A interacção na supervisão da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1134 |
Resumo: | A formação em Supervisão Pedagógica vem adquirindo uma importância cada vez mais reconhecida, tanto para os supervisores cooperantes das instituições de estágio como para supervisores das Instituições de Ensino Superior. A interacção que o supervisor cooperante estabelece com o estudante estagiário é entendida, nesta investigação, como um aspecto fundamental para a qualidade da supervisão da prática pedagógica, podendo ser um factor facilitador ou inibidor da aprendizagem e desenvolvimento do supervisando. Com o presente estudo procuramos compreender as percepções dos supervisores cooperantes e estudantes estagiários acerca dos aspectos que devem ser valorizados na interacção durante o processo de supervisão. Para tanto, esta investigação de natureza qualitativa, apoiou-se em diferentes instrumentos de recolha de dados, como inquéritos por questionário, observações e reflexões dos estagiários, que permitiram ao investigador interpretar a opinião dos sujeitos inquiridos e observados relativamente aos aspectos que consideram importantes na interacção e que, confrontados com revisão bibliográfica, tornaram possível a construção do Guião de Regulação da Interacção na Supervisão Pedagógica (GRISP). Pretende-se que este guião, constituído por indicadores para autoavaliação, reflexão e regulação das atitudes/qualidades de interacção dos educadores, contribua para melhorar a qualidade da interacção supervisiva. |
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A interacção na supervisão da prática pedagógicaEducação pré-escolarDesenvolvimento profissionalDesenvolvimento pessoalSupervisão pedagógicaA formação em Supervisão Pedagógica vem adquirindo uma importância cada vez mais reconhecida, tanto para os supervisores cooperantes das instituições de estágio como para supervisores das Instituições de Ensino Superior. A interacção que o supervisor cooperante estabelece com o estudante estagiário é entendida, nesta investigação, como um aspecto fundamental para a qualidade da supervisão da prática pedagógica, podendo ser um factor facilitador ou inibidor da aprendizagem e desenvolvimento do supervisando. Com o presente estudo procuramos compreender as percepções dos supervisores cooperantes e estudantes estagiários acerca dos aspectos que devem ser valorizados na interacção durante o processo de supervisão. Para tanto, esta investigação de natureza qualitativa, apoiou-se em diferentes instrumentos de recolha de dados, como inquéritos por questionário, observações e reflexões dos estagiários, que permitiram ao investigador interpretar a opinião dos sujeitos inquiridos e observados relativamente aos aspectos que consideram importantes na interacção e que, confrontados com revisão bibliográfica, tornaram possível a construção do Guião de Regulação da Interacção na Supervisão Pedagógica (GRISP). Pretende-se que este guião, constituído por indicadores para autoavaliação, reflexão e regulação das atitudes/qualidades de interacção dos educadores, contribua para melhorar a qualidade da interacção supervisiva.Training in Pedagogical Supervision has been increasingly acknowledged, both by cooperating supervisors from institutional training and by supervisors from a School of Higher Education. In this research study, the interaction established by the cooperating supervisor and the trainee is considered to be vital for the quality assurance of pedagogical practice supervision. It may act as an enhancer or inhibitor in the learning process and development of the trainee. With the present study we intended to understand the perceptions of cooperating supervisors and trainee students about what should be valued in interaction during the supervision process. Therefore, this qualitative research was based on different data collection instruments such as questionnaire surveys, field observations and reflections of the trainees, allowing the researcher to interpret the view of persons interviewed and observed on the aspects that they consider important regarding interaction and which, confronted with literature review, made possible to draw up a Regulation Guide to the Interaction in Pedagogical Supervision. It is intended that this guide, consisting of indicators of self-evaluation, reflection and regulation of attitudes / qualities of cooperating supervisors, contributes to improve the quality of supervisory interaction.2012-04-12T15:11:49Z2013-05-20T14:05:28Z2011-11-01T00:00:00Z2011-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1134porSantos, Maria Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.201744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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