Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Ana Flávia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima,Ahlan Benezar, Oliveira,Vinícius Plentz de, Arantes,Luciane Cristina, Salles,William das Neves, Moura,Willian Alexander Marchetti, Nascimento,Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100210
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.
id RCAP_33a11e4af11bb1662ceafceb46924e46
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872021000100210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação FísicaEducação FísicaAmbiente percebidoFormação inicialEstudantesResumo O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100210Revista Portuguesa de Educação v.34 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100210Backes,Ana FláviaLima,Ahlan BenezarOliveira,Vinícius Plentz deArantes,Luciane CristinaSalles,William das NevesMoura,Willian Alexander MarchettiNascimento,Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:08Zoai:scielo:S0871-91872021000100210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:30.158996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
title Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
spellingShingle Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
Backes,Ana Flávia
Educação Física
Ambiente percebido
Formação inicial
Estudantes
title_short Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
title_full Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
title_fullStr Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
title_full_unstemmed Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
title_sort Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física
author Backes,Ana Flávia
author_facet Backes,Ana Flávia
Lima,Ahlan Benezar
Oliveira,Vinícius Plentz de
Arantes,Luciane Cristina
Salles,William das Neves
Moura,Willian Alexander Marchetti
Nascimento,Juarez Vieira do
author_role author
author2 Lima,Ahlan Benezar
Oliveira,Vinícius Plentz de
Arantes,Luciane Cristina
Salles,William das Neves
Moura,Willian Alexander Marchetti
Nascimento,Juarez Vieira do
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,Ana Flávia
Lima,Ahlan Benezar
Oliveira,Vinícius Plentz de
Arantes,Luciane Cristina
Salles,William das Neves
Moura,Willian Alexander Marchetti
Nascimento,Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ambiente percebido
Formação inicial
Estudantes
topic Educação Física
Ambiente percebido
Formação inicial
Estudantes
description Resumo O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100210
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.34 n.1 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137276232466432