Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9076
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_326697ec8bced377e7a1b7cca9450228
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de MultimédiaEnsino profissional - PortugalTrabalho colaborativoMétodos de ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, na turma do 12.ºM1 do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, na disciplina de Projeto e Produção Multimédia, no módulo “Projeto II”, ao longo de seis aulas de 90 minutos. O projeto geral, dividido em várias fases, propôs o desenvolvimento de um produto multimédia, nomeadamente de um website, de forma colaborativa e autónoma, simulando uma situação abrangente de resolução de problemas similar às do mercado de trabalho. O projeto relativo à presente intervenção pedagógica, incidiu na fase do desenvolvimento do design gráfico do website, tendo como objetivos: i) conceber layouts para um produto multimédia; ii) aplicar de forma adequada os princípios de design gráfico; iii) potenciar conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos ao longo do curso. A estratégia de ensino adotada foi o Project-Led Education (PLE), onde o professor se assume como um facilitador de aprendizagem, privilegiando-se a aprendizagem centrada no aluno, o trabalho colaborativo, a interdisciplinariedade e a resolução de problemas similares aos do mercado de trabalho. A avaliação foi maioritariamente formativa, através da observação e acompanhamento tanto do desempenho individual dos alunos, assim como das equipas de trabalho, tendo sido dado continuadamente feedback. A avaliação sumativa considerou a avaliação do processo e a do produto. Propôs-se ainda com este projeto analisar, com cariz investigativo, quais eram as perceções dos alunos face ao projeto desenvolvido no âmbito do PLE, tendo-se efetuado a avaliação desta dimensão através do uso de questionários. As avaliações das aprendizagens dos alunos revelaram que os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem definidos, através deste projeto. Os resultados obtidos através dos questionários indicaram que o uso do PLE resultou com esta turma, tendo ocorrido um aumento positivo da perceção dos alunos face à importância do desenvolvimento de projetos similares ao mercado de trabalho.The pedagogical intervention project was developed on Escola Secundária D. Dinis, in Lisbon, on the 12th grade, class M1 of the Multimedia Technician Professional Course, on the Project and Multimedia Production class, module "Project II", though six classes, of 90 minutes each. The general project, divided into several phases, has proposed the development of a multimedia product, a website, in a collaborative and autonomous fashion, simulating a problem-solving situation similar to those found in real work environments. The project consists of the graphical design phase of the website, having as goals: i) layout design for a multimedia product; ii) adequately apply graphical design principles; iii) use knowledge previously acquired by the students along the course. The teaching strategy used was Project-Led Education (PLE), in which the professor positions himself as a learning facilitator, giving privilege to student centered learning, collaborative work, interdisciplinarity, and solving problems similar to those found in real work environments. The evaluation process was mainly formative, through observation and monitoring, both of the individual student performance, and also of the work teams, providing continuous feedback. Summative evaluation considered the process and product evaluation. In addition, this project seeks to analyze, in an investigative fashion, what are the students' perceptions regarding the developed project in PLE, this evaluation was done using questionnaires. The students' learning evaluations revealed that the students have met the defined learning goals, through this project. The obtained results from the questionnaires indicate that the use of PLE has been successful with this class, resulting in a positive increase of the students' perception of the importance of the development of projects similar to those found on real work environments.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaBatista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-2013-09-04T08:56:27Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9076TID:201220377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:22.100898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
title Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
spellingShingle Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
Batista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-
Ensino profissional - Portugal
Trabalho colaborativo
Métodos de ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
title_full Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
title_fullStr Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
title_full_unstemmed Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
title_sort Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia
author Batista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-
author_facet Batista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional - Portugal
Trabalho colaborativo
Métodos de ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Ensino profissional - Portugal
Trabalho colaborativo
Métodos de ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04T08:56:27Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9076
TID:201220377
url http://hdl.handle.net/10451/9076
identifier_str_mv TID:201220377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227751501825