Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1090
Resumo: O insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective.
id RCAP_33455daa294426c2d3ef2333ff6a4c46
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formaçãoSociologia da educaçãoEnsino profissionalRendimento dos alunosInsucesso escolarO insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:39Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1090porNóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:31Zoai:ria.ua.pt:10773/1090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:51.468832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
title Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
spellingShingle Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte
Sociologia da educação
Ensino profissional
Rendimento dos alunos
Insucesso escolar
title_short Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
title_full Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
title_fullStr Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
title_full_unstemmed Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
title_sort Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação
author Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte
author_facet Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Ensino profissional
Rendimento dos alunos
Insucesso escolar
topic Sociologia da educação
Ensino profissional
Rendimento dos alunos
Insucesso escolar
description O insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T13:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1090
url http://hdl.handle.net/10773/1090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448110850048