Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Helena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vasconcelos, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/486
Resumo: O presente texto reporta-se a um trabalho de investigação que pretendeu explorar as implicações da participação do professor cooperante nos portfólios reflexivos elaborados pelos alunos em contexto de prática pedagógica. Os instrumentos a que nos referimos têm vindo a ser adoptados em algumas instituições de formação inicial de professores, especificamente em contexto de prática pedagógica, enquanto estratégia de formação, supervisão e avaliação. Foi nosso objectivo compreender em que medida a participação do professor cooperante pode contribuir para o desenvolvimento de competências reflexivas dos estagiários, fomentando o seu desenvolvimento profissional e pessoal e, ainda, as implicações para o próprio. Para tal propusemo-nos acompanhar uma equipa de estágio, designada por tríade, que incluiu duas estagiárias, a professora tutora e a professora cooperante, no seu processo de implementação da construção partilhada de portfólios reflexivos. Através da análise de entrevistas realizadas a todos os elementos da equipa de estágio, bem como dos portfólios reflexivos das duas estagiárias, pretendemos capturar o sentido atribuído por cada um deles a esta experiência. Os resultados obtidos evidenciam o valor dos portfólios enquanto estratégia potenciadora de processos de formação partilhada, perspectivada como um processo contínuo de problematização das práticas profissionais e de desenvolvimento de competências.
id RCAP_b22dbd07b21143d036e87499f2f6ba78
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os portfólios reflexivos na práctica pedagógicaImplicações da participação do professor cooperantePrática pedagógicaSupervisão pedagógicaReflexãoPortfólios reflexivosAvaliaçãoDesenvolvimento profissional e pessoal do professorO presente texto reporta-se a um trabalho de investigação que pretendeu explorar as implicações da participação do professor cooperante nos portfólios reflexivos elaborados pelos alunos em contexto de prática pedagógica. Os instrumentos a que nos referimos têm vindo a ser adoptados em algumas instituições de formação inicial de professores, especificamente em contexto de prática pedagógica, enquanto estratégia de formação, supervisão e avaliação. Foi nosso objectivo compreender em que medida a participação do professor cooperante pode contribuir para o desenvolvimento de competências reflexivas dos estagiários, fomentando o seu desenvolvimento profissional e pessoal e, ainda, as implicações para o próprio. Para tal propusemo-nos acompanhar uma equipa de estágio, designada por tríade, que incluiu duas estagiárias, a professora tutora e a professora cooperante, no seu processo de implementação da construção partilhada de portfólios reflexivos. Através da análise de entrevistas realizadas a todos os elementos da equipa de estágio, bem como dos portfólios reflexivos das duas estagiárias, pretendemos capturar o sentido atribuído por cada um deles a esta experiência. Os resultados obtidos evidenciam o valor dos portfólios enquanto estratégia potenciadora de processos de formação partilhada, perspectivada como um processo contínuo de problematização das práticas profissionais e de desenvolvimento de competências.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLOliveira, Maria HelenaVasconcelos, Teresa2011-11-23T10:44:23Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/486porDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 127-1520874-9620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:46.911822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
Implicações da participação do professor cooperante
title Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
spellingShingle Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
Oliveira, Maria Helena
Prática pedagógica
Supervisão pedagógica
Reflexão
Portfólios reflexivos
Avaliação
Desenvolvimento profissional e pessoal do professor
title_short Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
title_full Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
title_fullStr Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
title_full_unstemmed Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
title_sort Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica
author Oliveira, Maria Helena
author_facet Oliveira, Maria Helena
Vasconcelos, Teresa
author_role author
author2 Vasconcelos, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Helena
Vasconcelos, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Supervisão pedagógica
Reflexão
Portfólios reflexivos
Avaliação
Desenvolvimento profissional e pessoal do professor
topic Prática pedagógica
Supervisão pedagógica
Reflexão
Portfólios reflexivos
Avaliação
Desenvolvimento profissional e pessoal do professor
description O presente texto reporta-se a um trabalho de investigação que pretendeu explorar as implicações da participação do professor cooperante nos portfólios reflexivos elaborados pelos alunos em contexto de prática pedagógica. Os instrumentos a que nos referimos têm vindo a ser adoptados em algumas instituições de formação inicial de professores, especificamente em contexto de prática pedagógica, enquanto estratégia de formação, supervisão e avaliação. Foi nosso objectivo compreender em que medida a participação do professor cooperante pode contribuir para o desenvolvimento de competências reflexivas dos estagiários, fomentando o seu desenvolvimento profissional e pessoal e, ainda, as implicações para o próprio. Para tal propusemo-nos acompanhar uma equipa de estágio, designada por tríade, que incluiu duas estagiárias, a professora tutora e a professora cooperante, no seu processo de implementação da construção partilhada de portfólios reflexivos. Através da análise de entrevistas realizadas a todos os elementos da equipa de estágio, bem como dos portfólios reflexivos das duas estagiárias, pretendemos capturar o sentido atribuído por cada um deles a esta experiência. Os resultados obtidos evidenciam o valor dos portfólios enquanto estratégia potenciadora de processos de formação partilhada, perspectivada como um processo contínuo de problematização das práticas profissionais e de desenvolvimento de competências.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03
2010-03-01T00:00:00Z
2011-11-23T10:44:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/486
url http://hdl.handle.net/10400.21/486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 127-152
0874-9620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133357632651264