Abandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Alberto de Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1039
Resumo: Na era pós–industrial, a nova estruturação do mundo avança a um ritmo alucinante. Assim, a chamada globalização vem-nos revelar a sociedade do conhecimento que contém na educação um grande recurso de desenvolvimento económico e social. Portugal não é alheio a este facto e, como membro da União Europeia (dos 27), reconheceu como lacuna os elevados índices de abandono escolar (precoce) que o posicionam quase na cauda daquela organização internacional. Cientes daquele constrangimento, considerámos pertinente efectuar um estudo que tem como objectivo reflectir sobre os factores que influenciam os jovens a abandonar e a regressar à escola. Sabendo que a iniciativa Novas Oportunidades foi considerada pelo Governo Português uma estratégia para combater o abandono escolar/insucesso, incentivando o regresso à escola, pareceu-nos pertinente procurar analisar as razões que levaram os “desertores” que perderam a primeira oportunidade aquando da sua passagem pelo sistema de ensino a regressar ao mesmo. Tendo como enquadramento teórico a Administração Escolar, as Políticas Educativas e alguns referenciais das Ciências Sociais, efectuámos nos três primeiros capítulos abordagens relacionadas com a compreensão do abandono escolar, do regresso à escola, da educação de adultos, da socialização e tomada de decisão. Os quarto e quinto capítulos têm a ver com a vertente prática centralizada num estudo de caso, de carácter exploratório, realizado na escola secundária com 3º ciclo Alfa. O nosso estudo permitiu-nos conhecer diversificadas causas de abandono escolar e de regresso à escola. Assim, pareceu-nos adequado realçar no primeiro caso o insucesso escolar. No caso do regresso à escola julgámos oportuno salientar a necessidade, por parte dos formandos, de obtenção de uma certificação equivalente ao 12º ano e, consequentemente o aumento das hipóteses de obtenção de um emprego e de um ordenado melhores.
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