Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Liliana Anastácio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19615
Resumo: O presente trabalho pretende analisar as estratégias de marketing e comunicação aplicadas ao contexto organizacional e institucional. Mais concretamente, pretende-se estudar e compreender o processo de "rebranding" quando realizado por uma instituição de carácter cultural e perceber quais as causas que motivaram esta decisão, que implicações a sua implementação provocou nas estratégias comunicativas e, se provocou alterações na identidade e no público-alvo e potencial. Neste sentido, foi realizada uma análise do processo de "rebranding", aplicado no início da temporada de 2018/2019, na Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos. Através da realização de entrevistas presenciais ao antigo e à atual diretora de comunicação, da observação direta enquanto estagiária na instituição e da análise dos materiais "online" e "offline", foi possível estabelecer uma comparação entre as estratégias de comunicação implementadas antes e depois do "rebranding". Os resultados desta investigação demonstram que a reorganização interna de recurso humanos, ao implementar a estratégia de "rebranding", desencadeou uma série de mudanças nas áreas da programação e da comunicação. Confirmou-se que o rebranding decorreu, essencialmente, da necessidade premente de renovar a imagem gráfica e do interesse em reforçar as estratégias digitais, seja através da criação de conteúdos específicos, ou da renovação e otimização de ferramentas das plataformas digitais. A aplicação deste processo mostrou-se ainda benéfica na criação de relações próximas com o público, refletindo-se num aumento do público regular e do público-potencial.
id RCAP_334f781c5af4083955d626cd29a9a63f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de DepósitosMarketing culturalBranding culturalRebranding culturalEstratégias de comunicação organizacionaisCultural marketingCultural brandingCultural rebrandingOrganizational communication strategiesO presente trabalho pretende analisar as estratégias de marketing e comunicação aplicadas ao contexto organizacional e institucional. Mais concretamente, pretende-se estudar e compreender o processo de "rebranding" quando realizado por uma instituição de carácter cultural e perceber quais as causas que motivaram esta decisão, que implicações a sua implementação provocou nas estratégias comunicativas e, se provocou alterações na identidade e no público-alvo e potencial. Neste sentido, foi realizada uma análise do processo de "rebranding", aplicado no início da temporada de 2018/2019, na Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos. Através da realização de entrevistas presenciais ao antigo e à atual diretora de comunicação, da observação direta enquanto estagiária na instituição e da análise dos materiais "online" e "offline", foi possível estabelecer uma comparação entre as estratégias de comunicação implementadas antes e depois do "rebranding". Os resultados desta investigação demonstram que a reorganização interna de recurso humanos, ao implementar a estratégia de "rebranding", desencadeou uma série de mudanças nas áreas da programação e da comunicação. Confirmou-se que o rebranding decorreu, essencialmente, da necessidade premente de renovar a imagem gráfica e do interesse em reforçar as estratégias digitais, seja através da criação de conteúdos específicos, ou da renovação e otimização de ferramentas das plataformas digitais. A aplicação deste processo mostrou-se ainda benéfica na criação de relações próximas com o público, refletindo-se num aumento do público regular e do público-potencial.This paper aims to analyze the marketing and communication strategies applied in an organizational and institutional context. Specifically, the goal is to study and comprehend the process of rebranding when done by a cultural institution, what can motivate it besides what implications it can have on the institution's strategies of communication and if that process incites alterations in its identity, audience and potential. For this purpose, an analysis of Culturgest- Fundação Caixa Geral de Depósitos and its rebranding process - which initiated in the period of 2018/2019 was conducted. Through a number of interviews to the previous and current communication directors, a direct observation of the institution as an intern and the analysis of online and offline materials, it was possible to establish a comparison between the communication strategies employed before and after rebranding. The results of this research show that an internal reorganization of human resources by implementing a strategy of rebranding triggers a series of changes in the areas of programming and communication.2022-12-16T00:00:00Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-172019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19615TID:202363848porVaz, Liliana Anastácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:47Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:40.285855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
title Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
spellingShingle Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
Vaz, Liliana Anastácio
Marketing cultural
Branding cultural
Rebranding cultural
Estratégias de comunicação organizacionais
Cultural marketing
Cultural branding
Cultural rebranding
Organizational communication strategies
title_short Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
title_full Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
title_fullStr Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
title_sort Estratégias de comunicação organizacional: Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
author Vaz, Liliana Anastácio
author_facet Vaz, Liliana Anastácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Liliana Anastácio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing cultural
Branding cultural
Rebranding cultural
Estratégias de comunicação organizacionais
Cultural marketing
Cultural branding
Cultural rebranding
Organizational communication strategies
topic Marketing cultural
Branding cultural
Rebranding cultural
Estratégias de comunicação organizacionais
Cultural marketing
Cultural branding
Cultural rebranding
Organizational communication strategies
description O presente trabalho pretende analisar as estratégias de marketing e comunicação aplicadas ao contexto organizacional e institucional. Mais concretamente, pretende-se estudar e compreender o processo de "rebranding" quando realizado por uma instituição de carácter cultural e perceber quais as causas que motivaram esta decisão, que implicações a sua implementação provocou nas estratégias comunicativas e, se provocou alterações na identidade e no público-alvo e potencial. Neste sentido, foi realizada uma análise do processo de "rebranding", aplicado no início da temporada de 2018/2019, na Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos. Através da realização de entrevistas presenciais ao antigo e à atual diretora de comunicação, da observação direta enquanto estagiária na instituição e da análise dos materiais "online" e "offline", foi possível estabelecer uma comparação entre as estratégias de comunicação implementadas antes e depois do "rebranding". Os resultados desta investigação demonstram que a reorganização interna de recurso humanos, ao implementar a estratégia de "rebranding", desencadeou uma série de mudanças nas áreas da programação e da comunicação. Confirmou-se que o rebranding decorreu, essencialmente, da necessidade premente de renovar a imagem gráfica e do interesse em reforçar as estratégias digitais, seja através da criação de conteúdos específicos, ou da renovação e otimização de ferramentas das plataformas digitais. A aplicação deste processo mostrou-se ainda benéfica na criação de relações próximas com o público, refletindo-se num aumento do público regular e do público-potencial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2019-12-17
2019-10
2022-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19615
TID:202363848
url http://hdl.handle.net/10071/19615
identifier_str_mv TID:202363848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134868636958720