Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9134 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_a390866c5df2c1fe4c35fe6d0ebf9f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do alunoTrabalho colaborativoEnsino profissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório foi elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionada com os alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Secundária de D.Dinis, na disciplina de Projeto e Produção Multimédia, no módulo de “Projeto II”. Com estes alunos foi desenvolvido um projeto, dividido em cinco fases, que consistiu na elaboração de um produto multimédia. A fase do projeto, intitulada “Organização de Informação” e descrita neste relatório, pretende que os alunos: i) organizem a informação de um produto multimédia, ii) definam um esquema e estrutura de navegação e iii) apliquem as recomendações de usabilidade e acessibilidade. O Project-Led Education (PLE) foi a estratégia pedagógica adotada. Sobre ela recai uma avaliação formativa, através do feedback fornecido pelo professor, e sumativa, considerando a avaliação do processo e do produto. Segundo esta estratégia o professor deve desempenhar um papel de facilitador e orientador do processo de aprendizagem e o aluno deve ser autónomo, responsável e gerir o seu próprio conhecimento. A metodologia de investigação foi baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. Os resultados de aprendizagem positivos obtidos pelos alunos apontam para o sucesso da intervenção e cumprimento dos objetivos de aprendizagem traçados. No que diz respeito à questão investigativa, notou-se um incremento em relação às perceções dos alunos em relação ao papel do professor e ao papel do aluno, nomeadamente, quanto à responsabilidade dos alunos pela aprendizagem e à ajuda dos professores na procura de soluções, na resolução de conflitos e no incentivo ao trabalho em equipa.This report was prepared in the ambit of the supervised teaching practices with the students of the 12th grade from the professional course in Technical Media of the D.Dinis Secondary School, in the subject of Design and Multimedia Production and sub-subject "Project II". With these students it was developed a project divided into five phases which consisted in the development of a multimedia product. This report describes one of the phases of the project called "Organization of Information" in which the students were supposed to: i) organize the information of a multimedia product ii) define a plan and navigation structure and iii) implement the recommendations of usability and accessibility. The Project-Led Education (PLE) was the teaching strategy adopted. On it rests a formative assessment, through the feedback provided by the teacher, and summative, considering the assessment of the process and the product. According to this strategy the teacher should play a role simplifying and guiding the learning process and the students must be autonomous, responsible and manage their own knowledge. The research methodology was based on a qualitative approach and quantitative data. The learning positive results obtained by the students indicate the success of the period of training and fulfillment of learning objectives outlined. As regards to the investigative issue it was noted an increase on the students’ perceptions about the teacher and the student roles, regarding the students responsibility for learning and helping teachers in finding solutions, in conflict resolution and encouraging teamwork.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaVitorino, Maria João Guedes, 1987-2013-09-12T09:35:30Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9134TID:201220253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:24.746932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
title |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
spellingShingle |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno Vitorino, Maria João Guedes, 1987- Trabalho colaborativo Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
title_full |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
title_fullStr |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
title_full_unstemmed |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
title_sort |
Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno |
author |
Vitorino, Maria João Guedes, 1987- |
author_facet |
Vitorino, Maria João Guedes, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tinoca, Luís Fonseca, 1975- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorino, Maria João Guedes, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
Trabalho colaborativo Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-12T09:35:30Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9134 TID:201220253 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9134 |
identifier_str_mv |
TID:201220253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134227866845184 |