Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20924 |
Resumo: | Com o aparecimento das novas tecnologias, diversas áreas de negócio tiveram de se reorganizar e adaptar, não sendo exceção a área da Hotelaria. A Hotelaria tem vindo a alterar a sua forma de funcionamento, reformulando os processos tradicionais e caminhando no sentido da transformação digital. Para satisfazer estas necessidades surgiram os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), os PMS (Property Management System) e ainda os CRM (Customer Relationship Management) que contribuem e auxiliam os gestores hoteleiros na tomada de decisão no que respeita aos seus clientes. Este Projeto tem como base a implementação de um Sistema de Informação de Gestão numa unidade hoteleira de turismo rural, situada na Serra da Estrela. O processo de implementação do Sistema de Informação baseou-se no modelo do ciclo de vida de um ERP, estando divido em três fases. Na fase de decisão e seleção realizou-se o levantamento das necessidades da unidade hoteleira e os requisitos do sistema de informação. Ainda nesta fase foi efetuada a seleção do sistema a implementar através de um estudo comparativo entre os vários sistemas PMS. Na fase de implementação foi executada a instalação do sistema Wintouch Hotelaria. Realizou-se um planeamento incluindo a ordem dos módulos a instalar e a adaptação da solução à unidade hoteleira. Foram efetuados testes das principais tarefas a serem executadas no sistema PMS. Por último, a fase de utilização, onde foi possível obter os primeiros dados gerados através do Sistema de Informação e, se necessário, realizar afinações ao sistema de informação. Com este Sistema de Informação a unidade hoteleira passou a poder gerir toda a informação dos hóspedes, as reservas e consultar, em tempo real, toda a informação relativa à unidade. Durante os primeiros meses de utilização verificou-se um aumento de eficiência, bem como um atendimento mais personalizado e eficiente ao hóspede. |
id |
RCAP_339848c3a6f2df8c810d187d6bf28af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20924 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo ruralERPPMSCRMHotelariaMarketingTurismo ruralCom o aparecimento das novas tecnologias, diversas áreas de negócio tiveram de se reorganizar e adaptar, não sendo exceção a área da Hotelaria. A Hotelaria tem vindo a alterar a sua forma de funcionamento, reformulando os processos tradicionais e caminhando no sentido da transformação digital. Para satisfazer estas necessidades surgiram os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), os PMS (Property Management System) e ainda os CRM (Customer Relationship Management) que contribuem e auxiliam os gestores hoteleiros na tomada de decisão no que respeita aos seus clientes. Este Projeto tem como base a implementação de um Sistema de Informação de Gestão numa unidade hoteleira de turismo rural, situada na Serra da Estrela. O processo de implementação do Sistema de Informação baseou-se no modelo do ciclo de vida de um ERP, estando divido em três fases. Na fase de decisão e seleção realizou-se o levantamento das necessidades da unidade hoteleira e os requisitos do sistema de informação. Ainda nesta fase foi efetuada a seleção do sistema a implementar através de um estudo comparativo entre os vários sistemas PMS. Na fase de implementação foi executada a instalação do sistema Wintouch Hotelaria. Realizou-se um planeamento incluindo a ordem dos módulos a instalar e a adaptação da solução à unidade hoteleira. Foram efetuados testes das principais tarefas a serem executadas no sistema PMS. Por último, a fase de utilização, onde foi possível obter os primeiros dados gerados através do Sistema de Informação e, se necessário, realizar afinações ao sistema de informação. Com este Sistema de Informação a unidade hoteleira passou a poder gerir toda a informação dos hóspedes, as reservas e consultar, em tempo real, toda a informação relativa à unidade. Durante os primeiros meses de utilização verificou-se um aumento de eficiência, bem como um atendimento mais personalizado e eficiente ao hóspede.Pedrosa, Isabel Maria MendesBelfo, Fernando Paulo dos Santos RodriguesRepositório ComumSimões, Philip José2018-02-01T11:47:33Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20924201840472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:58.672859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
title |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
spellingShingle |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural Simões, Philip José ERP PMS CRM Hotelaria Marketing Turismo rural |
title_short |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
title_full |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
title_fullStr |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
title_full_unstemmed |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
title_sort |
Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural |
author |
Simões, Philip José |
author_facet |
Simões, Philip José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedrosa, Isabel Maria Mendes Belfo, Fernando Paulo dos Santos Rodrigues Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Philip José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ERP PMS CRM Hotelaria Marketing Turismo rural |
topic |
ERP PMS CRM Hotelaria Marketing Turismo rural |
description |
Com o aparecimento das novas tecnologias, diversas áreas de negócio tiveram de se reorganizar e adaptar, não sendo exceção a área da Hotelaria. A Hotelaria tem vindo a alterar a sua forma de funcionamento, reformulando os processos tradicionais e caminhando no sentido da transformação digital. Para satisfazer estas necessidades surgiram os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), os PMS (Property Management System) e ainda os CRM (Customer Relationship Management) que contribuem e auxiliam os gestores hoteleiros na tomada de decisão no que respeita aos seus clientes. Este Projeto tem como base a implementação de um Sistema de Informação de Gestão numa unidade hoteleira de turismo rural, situada na Serra da Estrela. O processo de implementação do Sistema de Informação baseou-se no modelo do ciclo de vida de um ERP, estando divido em três fases. Na fase de decisão e seleção realizou-se o levantamento das necessidades da unidade hoteleira e os requisitos do sistema de informação. Ainda nesta fase foi efetuada a seleção do sistema a implementar através de um estudo comparativo entre os vários sistemas PMS. Na fase de implementação foi executada a instalação do sistema Wintouch Hotelaria. Realizou-se um planeamento incluindo a ordem dos módulos a instalar e a adaptação da solução à unidade hoteleira. Foram efetuados testes das principais tarefas a serem executadas no sistema PMS. Por último, a fase de utilização, onde foi possível obter os primeiros dados gerados através do Sistema de Informação e, se necessário, realizar afinações ao sistema de informação. Com este Sistema de Informação a unidade hoteleira passou a poder gerir toda a informação dos hóspedes, as reservas e consultar, em tempo real, toda a informação relativa à unidade. Durante os primeiros meses de utilização verificou-se um aumento de eficiência, bem como um atendimento mais personalizado e eficiente ao hóspede. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-01T11:47:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20924 201840472 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20924 |
identifier_str_mv |
201840472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130023710425088 |