A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arezes, Marta Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1874
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c6e341be2de39707fcfa15a1bc4ab379
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de crechecrecheinteraçãocooperaçãopapel do educadorday nurseyinteractioncooperationeducator’s roleRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório evidencia as experiências e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, espelhando o caminho percorrido pelos diferentes contextos de estágio, nas valências de jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche. São relatadas as principais dificuldades e aprendizagens vividas, com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática. Este relatório integra também uma componente investigativa cujos dados foram recolhidos em contexto de creche, num grupo multietário. Adotando uma metodologia de investigação-ação, o estudo realizado centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, esta estratégia poderá potencializar as vantagens dos grupos multietários e promover, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.The presente report highlights the experiences and learning developed in scope of pedagogical practice, mirroring the path travelled by the diferente contexts internship in valences of kindergarten, 1st cycle of basic education and day-nursery. Are reported the main difficulties and learnings lived with a critical and reflexive posture about practice. This report also includes a investigative component whose data were collected in the context of day-nursery, in a group with children of different ages. Adopting a methodology of action-research, the study focused on the promotion of interaction and cooperation between peers, trying to understand the potential of this pedagogical practice, particularly in the development of children. The obtained results revealed evidences in improvement the well-being and involvement of children but also in their developing, particularly at level of language and autonomy. So, this strategy will can maximize the advantages of multiage groups and consequently, the development of children.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémArezes, Marta Lopes2017-08-22T16:15:32Z2013-12-042013-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1874TID:201152215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.113162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
title A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
spellingShingle A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
Arezes, Marta Lopes
creche
interação
cooperação
papel do educador
day nursey
interaction
cooperation
educator’s role
title_short A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
title_full A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
title_fullStr A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
title_full_unstemmed A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
title_sort A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
author Arezes, Marta Lopes
author_facet Arezes, Marta Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Arezes, Marta Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv creche
interação
cooperação
papel do educador
day nursey
interaction
cooperation
educator’s role
topic creche
interação
cooperação
papel do educador
day nursey
interaction
cooperation
educator’s role
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-04
2013-12-04T00:00:00Z
2017-08-22T16:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1874
TID:201152215
url http://hdl.handle.net/10400.15/1874
identifier_str_mv TID:201152215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030405357568