A diversidade cultural no jardim de infância: um olhar reflexivo sobre as representações de educadoras, crianças e famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Matilde Picciochi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14527
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling A diversidade cultural no jardim de infância: um olhar reflexivo sobre as representações de educadoras, crianças e famíliasEducação de InfânciaDiversidadeInclusãoRepresentações culturaisPrática pedagógica.Childhood educationDiversityInclusionCultural representationsPedagogical practiceRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa ao longo de todo o processo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), num contexto multicultural de jardim de infância, mais especificamente, com um grupo entre os quatro e os seis anos de idade. A sua estrutura encontra-se organizada em cinco capítulos que englobam a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer do estágio; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. Devido à multiculturalidade presente no contexto da minha PPS II, a problemática a investigar consiste na identificação das representações culturais de educadoras de infância, crianças e famílias, com o objetivo de compreender as suas principais potencialidades e desafios, bem como o posicionamento destes intervenientes perante essa diversidade. Deste modo, procurei fundamentar e justificar teoricamente a problemática selecionada, com o objetivo de tornar o tema de fácil de compreensão ao leitor, e apresentar os resultados sob a forma de esquemas, gráficos e/ou tabelas. Através do estudo realizado foi possível identificar que as educadoras possuem práticas espontâneas com estratégias implícitas; que as crianças compreendem que existem diferenças entre elas e que as famílias reconhecem a importância da diversidade cultural para a formação dos/as seus/as educandos. Enquanto futura profissional de educação, pretendo promover práticas inclusivas, alicerçadas na riqueza de diferentes realidades culturais, sociais e individuais. Assim, a minha ação será pautada pelos princípios da comunicação, respeito e integração, a fim de proporcionar aprendizagens significativas para todas as crianças.ABSTRACT The main objective of this report is to present, in a reflective and systematic manner, my educational intervention throughout the course of Supervised Professional Practice II (PPS II), in a multicultural context of a kindergarten, more specifically, with a group between four and six years old. The structure is organized in five chapters, which include the characterization of the socio-educational establishment, the educational team, the group of children and their families; the intentionalities that guided my educational practice; the research on the subject that emerged during the internship; a reflection on the development of my professionalism and some final considerations. Due to the multiculturalism existing in the context of my PPS II, the subject to be investigated consists on the identification of the cultural representations of childhood educators, children and families, with the aim of understanding their main potentialities and challenges, and the position of these players in relation to this diversity. In this way, I tried to explain and theoretically justify the selected subject, with the objective of making the theme easy to understand to the reader, and to present the results in the form of diagrams, graphs and/or tables. Through the study, it was possible to conclude that educators have spontaneous practices with implicit strategies; that children understand that there are differences between them and that families recognize the importance of cultural diversity for the education of/their/their learners. As a future education professional, I intend to promote inclusive practices based on the relevance of different cultural, social and individual realities. Thus, my action will be guided by the principles of communication, respect and integration, in order to provide meaningful learning for all children.Fuertes, MarinaRCIPLBraz, Matilde Picciochi2022-03-28T13:42:42Z2021-07-062021-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14527TID:202935698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:19.100120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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