O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra Maria Rodrigues 1974-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9980
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_16ed818a141f9f15330acb9a933543de
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º anoModelação tridimensionalTrabalho de projectoTrabalho colaborativoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013Neste documento descreve-se o processo de intervenção pedagógica decorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. Realizou-se numa Escola Secundária durante cinco aulas de 90 minutos. A turma intervencionada era do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico na disciplina de Aplicações Informáticas B. Os alunos desenvolveram um projeto num ambiente tridimensional, com recurso ao software Google SketchUp, consistindo na construção de um modelo da escola para ser disponibilizado no site da escola. Seguiu-se a metodologia de ensino-aprendizagem de trabalho de projeto para permitir aos alunos aplicar os conceitos da unidade em estudo – unidade quatro, utilização dos sistemas multimédia, subunidade cinco, animação 2D, assim como desenvolver competências de trabalho de grupo cooperativo e colaborativo, de raciocínio e de comunicação. Neste relatório são descritas as práticas e técnicas didáticas e investigativas seguidas, concretamente no que diz respeito à planificação do processo, elaboração de documentos de apoio e instrumentos de recolha de dados, e estratégias de avaliação. A avaliação adotada durante a intervenção foi essencialmente formativa, tendo sido efetuada durante as aulas com um caráter regulador das aprendizagens. Os alunos procederam à autoavaliação e heteroavaliação do respetivo desempenho. A componente investigativa da intervenção, centrada no trabalho de projeto em ambientes tridimensionais e possíveis implicações nas aprendizagens dos alunos, sob o ponto de vista metodológico, recaiu, essencialmente, numa abordagem qualitativa, especificamente na observação de aulas e na interação direta com os alunos, que se revelou preponderante para a compreensão do papel do professor nestes contextos. O trabalho de projeto em modelação 3D revelou-se uma estratégia vantajosa para assimilação, aplicação e construção de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de competências nos alunos, concorrendo, ainda, para a criação de um ambiente favorável em sala de aula, promotor da partilha, discussão de ideias e do espírito de cooperação.This document describes the process of pedagogical intervention that took place during the Supervised Teaching Practice of the Master in Computer Science and Teaching, University of Lisbon. It was carried out in a secondary school, in five 90-minute class periods of the 12th year of Scientific-Humanistic Course, in the discipline of Computer Applications B. With the software Google SketchUp, the students developed a project in a three dimensional environment which consisted of the construction of a model of the school, to be available on the school website. The methodology of project was followed, to allow students to apply the concepts of the unit of study – unit four, Use of Multimedia Systems, subunit five, 2D Animation – as well as to develop cooperative and collaborative teamwork, reasoning and communication skills. In this report, the technical, didactic and investigative practices followed are described, particularly in what regards the planning process, creation of supporting documents and instruments for data collection, and assessment strategies. During the intervention, it was primarily adopted an in-class formative assessment in order to regulate learning. Students self and peer assessed their performances. The investigative component of the intervention, focused on project work in three dimensional environments and possible implications for students learning, under the methodological point of view, happened, essentially, in a qualitative approach, specifically in classroom observations and direct interaction with students, which proved to be crucial to the understanding of the role of the teacher in these contexts. The 3D modeling project work proved to be a valuable strategy to the assimilation, application and construction of new knowledge and to develop skills in students, contributing also to the creation of a favorable classroom environment, which promotes sharing, discussion of ideas and spirit of cooperation.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Sandra Maria Rodrigues 1974-2014-01-09T11:22:35Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9980TID:201220300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:02.950517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
title O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
spellingShingle O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
Ferreira, Sandra Maria Rodrigues 1974-
Modelação tridimensional
Trabalho de projecto
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
title_full O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
title_fullStr O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
title_full_unstemmed O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
title_sort O trabalho de projeto em ambientes 3D e as aprendizagens de sistemas multimédia : uma prática de ensino com alunos do 12º ano
author Ferreira, Sandra Maria Rodrigues 1974-
author_facet Ferreira, Sandra Maria Rodrigues 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Isabel, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sandra Maria Rodrigues 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Modelação tridimensional
Trabalho de projecto
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Modelação tridimensional
Trabalho de projecto
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-09T11:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9980
TID:201220300
url http://hdl.handle.net/10451/9980
identifier_str_mv TID:201220300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134234805272576