Customer Relationship Management e fidelização do cliente em hotelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Daniela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Armando Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38834
Resumo: O Customer Relationship Management (CRM) é um tema bem estabelecido na literatura e é uma ferramenta muito popular junto dos gestores das organizações prestadoras de serviços com elevada interação com a clientela. No entanto, existe ainda alguma ambiguidade relativamente ao conceito de CRM e bastante diversidade na forma como é utilizado com vista à fidelização de clientes, nomeadamente no setor hoteleiro. A presente investigação pretende perceber de que modo, na prática, os hotéis utilizam esta ferramenta no sentido de reter clientes. Para tal, foi adotada uma metodologia de investigação baseada em caso de estudo múltiplo, onde foram analisados cinco hotéis pertencentes a cadeias hoteleiras nacionais e internacionais. Os resultados sugerem que todos os hotéis entrevistados praticam CRM, mesmo os que afirmam não possuir as ferramentas tecnológicas que automatizem todo o processo. Os hotéis procuram essencialmente, através da implementação do CRM, aumentar a retenção e fidelização dos seus clientes.
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