Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Alberto de Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1039
Resumo: Na era pós–industrial, a nova estruturação do mundo avança a um ritmo alucinante. Assim, a chamada globalização vem-nos revelar a sociedade do conhecimento que contém na educação um grande recurso de desenvolvimento económico e social. Portugal não é alheio a este facto e, como membro da União Europeia (dos 27), reconheceu como lacuna os elevados índices de abandono escolar (precoce) que o posicionam quase na cauda daquela organização internacional. Cientes daquele constrangimento, considerámos pertinente efectuar um estudo que tem como objectivo reflectir sobre os factores que influenciam os jovens a abandonar e a regressar à escola. Sabendo que a iniciativa Novas Oportunidades foi considerada pelo Governo Português uma estratégia para combater o abandono escolar/insucesso, incentivando o regresso à escola, pareceu-nos pertinente procurar analisar as razões que levaram os “desertores” que perderam a primeira oportunidade aquando da sua passagem pelo sistema de ensino a regressar ao mesmo. Tendo como enquadramento teórico a Administração Escolar, as Políticas Educativas e alguns referenciais das Ciências Sociais, efectuámos nos três primeiros capítulos abordagens relacionadas com a compreensão do abandono escolar, do regresso à escola, da educação de adultos, da socialização e tomada de decisão. Os quarto e quinto capítulos têm a ver com a vertente prática centralizada num estudo de caso, de carácter exploratório, realizado na escola secundária com 3º ciclo Alfa. O nosso estudo permitiu-nos conhecer diversificadas causas de abandono escolar e de regresso à escola. Assim, pareceu-nos adequado realçar no primeiro caso o insucesso escolar. No caso do regresso à escola julgámos oportuno salientar a necessidade, por parte dos formandos, de obtenção de uma certificação equivalente ao 12º ano e, consequentemente o aumento das hipóteses de obtenção de um emprego e de um ordenado melhores.
id RCAP_f85488980c8bce3d5fc82b44699fbccf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidadesAdministração do ensinoAbandono dos estudosInsucesso escolarEducação de adultosRendimento dos alunosNa era pós–industrial, a nova estruturação do mundo avança a um ritmo alucinante. Assim, a chamada globalização vem-nos revelar a sociedade do conhecimento que contém na educação um grande recurso de desenvolvimento económico e social. Portugal não é alheio a este facto e, como membro da União Europeia (dos 27), reconheceu como lacuna os elevados índices de abandono escolar (precoce) que o posicionam quase na cauda daquela organização internacional. Cientes daquele constrangimento, considerámos pertinente efectuar um estudo que tem como objectivo reflectir sobre os factores que influenciam os jovens a abandonar e a regressar à escola. Sabendo que a iniciativa Novas Oportunidades foi considerada pelo Governo Português uma estratégia para combater o abandono escolar/insucesso, incentivando o regresso à escola, pareceu-nos pertinente procurar analisar as razões que levaram os “desertores” que perderam a primeira oportunidade aquando da sua passagem pelo sistema de ensino a regressar ao mesmo. Tendo como enquadramento teórico a Administração Escolar, as Políticas Educativas e alguns referenciais das Ciências Sociais, efectuámos nos três primeiros capítulos abordagens relacionadas com a compreensão do abandono escolar, do regresso à escola, da educação de adultos, da socialização e tomada de decisão. Os quarto e quinto capítulos têm a ver com a vertente prática centralizada num estudo de caso, de carácter exploratório, realizado na escola secundária com 3º ciclo Alfa. O nosso estudo permitiu-nos conhecer diversificadas causas de abandono escolar e de regresso à escola. Assim, pareceu-nos adequado realçar no primeiro caso o insucesso escolar. No caso do regresso à escola julgámos oportuno salientar a necessidade, por parte dos formandos, de obtenção de uma certificação equivalente ao 12º ano e, consequentemente o aumento das hipóteses de obtenção de um emprego e de um ordenado melhores.In the post-industrial age, the new structuring of the world moves forward at an incredible speed. Thus, the so-called globalisation reveals a society of knowledge which has in education a great source for economical and social development. Portugal is not unaware of this fact and, as a member of the European Union, recognized as a gap the high rates of early school leaving which place the country in one of the lowest positions in the ranking of that international organisation. Aware of that constraint, we considered relevant to carry out a study in order to reflect upon the facts that make young people drop out and return to school. Knowing that the initiative “Novas Oportunidades” (New Opportunities) was considered by the Portuguese Government a strategy to fight early school leaving/school failure as it stimulates the return to school, it is important to analyse the reasons that led “deserters” who failed their first chance in the school system to return to it. Having as theoretical background the School Administration, the Educational Policies and some references from the Social Sciences, in the first three chapters we made some approaches to the understanding of early school leaving, the return to school, adult education, socialisation and decisionmaking. The fourth and the fifth chapters are linked to the practical side, centred in the study of a case, of exploratory nature, carried through at the “Escola Secundária com 3º Ciclo Alfa”. Our study allowed us to acknowledge different reasons for early school leaving and for returning to school. Therefore, in the first case it was relevant to point out school failure. In the case of the return to school, it is important to emphasise the need, as far as the course participants are concerned, to obtain a certification equivalent to the 12th form and, consequently, the increase of the opportunities to get a better job and a higher salary.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:55Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1039porSilva, Carlos Alberto de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:26:57Zoai:ria.ua.pt:10773/1039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:26:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
title Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
spellingShingle Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
Silva, Carlos Alberto de Freitas
Administração do ensino
Abandono dos estudos
Insucesso escolar
Educação de adultos
Rendimento dos alunos
title_short Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
title_full Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
title_fullStr Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
title_full_unstemmed Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
title_sort Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades
author Silva, Carlos Alberto de Freitas
author_facet Silva, Carlos Alberto de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Alberto de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Administração do ensino
Abandono dos estudos
Insucesso escolar
Educação de adultos
Rendimento dos alunos
topic Administração do ensino
Abandono dos estudos
Insucesso escolar
Educação de adultos
Rendimento dos alunos
description Na era pós–industrial, a nova estruturação do mundo avança a um ritmo alucinante. Assim, a chamada globalização vem-nos revelar a sociedade do conhecimento que contém na educação um grande recurso de desenvolvimento económico e social. Portugal não é alheio a este facto e, como membro da União Europeia (dos 27), reconheceu como lacuna os elevados índices de abandono escolar (precoce) que o posicionam quase na cauda daquela organização internacional. Cientes daquele constrangimento, considerámos pertinente efectuar um estudo que tem como objectivo reflectir sobre os factores que influenciam os jovens a abandonar e a regressar à escola. Sabendo que a iniciativa Novas Oportunidades foi considerada pelo Governo Português uma estratégia para combater o abandono escolar/insucesso, incentivando o regresso à escola, pareceu-nos pertinente procurar analisar as razões que levaram os “desertores” que perderam a primeira oportunidade aquando da sua passagem pelo sistema de ensino a regressar ao mesmo. Tendo como enquadramento teórico a Administração Escolar, as Políticas Educativas e alguns referenciais das Ciências Sociais, efectuámos nos três primeiros capítulos abordagens relacionadas com a compreensão do abandono escolar, do regresso à escola, da educação de adultos, da socialização e tomada de decisão. Os quarto e quinto capítulos têm a ver com a vertente prática centralizada num estudo de caso, de carácter exploratório, realizado na escola secundária com 3º ciclo Alfa. O nosso estudo permitiu-nos conhecer diversificadas causas de abandono escolar e de regresso à escola. Assim, pareceu-nos adequado realçar no primeiro caso o insucesso escolar. No caso do regresso à escola julgámos oportuno salientar a necessidade, por parte dos formandos, de obtenção de uma certificação equivalente ao 12º ano e, consequentemente o aumento das hipóteses de obtenção de um emprego e de um ordenado melhores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1039
url http://hdl.handle.net/10773/1039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543366351519744