Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1090 |
Resumo: | O insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective. |
id |
RCAP_33455daa294426c2d3ef2333ff6a4c46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formaçãoSociologia da educaçãoEnsino profissionalRendimento dos alunosInsucesso escolarO insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:39Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1090porNóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:31Zoai:ria.ua.pt:10773/1090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:51.468832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
title |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
spellingShingle |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte Sociologia da educação Ensino profissional Rendimento dos alunos Insucesso escolar |
title_short |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
title_full |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
title_fullStr |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
title_full_unstemmed |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
title_sort |
Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação |
author |
Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte |
author_facet |
Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Ensino profissional Rendimento dos alunos Insucesso escolar |
topic |
Sociologia da educação Ensino profissional Rendimento dos alunos Insucesso escolar |
description |
O insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:31:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1090 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137448110850048 |