Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17730 |
Resumo: | presente projecto de investigação parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente, há relações que importa descrever e compreender nas práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Assim, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes turmas do ensino básico (7–10 anos) portuguesas e brasileiras (região Amazônica), para compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. |
id |
RCAP_a9e4bd26c674d4a76c6859fe174e1014 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)avaliação das aprendizagensEnsino matemáticaAprendizagem.Educação Básicapresente projecto de investigação parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente, há relações que importa descrever e compreender nas práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Assim, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes turmas do ensino básico (7–10 anos) portuguesas e brasileiras (região Amazônica), para compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar.CAPES/FCTSIPEM2016-03-03T17:56:14Z2016-03-032015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17730http://hdl.handle.net/10174/17730porBorralho, A. e & Lucena, I. (2015). Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA). In M. I. Ortigão (Org.), Actas do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis (CA): SIPEM.DPEamab@uevora.ptilucena19@gmail.com229Borralho, AntónioLucena, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:45.885903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
title |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
spellingShingle |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) Borralho, António avaliação das aprendizagens Ensino matemática Aprendizagem. Educação Básica |
title_short |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
title_full |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
title_fullStr |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
title_full_unstemmed |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
title_sort |
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA) |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Lucena, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Lucena, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação das aprendizagens Ensino matemática Aprendizagem. Educação Básica |
topic |
avaliação das aprendizagens Ensino matemática Aprendizagem. Educação Básica |
description |
presente projecto de investigação parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente, há relações que importa descrever e compreender nas práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Assim, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes turmas do ensino básico (7–10 anos) portuguesas e brasileiras (região Amazônica), para compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-01T00:00:00Z 2016-03-03T17:56:14Z 2016-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17730 http://hdl.handle.net/10174/17730 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Borralho, A. e & Lucena, I. (2015). Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA). In M. I. Ortigão (Org.), Actas do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis (CA): SIPEM. DPE amab@uevora.pt ilucena19@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SIPEM |
publisher.none.fl_str_mv |
SIPEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136580419452928 |