Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de educação física
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.18632 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão. |
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Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de educação físicaEntorno percibido en la formación inicial: investigación con estudiantes universitarios de Educación FísicaAmbiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de educação físicaArtigosO objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.The aim was to investigate the environment perceived by Physical Education undergraduate students. The study included 273 university students (bachelor n=150; pre-service teachers n=123) in Physical Education from a public university of Santa Catarina state (Brazil). The adapted version of the Questionnaire for Assessment of the Physical Education Initial Training Learning Environment was applied. Binary logistic regression was employed to verify the association between the variables. Pre-service teachers perceived a higher occurrence of group discussions (OR=2.07), theoretical seminars (OR=1.72), learning by doing and developing a reflective attitude (OR=1.70) than bachelor students. The environment was similar in both courses, but pre-service teachers perceived more opportunities for participation and reflection.El objetivo fue investigar el entorno percibido en la Formación Inicial por los estudiantes universitarios de Educación Física. El estudio incluyó a 273 estudiantes universitarios (bachillerato n=150; licenciatura n=123) en Educación Física de una universidad pública del estado de Santa Catarina. Se aplicó la versión adaptada del Cuestionario de Evaluación del Entorno Percibido de la Formación Inicial en Educación Física. Se empleó la regresión logística binaria para verificar la asociación entre las variables. Los estudiantes universitarios de licenciatura perciben una mayor ocurrencia de discusiones grupales (OR = 2.07), seminarios teóricos (OR = 1.72) y aprender haciendo y desarrollando una actitud reflexiva (OR = 1.70) que los estudiantes del bachillerato. El entorno de capacitación percibido fue similar entre los cursos, pero los estudiantes de licenciatura percibieron más oportunidades de participación y reflexión.Instituto de Educação - Universidade do Minho2021-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.18632por2183-04520871-9187Backes, Ana FláviaLima, Ahlan BenezarOliveira, Vinícius PlentzArantes, Luciane CristinaSalles, William das NevesMoura, Willian Alexander MarchetiNascimento, Juarez Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:20.145912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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