Projeto em empresa: Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda.: adaptação do marketing digital da empresa à fase pós-Covid-19: estudo empírico aplicado a uma PME no setor do turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28587 |
Resumo: | A pandemia Covid-19 teve um impacto no setor do turismo, as consequências foram avassaladoras, sendo que as empresas que operam no ramo tiveram de se adaptar a um novo cenário onde a utilização das ferramentas de marketing digital tornou-se essencial para a continuidade do relacionamento entre estas e os seus clientes. Foi neste contexto que o presente estudo teve como objetivo central analisar a adaptação do marketing digital da empresa Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda., uma PME que opera no setor turístico na Região Autónoma da Madeira, à fase pós-Covid-19. Assim, tentou-se perceber, entre outras questões, se esta empresa foi capaz de adaptar a sua comunicação às novas tendências e exigências do mercado. Foi utilizado como método de investigação o estudo de caso, que faz parte da metodologia empírica qualitativa. Os resultados mostraram que a empresa, já na fase pré-pandémica, fazia uso de várias ferramentas de marketing digital ao seu dispor para pesquisar e estabelecer contacto com clientes e parceiros. Durante a fase da pandemia, a utilização dessas estratégias foi intensificada e otimizada. Na fase pós-pandemia, a empresa continuou a utilizar essas estratégias e a tentar procurar formas de inovar e de chegar a novos mercados. Os dados relativos ao número de visitas semanais à página da empresa desde maio de 2019 a março de 2022, mostraram uma tendência de aumento crescente, o que permitiu concluir que a mesma conseguiu ultrapassar um dos principais obstáculos se manter presente e notada no ambiente virtual. |
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A pandemia Covid-19 teve um impacto no setor do turismo, as consequências foram avassaladoras, sendo que as empresas que operam no ramo tiveram de se adaptar a um novo cenário onde a utilização das ferramentas de marketing digital tornou-se essencial para a continuidade do relacionamento entre estas e os seus clientes. Foi neste contexto que o presente estudo teve como objetivo central analisar a adaptação do marketing digital da empresa Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda., uma PME que opera no setor turístico na Região Autónoma da Madeira, à fase pós-Covid-19. Assim, tentou-se perceber, entre outras questões, se esta empresa foi capaz de adaptar a sua comunicação às novas tendências e exigências do mercado. Foi utilizado como método de investigação o estudo de caso, que faz parte da metodologia empírica qualitativa. Os resultados mostraram que a empresa, já na fase pré-pandémica, fazia uso de várias ferramentas de marketing digital ao seu dispor para pesquisar e estabelecer contacto com clientes e parceiros. Durante a fase da pandemia, a utilização dessas estratégias foi intensificada e otimizada. Na fase pós-pandemia, a empresa continuou a utilizar essas estratégias e a tentar procurar formas de inovar e de chegar a novos mercados. Os dados relativos ao número de visitas semanais à página da empresa desde maio de 2019 a março de 2022, mostraram uma tendência de aumento crescente, o que permitiu concluir que a mesma conseguiu ultrapassar um dos principais obstáculos se manter presente e notada no ambiente virtual. |
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