Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Maria João Guedes, 1987-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9134
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_a390866c5df2c1fe4c35fe6d0ebf9f6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do alunoTrabalho colaborativoEnsino profissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório foi elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionada com os alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Secundária de D.Dinis, na disciplina de Projeto e Produção Multimédia, no módulo de “Projeto II”. Com estes alunos foi desenvolvido um projeto, dividido em cinco fases, que consistiu na elaboração de um produto multimédia. A fase do projeto, intitulada “Organização de Informação” e descrita neste relatório, pretende que os alunos: i) organizem a informação de um produto multimédia, ii) definam um esquema e estrutura de navegação e iii) apliquem as recomendações de usabilidade e acessibilidade. O Project-Led Education (PLE) foi a estratégia pedagógica adotada. Sobre ela recai uma avaliação formativa, através do feedback fornecido pelo professor, e sumativa, considerando a avaliação do processo e do produto. Segundo esta estratégia o professor deve desempenhar um papel de facilitador e orientador do processo de aprendizagem e o aluno deve ser autónomo, responsável e gerir o seu próprio conhecimento. A metodologia de investigação foi baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. Os resultados de aprendizagem positivos obtidos pelos alunos apontam para o sucesso da intervenção e cumprimento dos objetivos de aprendizagem traçados. No que diz respeito à questão investigativa, notou-se um incremento em relação às perceções dos alunos em relação ao papel do professor e ao papel do aluno, nomeadamente, quanto à responsabilidade dos alunos pela aprendizagem e à ajuda dos professores na procura de soluções, na resolução de conflitos e no incentivo ao trabalho em equipa.This report was prepared in the ambit of the supervised teaching practices with the students of the 12th grade from the professional course in Technical Media of the D.Dinis Secondary School, in the subject of Design and Multimedia Production and sub-subject "Project II". With these students it was developed a project divided into five phases which consisted in the development of a multimedia product. This report describes one of the phases of the project called "Organization of Information" in which the students were supposed to: i) organize the information of a multimedia product ii) define a plan and navigation structure and iii) implement the recommendations of usability and accessibility. The Project-Led Education (PLE) was the teaching strategy adopted. On it rests a formative assessment, through the feedback provided by the teacher, and summative, considering the assessment of the process and the product. According to this strategy the teacher should play a role simplifying and guiding the learning process and the students must be autonomous, responsible and manage their own knowledge. The research methodology was based on a qualitative approach and quantitative data. The learning positive results obtained by the students indicate the success of the period of training and fulfillment of learning objectives outlined. As regards to the investigative issue it was noted an increase on the students’ perceptions about the teacher and the student roles, regarding the students responsibility for learning and helping teachers in finding solutions, in conflict resolution and encouraging teamwork.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaVitorino, Maria João Guedes, 1987-2013-09-12T09:35:30Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9134TID:201220253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:24.746932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
title Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
spellingShingle Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
Vitorino, Maria João Guedes, 1987-
Trabalho colaborativo
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
title_full Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
title_fullStr Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
title_full_unstemmed Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
title_sort Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
author Vitorino, Maria João Guedes, 1987-
author_facet Vitorino, Maria João Guedes, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Maria João Guedes, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Trabalho colaborativo
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-12T09:35:30Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9134
TID:201220253
url http://hdl.handle.net/10451/9134
identifier_str_mv TID:201220253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227866845184