O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9078 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_3684ef66a1bf67f897b2305ca6958d9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliaçãoTrabalho colaborativoMétodos de ensinoEnsino profissionalAvaliação em educaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2013O projeto descrito no presente relatório foi desenvolvido com uma turma do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia de uma escola de Lisboa, no módulo de Projeto II da disciplina de Projeto e Produção Multimédia. Deste modo, foi proposto aos alunos o desenvolvimento, de forma colaborativa, de um projeto que consistiu na construção de um website. Este projeto foi dividido em várias fases, sendo a fase de desenvolvimento de protótipos abordada neste relatório. Assim, foi pedido aos alunos que, i) construíssem uma versão de demonstração do website, ii) desenvolvessem e aplicassem testes de usabilidade, iii) elaborassem um relatório e iv) apresentassem o projeto oralmente. Como estratégia pedagógica foi adotado o project-led education (PLE), que visa a resolução de problemas, em equipa, similares aos do mercado de trabalho e promove a interdisciplinaridade. O papel do professor foi o de facilitador das aprendizagens, fornecendo feedback orientador aos alunos. A avaliação das aprendizagens contemplou o aspeto formativo, através do feedback e orientação do professor e o aspeto sumativo, que considerou o processo de desenvolvimento do trabalho e o produto final. Como metodologia de investigação foi adotada uma abordagem qualitativa para a análise dos resultados das aprendizagens dos alunos e quantitativa para a análise das perceções dos alunos acerca do método de avaliação adotado no âmbito do PLE. Deste modo, verificou-se que todos os alunos obtiveram aprovação nesta fase do projeto, pelo que os objetivos definidos foram atingidos. Em relação ao método de avaliação adotado no PLE, observaram-se diferenças significativas, tendo os alunos considerado que este foi mais benéfico e que existiu mais feedback por parte do professor.The project presented in this report was developed in a 12th grade class of a Multimedia Technician Professional Course at a school in Lisbon, in the Project II module, from Design and Multimedia Production discipline. Thus, it was proposed to the students, the collaborative development of a project that consisted of website development. This project was divided into several stages, the prototypes development phase is presented in this report. The goals proposed to students in this stage were: i) build a demonstration version of the website, ii) develop and apply usability tests, iii) produce a report and iv) present the project orally. As a pedagogical strategy, project-led education (PLE) was adopted, which focus on team-based work to solve real problems and promotes interdisciplinary. The teacher role was as learning facilitator, providing feedback to students. The assessment of students learning follows two approaches, one formative, through teacher feedback and supervision and other, quantitative, which considered the project development process and the final product. As a research methodology, a qualitative approach was adopted for the analysis of students learning results and quantitative for the analysis of students perceptions about the assessment method adopted in the PLE. In this sense, we see that all students achieved positive results, thus, this shows that the goals have been met. In relation to the assessment method adopted in PLE, we observed significant differences, having students considered that this was more beneficial for them and that there was more teacher feedback.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaMalveiro, Sandro José de Oliveira, 1976-2013-09-04T09:06:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9078TID:201220350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:22.187597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
title |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
spellingShingle |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação Malveiro, Sandro José de Oliveira, 1976- Trabalho colaborativo Métodos de ensino Ensino profissional Avaliação em educação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
title_full |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
title_fullStr |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
title_full_unstemmed |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
title_sort |
O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação |
author |
Malveiro, Sandro José de Oliveira, 1976- |
author_facet |
Malveiro, Sandro José de Oliveira, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tinoca, Luís Fonseca, 1975- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malveiro, Sandro José de Oliveira, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo Métodos de ensino Ensino profissional Avaliação em educação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
Trabalho colaborativo Métodos de ensino Ensino profissional Avaliação em educação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-04T09:06:47Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9078 TID:201220350 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9078 |
identifier_str_mv |
TID:201220350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134227756744704 |