Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marta Filipa Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1955
Resumo: O presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se dividido entre as reflexões das intervenções realizadas nas diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e a parte investigativa associada à prática profissional. Este estudo incide sobre a importância da aprendizagem cooperativa na infância no desenvolvimento das aprendizagens das crianças, analisando as características da aprendizagem cooperativa para o jardim de infância, a escola e a creche, bem como o papel do professor/educador na promoção da aprendizagem cooperativa. O estudo realizado é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a entrevista semidiretiva a duas educadoras e duas professoras do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam que: a prática do trabalho cooperativo é uma mais-valia para as aprendizagens das crianças, pois tem um grande impacto a vários níveis no desenvolvimento das mesmas; é muito mais do que um trabalho de grupo, pois as crianças desenvolvem um sentido de autonomia e partilha de ideias quando cooperam umas com as outras. No entanto, as professoras dizem-nos ser difícil a implementação da aprendizagem cooperativa nos dias de hoje devido aos extensos programas do 1º CEB que têm de ser cumpridos.
id RCAP_3369dc8779262c08dbf7402fb84d3890
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básicoaprendizagem cooperativacooperaçãopapel do educador/professorcrechejardim de infância1º Ciclo do ensino básico.cooperative learningcooperationrole of educator/teacherday care centrekindergarten1st CBEO presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se dividido entre as reflexões das intervenções realizadas nas diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e a parte investigativa associada à prática profissional. Este estudo incide sobre a importância da aprendizagem cooperativa na infância no desenvolvimento das aprendizagens das crianças, analisando as características da aprendizagem cooperativa para o jardim de infância, a escola e a creche, bem como o papel do professor/educador na promoção da aprendizagem cooperativa. O estudo realizado é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a entrevista semidiretiva a duas educadoras e duas professoras do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam que: a prática do trabalho cooperativo é uma mais-valia para as aprendizagens das crianças, pois tem um grande impacto a vários níveis no desenvolvimento das mesmas; é muito mais do que um trabalho de grupo, pois as crianças desenvolvem um sentido de autonomia e partilha de ideias quando cooperam umas com as outras. No entanto, as professoras dizem-nos ser difícil a implementação da aprendizagem cooperativa nos dias de hoje devido aos extensos programas do 1º CEB que têm de ser cumpridos.This study was developed as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education (1st CBE) of "Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém". It's divided among reflexions and interventions carried out in the Differentiated Teaching Practices, and the investigative part associated to the professional practice. This study focuses on the importance of the cooperative learning in childhood on the development children learning, by analysing the characteristics of cooperative learning for kindergarten, school and day care centre, as well as the role of the teacher/educator in promoting cooperative learning. The study carried out is of a quantitative nature and had as data collection technique the semi-directional interview to two educators and two teachers of 1st CBE. The result of the study show that the practice of the cooperative work is an added value for children's, because it has a great impact at various levels in their development; is much more than a working group, as children develop a sense of autonomy and sharing when they cooperate with one another. However, teachers tell us it's difficult the implementation of cooperative learning these days due to the extensive programs of the 1st CBE that have to be fulfilled.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarvalho, Marta Filipa Duarte2018-01-06T22:12:46Z2017-09-252017-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1955TID:201764865por201764865info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:09.037629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
title Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
spellingShingle Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
Carvalho, Marta Filipa Duarte
aprendizagem cooperativa
cooperação
papel do educador/professor
creche
jardim de infância
1º Ciclo do ensino básico.
cooperative learning
cooperation
role of educator/teacher
day care centre
kindergarten
1st CBE
title_short Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
title_full Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
title_fullStr Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
title_sort Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico
author Carvalho, Marta Filipa Duarte
author_facet Carvalho, Marta Filipa Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marta Filipa Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem cooperativa
cooperação
papel do educador/professor
creche
jardim de infância
1º Ciclo do ensino básico.
cooperative learning
cooperation
role of educator/teacher
day care centre
kindergarten
1st CBE
topic aprendizagem cooperativa
cooperação
papel do educador/professor
creche
jardim de infância
1º Ciclo do ensino básico.
cooperative learning
cooperation
role of educator/teacher
day care centre
kindergarten
1st CBE
description O presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se dividido entre as reflexões das intervenções realizadas nas diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e a parte investigativa associada à prática profissional. Este estudo incide sobre a importância da aprendizagem cooperativa na infância no desenvolvimento das aprendizagens das crianças, analisando as características da aprendizagem cooperativa para o jardim de infância, a escola e a creche, bem como o papel do professor/educador na promoção da aprendizagem cooperativa. O estudo realizado é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a entrevista semidiretiva a duas educadoras e duas professoras do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam que: a prática do trabalho cooperativo é uma mais-valia para as aprendizagens das crianças, pois tem um grande impacto a vários níveis no desenvolvimento das mesmas; é muito mais do que um trabalho de grupo, pois as crianças desenvolvem um sentido de autonomia e partilha de ideias quando cooperam umas com as outras. No entanto, as professoras dizem-nos ser difícil a implementação da aprendizagem cooperativa nos dias de hoje devido aos extensos programas do 1º CEB que têm de ser cumpridos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25
2017-09-25T00:00:00Z
2018-01-06T22:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1955
TID:201764865
url http://hdl.handle.net/10400.15/1955
identifier_str_mv TID:201764865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201764865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031219052544