A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1874 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_c6e341be2de39707fcfa15a1bc4ab379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de crechecrecheinteraçãocooperaçãopapel do educadorday nurseyinteractioncooperationeducator’s roleRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório evidencia as experiências e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, espelhando o caminho percorrido pelos diferentes contextos de estágio, nas valências de jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche. São relatadas as principais dificuldades e aprendizagens vividas, com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática. Este relatório integra também uma componente investigativa cujos dados foram recolhidos em contexto de creche, num grupo multietário. Adotando uma metodologia de investigação-ação, o estudo realizado centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, esta estratégia poderá potencializar as vantagens dos grupos multietários e promover, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.The presente report highlights the experiences and learning developed in scope of pedagogical practice, mirroring the path travelled by the diferente contexts internship in valences of kindergarten, 1st cycle of basic education and day-nursery. Are reported the main difficulties and learnings lived with a critical and reflexive posture about practice. This report also includes a investigative component whose data were collected in the context of day-nursery, in a group with children of different ages. Adopting a methodology of action-research, the study focused on the promotion of interaction and cooperation between peers, trying to understand the potential of this pedagogical practice, particularly in the development of children. The obtained results revealed evidences in improvement the well-being and involvement of children but also in their developing, particularly at level of language and autonomy. So, this strategy will can maximize the advantages of multiage groups and consequently, the development of children.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémArezes, Marta Lopes2017-08-22T16:15:32Z2013-12-042013-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1874TID:201152215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.113162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
title |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
spellingShingle |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche Arezes, Marta Lopes creche interação cooperação papel do educador day nursey interaction cooperation educator’s role |
title_short |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
title_full |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
title_fullStr |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
title_full_unstemmed |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
title_sort |
A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche |
author |
Arezes, Marta Lopes |
author_facet |
Arezes, Marta Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colaço, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arezes, Marta Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
creche interação cooperação papel do educador day nursey interaction cooperation educator’s role |
topic |
creche interação cooperação papel do educador day nursey interaction cooperation educator’s role |
description |
Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-04 2013-12-04T00:00:00Z 2017-08-22T16:15:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1874 TID:201152215 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1874 |
identifier_str_mv |
TID:201152215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030405357568 |