized practice, based on the theoretical and conceptual frameworks, on a cooperation of professional and reflexive knowledge between the pedagogical pair and the institutional supervisors, with the purpose to promote a quality formation and an inclusive and equitable practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCapela, Sofia Rocha2017-11-24T12:37:13Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10528TID:201765284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:56.828123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Capela, Sofia Rocha Investigação-ação Socio construtivismo Criança Prática Educativa Supervisionada Investigation-action Social Constructivism Children Supervised Pedagogical Practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Capela, Sofia Rocha |
author_facet |
Capela, Sofia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capela, Sofia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-ação Socio construtivismo Criança Prática Educativa Supervisionada Investigation-action Social Constructivism Children Supervised Pedagogical Practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Investigação-ação Socio construtivismo Criança Prática Educativa Supervisionada Investigation-action Social Constructivism Children Supervised Pedagogical Practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge como um documento cujo propósito é a apresentação e reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida nos dois níveis educativos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escola e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada foi orientada segundo o processo cíclico da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, enquadrada no paradigma socio construtivista, implementado de forma flexível, com o intuito de articular e inovar a prática docente. Neste sentido as crianças foram o constante foco das práticas desenvolvidas, o que se traduziu no planeamento de atividades adequadas às particularidades de cada grupo. Desta forma, foi possível construir uma prática significativa e contextualizada, baseada nos quadros teóricos e concetuais e numa cooperação de saberes profissionais e reflexivos entre o par pedagógico e as supervisoras institucionais, com o propósito de promover uma formação de qualidade e uma prática inclusiva e equitativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24T12:37:13Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10528 TID:201765284 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10528 |
identifier_str_mv |
TID:201765284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131404402950144 |